Aqui no blog já falamos um pouco sobre a transformação digital e os impactos dela para ramos tradicionais da economia. Mais do que um processo que ocorre nas empresas, a digitalização também é atravessada pelas pessoas que, em suas vidas diárias, se adaptam e adaptam a vida digital aos seus contextos. Assim, a digitalização em curso é uma transformação mais do que digital: se trata de uma mudança social.
Nós, da Listra, queremos te provar por A + B que você deve encarar essas transformações para o crescimento do seu negócio. Tá preparado(a)? Então vem com a gente!
1- Comece incentivando a cultura da digitalização na sua empresa.
O processo de digitalizar uma empresa não precisa ser difícil, porém, para isso, é necessário que os funcionários e colaboradores estejam alinhados com as ideias centrais da transformação digital.
Não será fácil digitalizar uma empresa se o corpo de funcionários não estiver preparado para lidar com a tecnologia embutida neste percurso. Uma boa estratégia para começar é investir em workshops, palestras e treinamentos dentro da empresa para incentivar a cultura da transformação digital. Mostre a importância da tecnologia para otimizar tarefas e impulsionar resultados.
Além disso, uma empresa digital impulsiona o crescimento individual de cada um dos funcionários, uma vez que estes se desafiam e aprendem novas atividades durante o processo. Mostre a eles os ganhos de se pensar digitalmente nos dias atuais, afinal, a digitalização é atualmente uma ação comum em todos os âmbitos das nossas vidas.
2- Aproveite este processo para identificar as dores dos seus clientes
A transformação digital é, como o nome diz, um processo de mudança que perpassa a dimensão digital. Assim, com um novo pensamento de gestão inteligente, a próxima etapa será a de identificação da dor do cliente, ou seja, o que os seus consumidores realmente desejam e precisam. Aqui vale questionar se a forma atual de ofertar o produto está coerente e se atende às necessidades do seu público alvo.
A tecnologia será sua melhor aliada na obtenção de insights importantes sobre a melhor forma de atender as dores do seu público.
Assim, considere estudar uma nova maneira de se comunicar e entregar serviços em uma perspectiva digital. Um bom exemplo de digitalização e satisfação do cliente são os atendimentos, que podem ser realizados nas redes sociais ao invés do telefone fixo, por exemplo.
3- Fique atento às tendências do mercado
As tendências vêm e vão e, se você não se ater a isso pode acabar perdendo uma grande oportunidade para o seu negócio. Faça uma pesquisa para entender quais áreas de atuação do seu negócio são insuficientes ou que precisam de inovação metodológica e tecnológica.
Além disso, neste ponto vale a pena ficar de olho em tendências de comportamento geral. Por exemplo, assistimos nos últimos anos a um crescimento da venda de produtos especializados para cabelo cacheado e crespo. Antes disso, as opções eram escassas ou quase inexistentes, porém, as empresas perceberam um aumento do compartilhamento de dicas, ideias e produtos para cabelos cacheados nas redes sociais.
Com isso queremos te incentivar a pensar em soluções possíveis e acessíveis mas que contemplem também pessoas diferentes do perfil inicialmente traçado. Vale ler sobre a área de UX Research para entender melhor essa etapa e processo.
O ideal sempre é não ficar preso a um tipo específico de produto que já oferece. Pense em melhorias e mudanças, sempre se aproveitando da perspectiva tecnológica para atingir novos patamares do mercado.
4- Incentive a participação dos colaboradores
Identificar questões de melhoria na gestão de uma empresa é uma tarefa coletiva. Nesse sentido, as pessoas que estão no dia a dia de diferentes áreas da empresa podem trazer importantes insights em suas opiniões sobre processos internos.
Para isso, uma boa ideia é reforçar parcerias com startups ou empresas que seguem o modelo de negócio que você procura. Assim, será possível trocar experiências e gerar novas ideias para o modelo atual de negócios tradicionais. Quanto mais olhares externos e internos, melhor é a transformação.
5- Nunca se esqueça de realizar testes!
No último post te falamos sobre um checklist essencial para fazer um teste A/B. Neste sentido, queremos mais uma vez te atentar para a importância de se realizar testes a fim de tomar decisões mais assertivas e lucrativas para o seu negócio.
Podemos considerar que a testagem e experimentação são pontos muito importantes na transformação digital de uma empresa. Teste ideias, mesmo que o projeto não esteja totalmente planejado. Sejam testes de usabilidade ou de processos, é sempre bom aplicá-los em todas as etapas, antes, durante e depois. Anote resultados, compare, refaça os testes até que as decisões possam ser tomadas com segurança.
Este procedimento, além de contribuir no processo de digitalização, também auxilia para que a empresa esteja mais ligada em suas próprias dinâmicas e sobre a visão de clientes e da comunidade sobre seus produtos e serviços. Informação qualificada nunca é demais, e é isso que você vai descobrir quando sua empresa se digitalizar de verdade.
E aí, tá pronto(a) para dar esse passo em direção ao seu crescimento? Vem pra a Listra Digital!
0 comentários