O meu e-commerce não vende. Como resolver?

fev 23, 2023 | Desenvolvimento, Experiência do CLiente, Transformação Digital, UI, UX

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Muitas empresas, sejam elas exclusivamente digitais ou não, têm investido boa parte dos seus rendimentos no comércio virtual. O motivo é claro: segundo dados do Ebit Nielsen, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de R$182,7 bilhões em 2021. O valor representa um recorde histórico do setor e marca um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. 

Apesar disso, dados do Sebrae mostram que cerca de 60% das empresas que investiram no mercado de vendas online acabam fechando em menos de um ano. Diversos são os motivos para isso e é este o tema do nosso blog post dessa semana. Venha com a gente descobrir porque o seu e-commerce não vende e as formas como resolver este problema que pode ameaçar o futuro do seu negócio.   

Site lento e confusoNinguém merecer um E-commerce que não carrega. O seu site está lento? isso pode ser o motivo das suas vendas estarem tão baixas. Descubra mais

É fato que cada vez mais utilizamos a internet para facilitar nosso dia a dia e isso consiste basicamente em todos os aspectos da nossa vida. Desde fazer uma pesquisa para o trabalho ou faculdade, ser atendido via telemedicina, para compras, reservas, ou qualquer outro tipo de comunicação, o meio virtual tem se tornado primordial no funcionamento da nossa sociedade e economia. 

Com isso, diversas pessoas irão preferir adquirir o seu produto via internet. É um fato. Apesar disso, se o seu e-commerce não oferecer uma experiência satisfatória ao usuário, seja na velocidade de carregamento do site, na disposição de informações e outros elementos, o cliente poderá se sentir inseguro para comprar o seu produto. Afinal, se o público possui dificuldade ao navegar na sua plataforma de vendas, temerá os problemas de outras instâncias, como nas entregas e no SAC. 

Resolver isso requer diversas ações a depender de cada caso. Se você já possui um e-commerce, por exemplo, porém este tem baixo retorno financeiro, provavelmente serão necessárias reformulações no desenvolvimento, design, estrutura, UX, UI, servidores e outros.

Tráfego desinteressado

Um dos grandes desafios de um e-commerce é gerar tráfego Apesar disso, se o seu e-commerce possui um alto fluxo de visitantes, mas não vende, o problema pode não estar na quantidade, mas na qualidade dos visitantes.

Neste cenário, é preciso adotar a integração dos dados do marketing digital com as campanhas da sua plataforma de vendas como ponto chave da sua estratégia. Afinal, tais taxas são importantes indicadores de que você tem utilizado os canais, segmentações e até mesmo identidade visual e comunicação inadequadas ao seu segmento atingindo um público amplo, porém desinteressado. 

Conhecer o seu cliente, suas necessidades, características e formas de agir é essencial para não perder dinheiro na hora de traçar planos estratégicos de comunicação, marketing e vendas. Entendendo melhor como se comporta o seu público alvo a sua marca terá muito mais poder de convencimento e atração. 

Categorizaçãocomo categorizar os produtos do estoque do seu E-commerce site ou loja online virtual

Outro tópico relevante e que pode causar impacto negativo nas suas vendas online é a categorização dos seus produtos. Tem coisa pior do que não achar o que procura? Este problema poderá ser fatal e acabar com diversas oportunidades de venda. 

Por isso, tenha em mente sempre que as categorias, mesmo quando parecem óbvias, não são. É necessário estudar sobre a maneira como o seu cliente ideal pesquisa os produtos e a forma mais intuitiva de fazê-lo. Pode ser interessante apresentar as categorias de duas formas diferentes, para que seus clientes possam encontrar alternativas mais confortáveis de encontrar os seus produtos. 

Abra o maior número de alternativas possíveis. Em uma loja física, quando o cliente está procurando, por exemplo, por uma camisa de botão, ele não vê todas as camisas para encontrar esse modelo, e sim procura um atendente e solicita ajuda. Na loja virtual, não existe essa opção. É essencial, portanto, dar a possibilidade de filtrar as informações de acordo com o que o cliente deseja. Afinal, o excesso de informações pode ser um empecilho tornando o cliente impaciente e incapaz de tomar decisões.

Se essa categorização não estiver sendo feita da forma mais correta, pode ser que esse seja o seu problema – ou um deles. Portanto, faça uma revisão da árvore de categorias, e entenda se os filtros e características são, de fato, determinantes. 

Condições de pagamento

Também é possível que o seu e-commerce não esteja vendendo devido a falta de variadas opções de pagamento fazendo com que o cliente desista de concluir a compra. 

Por isso, disponibilize opções de pagamento que contemplem a realidade do seu público alvo. normalmente você consegue definir o valor mínimo de parcelamento e este também deve ser um ponto de atenção. Se você colocar um valor mínimo muito alto, o cliente pode não conseguir realizar a compra, causando desistência. Ou, se, ao contrário, o valor for muito baixo, você pode prejudicar o seu financeiro.

Segurança no e-commerce

Desde o seu surgimento até os dias atuais a segurança é uma das questões centrais do comércio online. Muitas vezes, o cliente se pergunta: será que é confiável colocar os dados do meu cartão nesse site? Essa insegurança pode comprometer a conclusão da compra, principalmente se o seu site não possui elementos de identificação.  E-commerce segurança digital em transações financeiras pagamentos e muito mais

Os selos de segurança são uma ótima forma de aumentar a sua credibilidade ao usuário. Colocando os selos (como Ebit, ReclameAqui, ABComm e Google)  no rodapé  e aproveitando para colocar também as informações sobre a empresa (nome, CNPJ, endereço), em um local de fácil acesso e visualização, você tende a diminuir esse problema. 

Conclusões

A baixa nas vendas online representa uma grande ameaça para empresas que buscam utilizar a presença virtual como ponte de crescimento e faturamento. Apesar disso, existem diversas maneiras efetivas de lidar com a queda das taxas de conversão de um site e, para isso, é necessária uma avaliação completa da experiência do usuário para compreensão dos principais pontos de atenção. 

Se o seu site não vende é possível solucionar o problema com estratégias integradas em TI e marketing. É neste ponto que entra a Listra Digital. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em tecnologia somos capazes de entender os dados do seu negócio em busca de soluções altamente rentáveis para o seu e-commerce. Faça já um orçamento com a gente

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