Visão de produto é o diferencial para os seus resultados

ago 23, 2022 | todos

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Em diversos momentos da nossa vida sentimos uma necessidade de mudança. No caso de empresas e marcas, essa urgência pode se intensificar pelas respostas que o próprio mercado dá através das métricas do negócio 

Nesse impulso, muitas vezes corremos para criar transformações nos nossos produtos, gestões, métodos e serviços. Entretanto, a pressa pode fazer com que as mudanças nem sempre sejam positivas. Pensando nisso, no nosso blog post de hoje queremos falar um pouco sobre visão de produto e sua importância para alcançar seus objetivos de maneira mais consistente. Leia o post completo para saber mais sobre isso!  

A importância da visão de produto 

Essencial para atingir objetivos mais robustos, uma visão de produto bem fundamentada pode ser o que falta para que seus projetos de marketing, TI, gestão, dentre outros, deslanchem com mais objetividade e com resultados que realmente valem a pena.

Para além do que se quer definir a curto prazo, a visão de produto garante que os seus objetivos sejam organizados de forma realista, prevendo crescimentos e planos de ação a longo prazo de maneira ordenada e possível. Isso significa respeitar os limites do seu empreendimento, do mercado e, naturalmente, do tempo que planos de ações coordenados levam para florescerem. 

Assim, é a partir da visão de produto que será possível destrinchar metas em objetivos alcançáveis. Ela será, desta forma, importante não para o produto em si, mas para que se alcancem objetivos notáveis através da implementação de mudanças e melhorias no produto. Em suma, a importância desta visão está em servir de base para outras definições estratégicas.

Mas afinal, como estabelecer uma visão de produto consistente?

imagem mostra grupo de trabalhadores fazendo um brainstorm sobre métricas, expectativas e outros detalhes pertinentes À visão de produto coesa e bem estruturada. Listra Digital.

1- Entenda o usuário 

Não é a primeira vez que ressaltamos aqui no blog sobre a importância de se entender holisticamente o perfil do seu usuário ideal. Longe de ser um processo dispensável, conceber uma persona para sua marca e produto é um dos primeiros passos para entender padrões de comportamento bem como definir objetivos que façam sentido a esta persona. 

Imagine que o seu produto seja um app de compras online. Esse app pode ter como público alvo homens de 35-55 anos ou mulheres de 25-35 anos, por exemplo. Se você não estabelecer com clareza qual o perfil dos seus clientes, não somente por gênero e idade como exposto, mas também em suas particularidades, ficará difícil ter uma visão de produto coerente e frutífera. 

2- Entenda o produto 

Entender o produto e seu propósito é indispensável para que as metas e expectativas sejam atendidas. Uma visão de produto consistente requer um conhecimento profundo do que se tem e o que se espera alcançar e isso só será possível a partir de um entendimento amplo do seu produto. 

Pergunte-se com sinceridade os seguintes questionamentos:

  • Por que seu produto existe?
  • Como você vai alcançar o seu porquê?
  • O que é o seu produto?

3- Entenda os seus concorrentes 

Outro ponto importante é conhecer os seus concorrentes e entender em que posição eles se localizam em relação ao produto. Assim, tenha em mente que a realização de benchmarks, pesquisas de mercado, tendência e semelhantes são formas espetaculares de traçar caminhos viáveis ao seu produto. Entender onde o seu produto se encontra diante do mercado fará com que ele tenha ainda mais valor, afinal, você saberá em que terreno caminha, alinhando suas expectativas e possibilidades de crescimento. 

4- Entenda as suas metas 

Qual o diferencial do seu produto? Quais problemas o seu produto resolve? O que ele gera de valor aos seus clientes?  E para a sua marca?

Ter essas perguntas respondidas te dará mais espaço para construir uma visão de produto alinhada com as suas metas e, sobretudo, com mais valor, afinal, tanto o seu negócio como os usuários terão certeza do valor e diferencial deste no mercado. Não deixe de sublinhar esses pontos e entenda que durante o processo de desenvolvimento é possível navegar por novas oportunidades de atribuir valor ao produto. 

Algumas considerações

No post você viu que a visão de produto em si não é o objetivo final, mas a definição estratégica bem estruturada para que o seu produto seja desenvolvido ou evoluído com consistência e valor agregado. Para isso, é preciso que você tenha conhecimento amplo não só do que deseja com o produto mas também do mercado, das tendências, dos concorrentes e do seu usuário. 

Apesar dessas regras, não existe padrão único para executar uma boa visão de produto e essas características emergem a partir de cada característica particular ao seu negócio. 

Aqui na Listra Digital ajudamos a sua empresa a traçar uma visão de produto concisa através de testes, pesquisas de mercado e benchmarks. Além disso, contamos com uma equipe de desenvolvedores(as) capazes de transformar o seu produto em algo que realmente agregue valor ao seu negócio. Entre em contato conosco. Venha ser digital com a Listra! 

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