Impactos positivos da gamificação em times ágeis

set 1, 2022 | Metodologia Agil, Transformação Digital

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Se você acompanha a Listra Digital por aqui ou nas redes sociais, deve saber que o nosso time é bem diverso, composto por profissionais de diferentes áreas de atuação e oriundos de todo o canto do Brasil. Para engajar esta equipe que atua primordialmente em regime remoto é preciso fazer com que os nossos colaboradores se sintam motivados pelas atividades propostas. Uma forma de fazer isso é através da gamificação. Vem com a gente saber os impactos positivos dessa estratégia em times ágeis. 

Gamificação ou gamification?

gamificação dos games para as metodologias de gestão. Saiba mais sobre esse framework e seus impactos

O termo gamificação vem do inglês gamification, criado pelo programador Nick Pelling e que consiste na aplicação de estratégias de jogos para estimular e engajar colaboradores e clientes. Em suma, o objetivo deste artifício é facilitar a realização de tarefas em um ambiente motivador. Sendo os resultados variados de acordo com as ações tomadas para cada fim. Entretanto é possível observar que, em times ágeis, há um expressivo aumento da produtividade e coesão da equipe. 

Mais do que uma metodologia, a gamificação é uma forma de desbloquear padrões mentais de comportamento que favorecem uma correlação positiva com as atividades propostas. Diversos campos podem se beneficiar deste modelo de incentivo. Desde a gestão do negócio ao engajamento com as tarefas, bem como o aprendizado geral e sentimento de pertencimento. O importante é entender que a gamificação beneficia modelos ágeis, uma vez que ela faz, de forma orgânica, com que as pessoas se sintam desafiadas e dêem o melhor de si. 

A premiação é parte importante do processo

Desde crianças aprendemos diversas coisas com os games e isso é positivo para o nosso desenvolvimento intelectual. Aprimoramos habilidades como comunicação, identificação visual, observação, concentração, leitura, entre outras capacidades cognitivas que se afloram a partir dos jogos. Além disso, existe um motivo porque o modelo de aprendizado por jogos funciona tanto: a dopamina. Ela é um importante neurotransmissor responsável por, entre outras coisas, elevar o sentimento de satisfação, prazer e, com isso, diminuir o estresse e até mesmo a dor. 

Um dos recursos que fazem dos jogos uma importante fonte de dopamina é a premiação. Naturalmente, diversos elementos de um game estimulam a produção deste hormônio, porém, a premiação é relevante inclusive para garantir a aderência. 

Por isso, em estratégias de gamificação em times ágeis é importante que gestores incentivem seus colaboradores a se engajarem nas atividades propostas. Para isso é preciso que haja uma rotina de desafios com acompanhamento de placares, pontuações e premiações, é claro. O objetivo neste sentido não será o de fomentar a disputa, mas de estimular colaboradores, clientes e  gestores para que estes se destaquem.  

A disputa não serve para separar, mas para unir!

gamificação em times de metodologia ágil descubra impactos positivos

Ao contrário do que pode parecer, a gamificação não tem como objetivo um aumento de disputas e rivalidades. Para que isso aconteça é preciso que o design dos jogos incentivem a colaboração e a troca entre grupos. Aqui na Listra Digital, por exemplo, temos mensalmente um dia de desafios em que separamos o nosso time em equipes para que disputem entre si. Os desafios são leves e bem humorados, incentivando a descontração e a aproximação dos listrados que, pela distância, nem sempre interagem entre si. 

Para incentivar essa parceria é preciso que os grupos sejam formulados de maneira fluída. Funciona assim: em cada desafio sorteamos as equipes para que não ocorram panelinhas ou rivalidades fixas. É claro que um pouquinho de competição faz bem pro desafio, estimula e diverte. Entretanto, a aplicação de estratégias de gamificação não devem ser motores para um  ambiente hostil. A gamificação é, sobretudo, uma estratégia de crescimento coletivo simultâneo em que colaboradores podem aprender uns com os outros. 

Afinal, como aplicar a gamificação em times de metodologia ágil? 


Como foi falado anteriormente, a gamificação é uma estratégia aplicável em qualquer tarefa uma vez que as suas origens retomam aos jogos que aprendemos na infância. Do mesmo modo, assim como a gamificação, as metodologias ágeis, quando adaptadas corretamente, são frutíferas para qualquer empreendimento. Neste ponto, cabe a gestão do seu negócio a adaptação de tais ferramentas de incentivo aos colaboradores.  

É possível, com exemplos práticos, obter algumas ideias de onde aplicá-las. Acompanhe:

  • Gamificação para força-tarefa na correção de bugs;
  • Gamificação para estimativa vs previsibilidade;
  • Gamificação na aferição de maturidade ágil;
  • Gamificação na identificação de escopo;
  • Gamificação aplicada ao próprio produto;
  • Gamificação para incentivar o usuário a interagir com botões, dispositivos, campanhas, etc;
  • Gamificação para incentivar a aderência em tarefas distintas;
  • Gamificação para aproximar os colaboradores;
  • E outros!

Viu só? Com um pouco de criatividade é possível aumentar a aderência e satisfação na hora de executar atividades essenciais para o desenvolvimento da sua empresa. Além disso, não é só o seu negócio que pode sair ganhando com a gamificação. Colaboradores e clientes também podem se valer dessas estratégias para evoluírem os próprios desempenhos. 

Se você gostou dessa ideia, acompanhe de pertinho as ações da Listra Digital aqui no blog e nas nossas redes sociais 🙂

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