A tendência dos vídeos curtos nas plataformas digitais tem sido motor de diversas mudanças no setor. Do Snapchat à introdução deste formato aos stories, do Reels, TikTok e Kawaii: para onde quer que se olhe em termos de mídias sociais há uma crescente popularização dos vídeos verticalizados e de curta duração.
O YouTube, pioneiro no compartilhamento de vídeos, também vem se engajando nesta jornada com o YouTube Shorts. Neste ritmo, fica evidente que os vídeos de curta duração são essenciais para o seu plano de marketing digital possibilitando uma comunicação mais precisa com o seu público-alvo. Saiba um pouco mais sobre esta tendência e como ela pode ajudar a sua marca a ganhar mais views e prospectar novos clientes no YouTube. Vamos nessa?
O YouTube Shorts já foi muito ignorado
Apesar de ter chamado atenção principalmente nas últimas semanas, o YouTube Shorts não é exatamente uma novidade. Já em 2020 a plataforma anunciava o desenvolvimento de uma ferramenta para que artistas, criadores de conteúdo e usuários pudessem produzir vídeos utilizando apenas o celular. O lançamento oficial foi feito já na metade de 2021 e somente agora tem chamado a atenção pelo alto alcance.
Isso porque, ao que tudo indica, o YouTube tem investido nesta estratégia de divulgação dos shorts para que usuários utilizem cada vez mais a ferramenta. Mudanças no layout e exibição dos vídeos curtos também favoreceram o boom experimentado recentemente. Sem sombra de dúvidas, se você vê na plataforma uma oportunidade de expandir a sua marca, está na hora de começar a produzir vídeos para o shots.
Foco no mobile
Há anos o YouTube se constituiu como a principal empresa no segmento de streaming de vídeos. Apesar disso, não é surpresa para ninguém que diversas outras plataformas ganharam notoriedade sobre a magnânima nos últimos tempos. Um dos motivos para isso é, sem sombra de dúvidas, a expressão do consumo de conteúdo via mobile.
Se antes o YouTube prosperava através dos acessos via desktop com seus clássicos vídeos em formato horizontal, a popularização dos dispositivos celulares colocou em xeque o modelo do negócio. Na combinação desses fatores se fez necessária a adaptação e assim surgiu o Shorts: uma oportunidade de engajar conteúdos de rápida circulação e audiência, convocando o usuário a passar mais tempo na plataforma e conhecer de forma dinâmica os canais em seu modelo clássico.
Como funciona o YouTube Shorts
De forma geral e explícita, o YT Shorts se assemelha muito aos modelos de vídeos curtos vistos no Reels, TikTok, Kawaii, dentre outros. Existem, obviamente, diferenças estruturais no que diz respeito às ferramentas de edição disponíveis ao usuário, tempo de duração (com limite de 60 segundos) bem como diferenças de usabilidade.
Apesar disso, toda a ferramenta foi concebida para ser mais intuitiva o possível. Se liga nos recursos disponibilizados pela plataforma:
- captura e edição de imagens;
- encadear diversos clipes;
- adicionar legendas (manualmente ou com transcrição automática);
- adicionar trilhas de uma grande biblioteca de músicas;
- incluir textos animados;
- controlar a velocidade da filmagem.
Como o YT shorts impulsiona a sua prospecção de views
Como foi dito anteriormente, o Shorts acompanha a tendência social e de mercado sinalizada pelo aumento dos acessos via mobile. Além disso, a ferramenta também é uma facilitadora para quem não consegue produzir vídeos muito elaborados para o YouTube. Soma-se a isso a possibilidade de adicionar trilhas de áudio de uma das maiores bibliotecas de vídeo e música do mundo.
É inegável a expressão do YouTube no número de acessos diários e, ao acompanhar as tendências de comportamento mundial, o shorts representa uma oportunidade de crescimento exponencial uma vez que abraça o comportamento do usuário dentro de um ambiente que já é familiar em seu dia a dia.
Conclusão
Traçar estratégias de marketing com foco em conversão para o YouTube Shorts pode ser muito vantajoso para empresas que querem aproveitar a oportunidade para ampliar visualizações e popularidade da marca. Estratégias de SEO ganham novos contornos e o uso de hashtags também são muito bem vindas neste sentido.
Outro ponto que pode ser necessário é a reestruturação da forma como você se comunica com os seus clientes nessa rede social, já que o YT Shorts nos convida a uma comunicação mais dinâmica e moderna. Isso tudo, é claro, sem perder de vista as personas que guiam a comunicação da sua marca e os constantes insights obtidos a partir dos dados de performance de conteúdo.
E aí? A sua empresa está pronta para explorar mais essa oportunidade? Na Listra Digital contamos com uma gama de profissionais multidisciplinares capazes de analisar os dados do seu canal, o desempenho das suas campanhas de marketing além de desenvolver um conteúdo exclusivo para a sua empresa brilhar no YouTube Shorts, Reels, TikTik e muito mais! Faça já um orçamento com a gente 🙂
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