Transformação Digital em setores tradicionais da economia: como e quando vai acontecer?

fev 23, 2021 | Empreendedorismo, tecnologia, Transformação Digital

81 / 100

A forma como consumimos conteúdos mudou drasticamente. Essa mudança tem a ver com o crescimento e estabelecimento das inovações tecnológicas em nossas vidas diárias. Além disso, não é exagero dizer que absolutamente todos os setores da economia agora se voltam para  a digitalização de seus negócios. É certo que o termo transformação digital nunca esteve tão em voga como agora. Procurando compreender melhor essas transformações, dedicamos esse Blog Post ao impacto dessa transformação nos setores tradicionais da economia. O que muda? Quando muda? São perguntas que nos guiarão no entendimento deste processo mundial. Ficou curioso(a)? Continue lendo…

 

Um pequeno apanhado histórico para entendermos o agora…

 

As grandes mudanças que acontecem na história não ocorrem de uma hora para outra. Na verdade, o termo processos históricos é mais preciso na hora de denominar grandes e longas transformações que ocorrem no curso do mundo. Com a transformação digital não é diferente.  

quarta revolução industrial transformação digital

Assim, a 1ª revolução industrial foi marcada pelo início do processo de urbanização. Além disso, as máquinas a vapor foram o impulso para as transformações ocorridas no seio deste momento histórico. 

 

Já na 2ª revolução industrial, assistimos a ascensão da energia elétrica além de inovações como o motor a gasolina, aviões, aprimoramento de métodos científicos e de produção em massa.

 

Na 3ª revolução industrial, a computação ganha destaque. Com o fenômeno de digitalização, informações que antes eram consumidas ou transmitidas de forma analógica foram substituídas por meios digitais. 

 

Assim, a terceira revolução industrial marca o início do processo de transformação digital na qual as empresas buscam melhorias através da tecnologia e modelos de negócio que integrem e melhorem a  experiência do cliente. Claro, que os ganhos obtidos nas outras revoluções industriais permitiram que chegássemos aonde estamos. Além disso, é válido compreender que as mudanças implicam também a existência de permanências. Vivemos um fluxo histórico que se alimenta de passado, presente e futuro. 

 

4ª revolução industrial e a transformação digital

via GIPHY

Nesse sentido, a 4ª revolução industrial se caracteriza por uma Internet muito mais móvel e global, por sensores menores e mais poderosos e por inteligência artificial e aprendizado de máquina. Ela faz parte da combinação desses processos de revolução da indústria ocorridos anteriormente, e que tomam uma forma mais robusta agora. A 4ª revolução será entendida, portanto, como uma forma de descrever as mudanças em andamento e outras prestes a ocorrer em nossa economia, interação social e forma de viver.

Voltando às nossas questões iniciais, não é difícil dizer que a transformação digital é um processo que já está em curso há anos na indústria. Nos setores tradicionais ou não, a digitalização já é fato e o que vivemos agora nada mais é do que o desenvolvimento e  sofisticação das metodologias, estratégias e tecnologias já existentes. Temer a inovação é ir contra o curso histórico e isso é quase impossível. Precisamos sim pensar em estratégias mais inteligentes e sustentáveis para irmos mais longe, mas, de qualquer forma, o mundo já não é mais o mesmo que era antes, e isso não precisa ser necessariamente ruim. 

 

Na Listra te ajudamos a entender as necessidades da sua empresa no processo de transformação digital, criando soluções inteligentes, dinâmicas e humanas. Entre em contato com a gente 🙂 

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *