Problemas com estabilidade? Conheça os principais testes de software e se livre dos bugs

set 9, 2022 | Cibersegurança, Desenvolvimento, UI, UX

83 / 100

O desenvolvimento de sites, apps, plataformas, softwares e outros requer uma série de cuidados e revisões para que o produto final não tenha bugs e outros erros de execução. A etapa em que  tais erros são pontuados e corrigidos é chamada de teste de software e é essencial para que o usuário final não tenha problemas de acesso ao produto. No post de hoje falaremos sobre alguns dos principais tipos de testagem e a sua importância para o bom desempenho e estabilidade do seu site. Vem com a Listra! 

Teste de usabilidadeteste de software teste de usabilidade teste de funcionalidade

Já falamos aqui no blog sobre a importância da experiência do usuário para o desempenho dos seus produtos. O teste de usabilidade existe justamente para avaliar a qualidade de um software, site, app ou qualquer outro produto digital em que usuário interaja a partir de uma interface. 

O objetivo principal dos testes de usabilidade será o de compreender o quão intuitivo, compreensível e inteligível é a interface do programa para o usuário final. Para isso é preciso que haja sensibilidade para entender de que maneira as pessoas interagem com aquele tipo de produto. Além disso é primordial que os usuários participantes dos testes tenham perfis diferentes para que assim possam pontuar diferentes pontos de vista no que diz respeito à usabilidade. 

Cor, fonte, botões de call to action, responsividade, textos, acessibilidade e outros elementos podem e devem ser considerados para a avaliação. 

Testes de performance

Um série de ações podem ser tomadas a fim de que se avalie a performance do seu software em diferentes situações. Esse tipo de teste é feito para que a equipe tenha capacidade de compreender os limites do programa em situações distintas. 

Assim, a simulação de eventos para testagem de performance deverá ocorrer de acordo com o perfil do cliente. Testes de carga, estresse e estabilidade são essenciais para que a equipe seja capaz de prever e evitar problemas neste sentido. 

Testes de funcionalidade

teste de caixa preta e caixa branca input e outputs funcionando saiba o que isso significa

Os testes de funcionalidade englobam uma série de ações técnicas cujo objetivo é justamente a testagem de todas as funções do seu produto. Os dois principais tipos de teste funcional são os testes denominados caixa-branca e caixa-preta.

O teste de caixa branca possui esse nome porque o testador tem acesso à estrutura interna da aplicação. Logo, seu foco é garantir que os componentes do software estejam concisos, contribuindo para a averiguação da qualidade na implementação. 

Já o teste de caixa preta, o código fonte é ignorado e as preocupações gerais do teste giram em torno da validação das entradas e saídas do sistema. Seu principal objetivo é a verificação de que os requisitos funcionais do produto sejam consistentes. 

Teste de integração

Importante para o bom desempenho de qualquer sistema, o teste de integração consiste em analisar o comportamento do sistema em interação com outros aplicativos ou processos.

Em suma, existem diversos momentos em que os testes de integração se mostram úteis. Um bom exemplo é quando o software se comunica com um banco de dados ou servidor que estabelece a conexão dele com a internet, por exemplo. 

A ideia é confirmar que, ao ser integrado a outros sistemas, o seu produto não apresenta nenhum tipo de bug ou instabilidade. 

Teste de segurança

O teste de segurança é um dos mais importantes da lista e não pode, sob nenhuma circunstância, ser deixado de lado, sobretudo quando falamos em software corporativo. Isso porque a segurança é um elemento central quando o assunto é proteção de dados, principalmente agora com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. 

O teste de segurança é realizado com foco na segurança da Informação, sendo a equipe responsável por  avaliar se existem brechas de segurança a partir de procedimentos, tais como análise de vulnerabilidade, coleta de informações e violação de senha.

Um produto final só deverá ser entregue a partir do momento que cumpre com as determinações de segurança que garantirão ao cliente e ao usuário uma usabilidade segura e de alta performance. 

Conclusão

Os testes são essenciais para se certificar de que o seu produto não será corrompido por bugs, falhas de funcionalidade das entradas e saídas do seu sistema, problemas de usabilidade ou de segurança em ataques cibernéticos. O principal modo de identificar tais riscos é a avaliação minuciosa e bem implementada. 

Aqui na Listra Digital estamos sempre dispostos a entender as necessidades dos nossos clientes para que possamos entregar produtos arrojados. Se você é um(a) profissional que entende a importância de boas práticas de segurança, usabilidade, funcionalidade e performance no desenvolvimento e quer compor o nosso time, envie o seu currículo para o nosso banco de talentos. Venha ser parte da nossa equipe de listrados!

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *