5 Tendências de Marketing Digital para ficar de olho em 2023

jan 12, 2023 | Marketing, Marketing Digital, Metodologia Agil, Novidades

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Iniciar novos projetos e campanhas é um dos principais focos em qualquer virada de ano. Como 2023 já começou com tudo, entender melhor o mercado que nos cerca é importantíssimo para quem não quer vacilar nas campanhas de marketing digital. Estruturar bons caminhos com foco nas principais ações em prospecto é uma boa forma de dar este passo inicial. 

Para além disso, é sempre bom dar continuidade a campanhas já estabelecidas, fazendo apenas atualizações que coloquem a sua marca em consonância com as novidades. Afinal, no marketing tudo se integra e é com essa dica que abrimos este post. Acompanhe com a gente as principais tendências para 2023 e tudo que você precisa ficar de olho para se destacar diante da sua concorrência! 

1- Mais do que nunca é o momento de investir em automaçãoWhatsapp business entenda as novas tendências em marketing digital para 2023

No caminho das tendências permanentes e que continuam de forma crescente em 2023 a automação e a utilização de chatbots tem tudo para alcançar o seu pico neste ano. 

Parte disso se deve aos movimentos do mercado nos últimos anos. Com a pandemia de COVID 19 diversas empresas iniciaram de forma robusta processos de transformação digital. A automação no atendimento e relacionamento com cliente foi uma das principais delas. Assim, o público brasileiro parece dar sinais de que tais estratégias vieram pra ficar e por isso empresas que não investem neste ramo ficaram para atrás da concorrência. 

Mesmo em relações B2B, clientes e prospects atualmente demandam formas imediatas de contato e querem um canal em tempo real para atendimento. No contexto brasileiro o WhatsApp Business parece ser o principal player e por isso é importante que a sua marca invista também nesta estratégia. 

2- A inclusão e acessibilidade também faz parte de um movimento em ascensão 

Pensar em campanhas com foco em acessibilidade e inclusão faz parte de um movimento mercadológico e geopolítico em ascensão em 2023. Diversos debates apontam para o dever e compromisso que a tecnologia precisa estabelecer no processo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência e, para além disso, daquelas que ainda possuem dificuldades no que diz respeito à autonomia no digital.

Entender o seu público, suas dificuldades e desafios de acesso pode fazer com que a sua estratégia digital, tanto no desenvolvimento de produtos como em campanhas de marketing, tenha um alcance próspero. 

3- As comunidades para além das redes sociais

Diversas empresas têm adotado estratégias que visem a aproximação do público, não só nas redes sociais, mas integrando seus clientes em comunidades com conteúdos ricos e que incentivam um sentimento de pertencimento e troca. Na imagem: pessoas conversam em chamada de vídeo. Tendências para o marketing digital 2023

Para isso, empresas têm adotado estratégias extremamente contextualizadas a cada segmento. É possível estabelecer um espaço de troca com o seu público através de conteúdos ricos em podcasts, webinars, cursos, certificações e promoções exclusivas para aqueles e aquelas que interagem de forma engajada nesses espaços de compartilhamento. Fóruns, rankings e até estratégias de gamificação para o marketing integram as possibilidades de fortalecimento de uma comunidade rica.  

4- Publicidade contextual e evolução de dados

A evolução do uso de dados também é uma tendência para a mídia em 2023. Ainda que o Google tenha adiado o fim dos cookies de terceiros para a segunda metade de 2024, dando mais tempo para as empresas se prepararem, esse tempo não deve ser desperdiçado.

Neste cenário, profissionais de marketing devem experimentar novas estratégias em sistemas de segmentação baseados em proxy e publicidade contextual.

A publicidade contextual, nada mais é, do que encaixar a publicidade no momento adequado fortalecendo essa relação com o cliente tanto na obtenção de resultados como na aproximação e identificação entre ambos.

5-  Pegada de carbono e campanhas de impacto reduzido 

Diversas empresas têm se preocupado com os fatores ambientais e os impactos de suas ações diante das mudanças climáticas. Assim, as tendências ESG de governança ambiental, social e corporativa permanecem em crescente principalmente no marketing, sendo um ponto de atenção para 2023 e também dos próximos anos. 

De fato, ainda é incipiente os debates sobre a produção de carbono oriunda da navegação online. Apesar disso, diversos indicadores mostram que tais conversas tendem a tomar novas perspectivas principalmente nas empresas em que a conscientização ambiental é um valor importante. 

Repensar nos impactos das campanhas pode ser uma forma inteligente de chamar atenção de um público engajado e que realmente se preocupa com o meio ambiente. Um dos efeitos desta estratégia é a redução de gastos com prospecção de novos leads já que estes, após determinado momento, serão alcançados de maneira orgânica. Além disso, reafirmam-se de maneira coerente valores importantes para diversos setores. É bom para a sua empresa e bom para o mundo. 

Conclusão

Tendências não surgem de um dia para o outro, ao contrário, elas são frutos de diversas ações que evoluem ao longo do tempo. Consumir conteúdos que te desafiem e tragam ideias diferentes é uma boa forma de se atentar às novidades. No geral, busque consumir sempre conteúdos ricos e com insights valiosos. Estes se encontram em livros, blogs, podcasts e canais de vídeo variados. Arrisque-se, misture ideias e crie soluções personalizadas para o seu segmento. 

Se você quer se destacar em 2023, conte com a Listra para isso. Aqui você encontra tudo que precisa para enriquecer a sua estratégia digital de forma robusta, ágil e bem estruturada. Não perca tempo e entre em contato com um de nossos especialistas!

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