5 dicas para criar campanhas mais eficientes pensando na Experiência do Usuário

maio 12, 2022 | UI, UX

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A experiência do usuário vai muito além da identidade visual. Ela também diz respeito a uma produção de produtos e campanhas de marketing e comunicação acessíveis, claros e inteligíveis que ofereçam ao usuário uma navegação intuitiva e instigante. Para isso, de fato, os elementos visuais contam – e muito! Entretanto, eles andam de mãos dadas com a fruição do texto, das call to actions e demais estratégias importantíssimas. Quer saber quais são elas? Então acompanhe com a Listra algumas dicas para criar campanhas eficientes pensando no UX. 

 

1- Escreva um conteúdo claro e acessível 

homem olhando para a tela do computador

A primeira regra é a regra de ouro: o seu texto precisa ser claro e preciso. Por mais que esse ponto seja sempre reforçado, nunca é demais dizer que uma boa redação requer que você compreenda as dores, forças e fraquezas de quem lê. Por isso, vale a pena sujeitar o texto a testes de conteúdo.

Lembre-se que textos e copies geram grande impacto no desempenho de um produto ou campanha. E toda redação conta! Desde o conteúdo do site, e-mails promocionais e slogans de campanha até copies do desenvolvedor na construção de um produto. Utilize termos simples, com uma linguagem clara que oriente o usuário à ação desejada. 

A melhor forma de se conectar com o seu público sempre será adotar uma linguagem inclusiva e justa.

2- A construção visual também é importante 

Naturalmente, uma boa campanha focada na conversão e na experiência do usuário, precisa utilizar elementos textuais e visuais na sua composição. Os elementos visuais devem funcionar na construção da informação no subconsciente do(a) leitor(a)

Segundo dados do Ubersuggest, um e-mail com imagens e textos utilizados de forma relevante têm 94% mais visitas do que um apenas com um dos dois elementos. Imagens de fato ajudam na compreensão da mensagem.

Outro ponto importante é como utilizar essas imagens. Em demasia, elementos visuais podem cortar a fruição do texto, por isso, imagens devem ser usadas com moderação, dando aquela quebra de leitura ou ilustração complementar. 

3- Bons textos + boas imagens + call to action = conversão 

experiência do usuário e desempenho

Outro elemento indispensável para uma campanha focada em UX são as Call To Actions. 

É importante ressaltar que, seja lá qual for o objetivo da sua ação, você deve ter a preocupação de deixar bastante claro qual atitude você espera que o usuário tome depois que ele terminar de ler o seu conteúdo. Seja baixar um ebook, acessar um link, visualizar sua página de e-commerce, enfim, é preciso que chamadas orientem tais ações. 

Lembre-se que as CTAs precisam estar destacadas em relação aos outros elementos da campanha para que tenham os efeitos desejados. A dica é que o design do seu template contenha a CTA antes da primeira rolagem para baixo da página. Tudo que leve o usuário a tomar outra ação ou dar outro clique diminui as chances de conversão. 

 

4-Use dados para encontrar gaps e construir oportunidades 

Como dissemos no primeiro tópico, fazer testes A/B para testagem do conteúdo é essencial para construção de oportunidades e conversões mais robustas. Pedir um colega para ler o conteúdo e avaliar a sua clareza pode ser eficiente até determinado ponto, porém, somente a testagem será capaz de identificar pontos relevantes que precisam ser mudados. 

Assim, os dados ajudam na adaptação de campanhas correntes e nos informam sobre campanhas futuras. O que dá certo, o que dá errado, o que precisa ser melhorado ou mudar, tudo isso você obtém a partir deste momento de avaliação. 

 

5- Usabilidade mobile e desktop 

pessoa segurando celular e olhando pro computador experiência do usuário em panorâma

Por último, uma boa campanha deve levar em conta a usabilidade mobile e desktop para obter bons resultados. Por muito tempo o acesso via desktop representou a maior expressão dos acessos à sites, e-mails e plataformas, entretanto, vemos uma mudança que ocorre em direção ao acesso mobile. 

Por isso, é preciso se atentar com a usabilidade do seu conteúdo. Isso significa que você precisa ter a certeza de que um e-mail, por exemplo, abrirá tanto em desktop e notebook como em um dispositivo móvel, com um design responsivo e de carregamento rápido para todos.

 

Conclusão

Campanhas que se atentam à disposição do conteúdo, elementos visuais, design e calls to actions atendem às expectativas do usuário e, consequentemente, convertem mais do que outras campanhas que não consideram estes fatores. Para que tais estratégias funcionem será necessária a testagem, bem como, a atenção ao conjunto da campanha para que ela tenha consistência visual, seja responsiva, clara e acessível para quem lê. 

 

Na Listra Digital adotamos as melhores práticas para desenvolver campanhas que geram resultados para os nossos clientes. Entre em contato conosco e venha ser digital! 

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