Especial Dia do Cliente: 5 dicas para aprimorar a relação com consumidores

set 15, 2022 | Marketing

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Hoje, no dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Para celebrar essa data, a sua empresa pode tomar diversas ações que busquem alimentar um bom relacionamento com os seus consumidores e, com isso, fortalecer os indicadores de fidelização do seu negócio. Para que tais ações tenham efeito, entretanto, é preciso haver continuidade para além da data de hoje e é isso que queremos te mostrar neste post. Leia o artigo completo e descubra dicas essenciais para quem quer aprimorar a relação com os seus consumidores e clientes. 

1- Todo relacionamento requer comunicação

Na nossa vida pessoal, construímos relacionamentos verdadeiros a partir da troca de experiências e do diálogo. Quando se trata do relacionamento com cliente não deverá ser diferente. Assim, a sua empresa deverá construir esta ponte a partir de estratégias de comunicação interdisciplinares em canais analógicos e digitais. Isso requer atenção, cuidado, uma linguagem e identidade visual coerente e, sobretudo, honestidade e rapidez ao responder dúvidas e resolver os problemas dos consumidores.  

atendimento ao cliente

Estreitar a relação entre cliente e negócio requer identificação mútua. Por isso, não deixe de acompanhar a jornada do cliente do início ao fim, inclusive no pós-venda. A comunicação será a sua principal chave para isso. Use sempre uma linguagem clara, objetiva e que aproxime ainda mais o seu público. 

2-Seja rápido(a)  na resolução de problemas 

Além de uma comunicação clara é preciso ter agilidade na hora de resolver problemas, afinal, ninguém quer ficar esperando para ter atenção, muito menos um cliente com pendências a serem resolvidas. 

Se a sua empresa não investir em boas soluções de atendimento ao cliente será quase impossível cumprir com essa missão. Um dos pontos centrais neste aspecto também se refere aos canais de atendimento. Uma empresa multicanal é mais hábil a executar atendimentos de qualidade em tempo reduzido.

Por isso, invista em soluções que façam sentido para o seu segmento, desde o atendimento presencial, via telefone, por WhatsApp e outros. O importante é compreender o seu público primeiro para enfim criar soluções digitais que realmente agregam valor ao empreendimento. 

3- Seja empático(a) 

simpático

Ser empático significa entender a dor do outro, ver a partir do seu ponto de vista e se imaginar no mesmo contexto para que assim você possa criar soluções satisfatórias aos seus clientes.

A preocupação com o próximo é um elemento fundamental para qualquer atendimento e por isso é importante que os profissionais responsáveis pelo atendimento na sua empresa tenham empatia e atenciosidade como competência. 

É esse tipo de inteligência emocional que verdadeiramente humaniza o atendimento e, mesmo nas situações mais difíceis, é possível fazer com que o cliente se sinta satisfeito.

4- Invista em promoções exclusivas

Muitas empresas tendem a oferecer promoções apenas aos novos consumidores, esquecendo muitas vezes de fidelizar aqueles que já conhecem e confiam na marca. Por isso, em datas comemorativas como hoje, o dia do cliente, e tantas outras que são tão importantes para o comércio, é preciso oferecer promoções exclusivas para aqueles que sempre confiam no seu negócio.

Além de fazer com que o cliente se sinta importante, este tipo de ação eleva a imagem da sua empresa diante dos consumidores, afinal, um cliente satisfeito tende a indicar o seu negócio para outras pessoas.

5- Fique atento(a) aos feedbacks

feedbacks

Por fim, é sempre primordial que o atendimento esteja atento aos feedbacks dos clientes. Serão eles os responsáveis por guiar as ações para que um negócio se adapte às necessidades urgentes e também para medir quais ações estão funcionando satisfatoriamente. 

Diversas empresas fazem pesquisas de satisfação, mas não se empenham em operacionalizar mudanças a partir dos resultados. Mostrar que você escuta a opinião de um consumidor e que respeita o seu bem estar e ponto de vista é parte fundamental para quem quer fidelizar o cliente. Afinal, como dissemos no início, a comunicação é o elemento chave neste processo e não existe comunicação eficaz quando não há escuta.

Se você gostou das nossas dicas, mas ainda não sabe como implementar soluções digitais que agreguem valor ao seu atendimento ao cliente, entre em contato com a gente! Aqui na Listra Digital temos profissionais do marketing ao TI prontos para entender as dores dos seus clientes e transformá-las em soluções personalizadas para o seu empreendimento.  

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