Como promover campanhas de marketing verdadeiramente diversas

set 20, 2022 | Marketing, Marketing Digital, Transformação Digital

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Há tempos a diversidade tem sido pontuada como protagonista de campanhas de sucesso. A razão para isso tem origem em diversas agitações sociais por igualdade que ocorreram nos últimos anos e que reivindicam o papel da diversidade como ponto importante da nossa vida cotidiana.

 De fato, é inegável que convivemos diariamente com pessoas de todos os corpos, raças, credos, gêneros e sexualidades. Entretanto, para se fazer valer, essa realidade também precisa ser retratada na mídia, nos filmes, novelas, em posições políticas de destaque e, é claro, também em campanhas de marketing. No post de hoje falaremos um pouco sobre esse assunto, buscando promover uma verdadeira revolução no que diz respeito a sua forma de retratar a diversidade nas campanhas publicitárias. Vem com a Listra! 

Porque a diversidade importacampanhas de diversidade verdadeiramente diversas: saiba a importância e como dar o primeiro passo em relação a este movimento global.

A diversidade não é uma moda e tampouco é apenas uma forma de ver o mundo. A diversidade constitui aquilo que somos enquanto humanos. Apesar disso, por muito tempo a sociedade ocidental estabeleceu que alguns grupos seriam hierarquicamente inferiores a outros. Através dos séculos, esta ideia ganhou variadas formas de reafirmação e com o surgimento da mídia não foi diferente. 

Por anos a fio se constituiu nos filmes, nas novelas, teatro, jornais, revistas e tantas outras plataformas uma representação humana empobrecida em que o diferente era escamoteado em detrimento de um padrão de beleza, cor, cultura, comportamento, religiosidade e tantos outros. 

Com a intensificação política das lutas por maior igualdade de raça, gênero e sexualidade entendeu-se o papel da representatividade no que se refere aos direitos políticos. Era preciso uma mudança radical da forma como as mulheres, pessoas negras, gordas, LGBTQIA+ e tantas outras eram representadas. Foi através deste entendimento que o mercado acompanhou as tendências globais e se colocou como parte atuante neste processo. 

Para haver diversidade é preciso haver compromisso

Uma empresa não conseguirá produzir campanhas realmente diversas se contar com a diversidade no seu escopo de funcionários e colaboradores. Não basta utilizar a imagem de pessoas negras em campanhas se a própria equipe não sabe como direcionar a este grupo, por exemplo.

 Por isso, para que as suas campanhas sejam verdadeiramente diversas é preciso em primeira instância se certificar de que o grupo de pessoas por trás dela também seja heterogêneo. A partir disso será possível fazer com que as ações do time se estabeleçam com coerência, mais dinâmica, diversidade e criatividade, afinal, são os pontos de vista distintos que fazem de qualquer campanha uma campanha arrojada.

 

É preciso ter atenção com a linguagem campanhas de marketing e diversidade: saiba por onde começar. Na imagem: mulher sorri olhando para o computador.

A forma como falamos as coisas importa, assim como o conteúdo de nossas falas. Por isso, preste atenção aos termos utilizados, se eles são adequados e se compreendem a realidade das pessoas que você está retratando. 

O uso de linguagem adequada requer conhecimento e atualização constante. Afinal, o mundo muda e a forma como nos expressamos também muda. E você não quer cometer o erro de utilizar termos vulgares em campanhas de marketing que querem justamente promover o contrário, não é mesmo? 

 

Se livre dos estereótipos

Por mais que a sua campanha seja diversa, é preciso que essa diversidade seja realmente atraente e dinâmica. Imagine uma campanha em que as mulheres sejam retratadas como donas de casas e em que pessoas negras sejam representadas apenas como prestadoras de serviços braçais. Apesar de haver pessoas diversas nesta campanha hipotética, tais representações não estabelecem uma mudança de comportamento em termos de diversidade. Ao contrário, elas reafirmam os papéis de gênero, raça e classe que estamos tentando combater. 

Se livrar dos estereótipos é um processo que requer atenção e cuidado, mas no fim traz frutos valiosos. Afinal, ninguém quer ver mais do mesmo e é este o segredo do sucesso para qualquer campanha publicitária. 

Conclusão

Se atualizar em relação às principais tendências é um esforço necessário tanto no que diz respeito às tecnologias quanto às causas sociais. Juntas elas compõem um grande expoente de desenvolvimento para os próximos anos e ter essa visão é essencial para quem não quer ficar de fora das mudanças que transformam o mundo. Na Listra Digital entendemos a importância da diversidade de dentro pra fora e por isso o nosso time inspira um mundo mais justo e mais igualitário.

Se você também acredita no poder da diferença e da multiplicidade, venha ser digital com a Listra! Temos soluções completas para quem quer alcançar excelência em produtos digitais do TI ao marketing. Entre em contato com a gente e faça um orçamento 🙂

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