Acabe com as falhas do produto com aplicação de teste contínuo

dez 22, 2022 | Desenvolvimento, Domínio, Experiência do CLiente, Transformação Digital

83 / 100

Em busca de entregas mais ágeis e com menos falhas, o Teste de Software é uma etapa indispensável para que produtos tecnológicos mantenham uma performance de alta qualidade. Com a introdução das rotinas ágeis, esta demanda tem se alargado não apenas a uma etapa, mas a todo um processo de testagem que visa pontuar falhas antes mesmo que elas aconteçam.

Se você está cansado(a) de ter problemas e bugs intermináveis no seu programa, site, software, e-commerce, app ou plataforma, os seus problemas acabaram aqui! Vem com a gente entender um pouco mais sobre o teste contínuo e como ele pode melhorar a qualidade do seu produto.

Por que o teste contínuo é vantajoso?

Acabe com as falhas do produto com aplicação de teste contínuo

Bugs podem comprometer o funcionamento do seu produto durante os contínuos processos de implementação decorrentes das metodologias ágeis e, do mesmo modo, é preciso contar com processos contínuos de testagem para obtenção de sucesso em toda cadeia de desenvolvimento.  

Para realizar melhores entregas, desenvolvedores de software têm utilizado cada vez mais práticas ágeis de testagem. Com o teste contínuo, a validação do desempenho do software é constante e não apenas no final do ciclo. Dessa forma, são entregues feedbacks rápidos que podem evitar problemas maiores no futuro.

A identificação da causa raiz da falha pode ser mais difícil conforme mudanças são realizadas no software, onde qualquer reparo pode provocar uma reação em cadeia. Com isso, a principal vantagem do teste contínuo consiste nessa capacidade de atualizar e solucionar bugs antes que eles comprometam todo o funcionamento do seu software. Além disso, com os testes contínuos você garante mais qualidade ao produto e mais agilidade na entrega. 

Existem quatro práticas recomendadas para ajudar a superar isso. Acompanhe algumas delas: 


Dê atenção à qualidade do teste

Se você quer ser bem-sucedido nos testes contínuos, a qualidade tem que ser um dos pontos primordiais de atenção. Isso não significa, entretanto, que todos os testes serão livres de erros. Ao contrário, nenhum desenvolvedor é perfeito e uma pequena porcentagem dos testes vão falhar. O motivo pelo qual as aplicações são testadas é para descobrir bugs e corrigi-los antes que sejam levados à produção, criando uma experiência ruim para o usuário. Portanto, um teste que expõe uma falha em potencial na aplicação é um teste que serviu o seu objetivo. 

Há, entretanto, uma diferença considerável entre os testes falharem ocasionalmente e com regularidade.

Quando os testes falham ocasionalmente, os desenvolvedores podem assumir com segurança que o novo código que testaram causou a quebra de algo na aplicação e podem tomar ações rápidas para solucionar o problema. Porém, quando os testes falham constantemente, é necessário acompanhamento e exploração manual, e o processo de desenvolvimento ágil precisa ser interrompido para que o teste mantenha sua qualidade elevada.

Mantenha os testes curtos 

Um dos prognósticos mais confiáveis sobre a qualidade dos testes é o tempo de execução. Faz sentido, já que quanto mais longo e mais complexo se torna, mais oportunidades para algo dar errado. Quanto menor o teste, maior a probabilidade de aprovação. 

Apesar disso, pode parecer óbvio dizer que os testes mais curtos executam mais rápido que os testes mais longos, mas a maioria das empresas concentra-se no número de testes em um conjunto e não na duração deles, assumindo de maneira errônea que um conjunto com alguns testes longos será executado mais rapidamente do que o conjunto com vários testes curtos.

Lembre-se, o desenvolvimento ágil é, acima de tudo, sobre velocidade. Quanto mais rápido os testes são executados, mais rápido podemos receber feedback dos desenvolvedores e mais rapidamente podemos entregar as aplicações e colocar a nova versão nas mãos dos clientes.

 Teste em diferentes plataformas

Acabe com as falhas do produto com aplicação de teste contínuo

Os usuários consomem informações e serviços em uma variedade cada vez maior, em navegadores, sistemas operacionais e dispositivos diferentes. Para realmente cumprir a promessa dos métodos ágeis, as organizações devem entregar rapidamente aplicações de alta qualidade que funcionem conforme o planejado quando, onde e como os clientes quiserem acessá-los.

Por isso, a capacidade de determinar rapidamente se uma aplicação funciona corretamente em uma variedade cada vez maior de combinações de dispositivos, sistemas operacionais e navegadores é um componente crítico de testes contínuos eficazes. Isso deve incluir também navegadores de celulares e web e sistemas operacionais, além de dispositivos físicos em diferentes modelos. Isso fará toda a diferença.

Conclusão:

As empresas têm mudado para as novas metodologias de desenvolvimento ágil, acreditando que isso levaria a ciclos de lançamento curtos, maior qualidade do produto e clientes mais felizes. Apesar disso, tais métodos adicionam uma alta rotatividade de implementações e, por isso, é preciso que não só o desenvolvimento, como também a testagem, se alinhem com os propósitos ágeis estabelecidos.

O teste contínuo é a segurança de que o seu software não apresentará erros ao usuário final e, por isso, essa etapa é essencial para quem não quer perder tempo e dinheiro com um produto ineficiente. 

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe também as nossas publicações no LinkedIn e Instagram.

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *