Ao se criar ações de marketing, sejam elas landing pages, disparos de e-mail marketing, botões de call to action, dentre tantos outros processos, pode parecer tentador usar a intuição para prever o que converterá mais. Como a intuição nem sempre acerta, e como somos pessoas diversas, às vezes aquilo que pensamos ser mais atrativo, na verdade não é nos olhos do outro. É aí que entra o teste A/B!
Ao invés de confiar em suposições para tomar decisões, é mais sensato e indicado executar testes de otimização da taxa de conversão (CRO) – um dos mais conhecidos é o teste A/B. Neste Checklist falaremos sobre algumas etapas importantes para fazer um teste A/B capaz de orientar tomadas de decisões que gerem ações produtivas, com ganhos reais ao seu negócio.
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Em poucas linhas, entenda o que é um teste A/B
O teste A/B consiste na divisão e retenção de parte do seu público para testar diversas variações de uma campanha, projeto ou produto.
Em linhas gerais, um teste A/B irá observar como um conteúdo, botão, e-mail marketing, entre outros, se comporta em comparação com outro conteúdo. Por exemplo, vamos supor que a sua squad esteja testando a utilização de um botão de conversão na cor verde no canto direito da página. No teste A/B será validado o desempenho do botão verde e de um botão vermelho, a fim de selecionar o que converte mais clientes para o seu negócio. Para fazer um teste A/B com essa variação, você criaria outra página da web alternativa. O design existente – ou o “controle” – é a versão A. A versão B é o “desafiador”.
Claro que na prática, o teste exige diversas outras etapas e considerações. É importante salientar que estas deverão ser, sobretudo, orientadas pela expertise e conhecimento prático prévio do profissional.
Acompanhe a checklist:
É indispensável se ater às etapas e procedimentos essenciais para um teste com resultados confiáveis. São elas:
1- Defina o objetivo que gostaria de atingir
2- Defina a hipótese;
3- Defina quando vai começar e terminar o teste;
4- Definia as métricas e indicadores;
5- Certifique-se que os dados necessários para análise estão disponíveis;
6- Estude os impactos desta mudança em todos os elementos;
7- Defina o público que será analisado;
8- Crie a nova versão e avalie se os elementos da hipótese estão presentes;
9- Monitore os resultados regularmente;
10- Finalize o experimento;
11- Colete e analise os dados;
12- Defina os próximos passos a partir dos insights obtidos.
Não se esqueça de definir a variável a ser analisada!
Ao otimizar páginas da web e e-mails, por exemplo, você perceberá que existem diversas variáveis passíveis de serem testadas. Para aplicar um teste com eficácia você deverá isolar uma “variável independente” e medir seu desempenho. É possível validar diversas variáveis de uma só página, mas, será preciso testá-las separadamente, pois, caso contrário, você não pode ter certeza de qual delas foi responsável por alterações no desempenho.
Veja algumas ideias de teste para diferentes canais:
E-mail Marketing
- Títulos
- Conteúdo (imagens e textos)
- Call To Actions
- Horários
- Dias da semana
- Públicos
Facebook Ads
- Público-alvo (lookalike, interesse, demográfico)
- Tipo de otimização (cliques ou conversões)
- Veiculação (horários e dias da semana)
- Posicionamentos (automáticos ou personalizados)
- Criativo (imagens e copywriting)
Google Adwords
- Palavras chave
- Conteúdo (títulos, descrições e imagens)
- Call To Actions
- Rotação de anúncios
- Horários
- Dias da semana
- Públicos
- Página de destino URL
- Dispositivos (mobile ou desktop)
- Extensões de anúncios
- Localização
Landing Pages
- Call To Actions (chamada, tamanho, cor e localização)
- Conteúdo (títulos, descrições e imagens)
- Tamanho do formulário e tipos de campos
- Layout e Design
- Preço do produto / oferta
- Quantidade de texto (curto ou longo)
Conclusão:
Aqui você já percebeu que as possibilidades de testagem são inúmeras e que os procedimentos necessários dependerão dos objetivos traçados e dos resultados que procura-se obter em cada produto. Lembre-se que, independente se a hipótese foi validada ou não, tente entender se a mudança proposta realmente vai gerar valor para o seu negócio. Ou seja, se o resultado obtido não for tão relevante continue com a versão anterior. Outro ponto importante será estabelecer com clareza a variável que será testada. Se ela não for bem delimitada poderá comprometer a validação que o teste procura.
Aqui na Listra Digital aplicamos testes A/B nos nossos produtos pois acreditamos que os dados podem gerar um conhecimento enriquecedor para os nossos clientes, colaboradores e para a nossa empresa. Não perca o melhor em inovação para o seu negócio, Entre em contato conosco!
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