Construir uma identidade visual elegante, distinta e bem aplicada é a principal forma de fazer com que a sua empresa seja reconhecida e se destaque diante das outras. É válido, contudo, assinalar que uma identidade visual consistente não diz respeito apenas às ações digitais, mas uma formulação holística que vai desde a arquitetura da sua loja e/ou escritório físico até a construção imagética com a qual a empresa se comunica internamente e com seus clientes. Na Listra Digital garantimos que a sua marca tenha presença e identidade única. Para entender melhor sobre o que estamos falando, leia o post completo e acompanhe alguns casos que irão contribuir para compreensão do tema. Vem com a gente!
Veja na prática porque a identidade visual importa
Elementos que podem tornar a sua identidade visual confusa
Outros casos de identidade visual de sucesso para se inspirar
Veja na prática porque a identidade visual importa
Recentemente, uma imagem viralizou na internet. Nela, a atriz e cantora mundialmente famosa, Zendaya, posa para a revista Time em frente a um fundo azul. Após a publicação da foto, centenas de internautas comentaram sobre a semelhança da foto com a identidade visual da empresa TIM, gerando memes que circularam pelo Twitter durante dias. Os comentários colocaram em panorama a importância de uma identidade visual consolidada.
Fonte: https://twitter.com/claraferrnandes
Um dos principais indicativos de uma comunicação visual robusta é justamente a capacidade de fazer a sua marca ser reconhecida onde quer que apareça. No caso em questão, a empresa pode se valer de centenas de marcações, comentários e memes, expandindo o seu alcance, notoriedade e, principalmente, sua relevância e posicionamento nos buscadores.
Porque a imagem conta
Você deve saber que a forma como nos apresentamos, seja nos relacionamentos afetivos, corporativos ou em outras ocasiões sociais, conta. Para além dos estereótipos que nos são atribuídos ao longo da vida, diariamente lidamos com a percepção dos outros em relação ao nosso comportamento, modo de vestir, agir e se portar. Isso diz respeito não apenas às construções sociais, mas também, em relação à nossa personalidade. Com a sua marca não é diferente. Para entender melhor sobre isso é preciso que se tenha em mente a diferença básica entre conhecimento e reconhecimento de marca.
No caso explicitado anteriormente as pessoas reconheciam os elementos que fazem com que a foto da atriz seja associada à empresa TIM. Tais elementos, que podem ir desde as cores, nome, e até mesmo ramo de atuação, não significam que tais usuários sejam necessariamente clientes da empresa. Entretanto, para que haja o conhecimento profundo sobre a marca, é preciso que essas pessoas se tornem clientes, entendam as forças e fraquezas daquela companhia, a sua forma de se comunicar com o seu público, bem como seu real posicionamento diante dessas características tão importantes para o relacionamento.
De modo, apesar da diferença, conseguir identificar e relacionar os elementos da identidade visual de uma marca é um primeiro passo muito importante para que pessoas se sintam familiarizadas e até mesmo estimuladas a aprofundar esse relacionamento. Por isso a identidade visual da sua marca conta. E muito!
Elementos que podem tornar a sua identidade visual confusa
Por outro lado, existem elementos que podem dificultar o estabelecimento da identidade visual da sua marca, dificultando este processo de reconhecimento e prospecção. São eles:
- Excesso de cores e efeitos;
- Falta de clareza;
- Escolher fontes complexas;
- Falta de objetivo;
- Logotipos irremediáveis;
- Incompatibilidade com diferentes plataformas;
- Comunicação interna e externa deficiente em elementos visuais identificáveis.
Outros casos de identidade visual de sucesso para se inspirar
No processo de criação e desenvolvimento da estratégia digital do EPA Supermercados, levamos em consideração todos os elementos, desde a aplicação do logo, fontes, cores e características importantes para o posicionamento da marca diante do mercado, seus consumidores e outros players relevantes para a empresa. A partir disso, foi possível dar um passo adiante a fim de reafirmar, mais uma vez, a proximidade da empresa com seus consumidores. Esse passo foi a criação da personagem virtual IZA.
A Iza representa a personificação e, consequentemente, humanização da identidade visual do EPA a partir de elementos que se estabelecem em paralelo com este posicionamento. O vermelho, e o branco, sempre presentes na marca, reaparecem agora como elementos que constroem a concepção da personagem 3D.
Além disso, somente com o estabelecimento deste passo para a estratégia online e offline do EPA, foi possível dar o passo seguinte, que constitui o desenvolvimento de um blog exclusivo para a Iza. Nele, a identidade visual da marca se mescla às estratégias de marketing a fim de oferecer aos clientes oportunidades e conteúdos que visam facilitar o seu dia a dia dando dicas de saúde, beleza, alimentação, limpeza, economia, além das ofertas do EPA. Veja abaixo um spoiler do blog da Iza que ainda está em desenvolvimento.
Conclusão
Viu só? Uma identidade visual capaz de surtir efeitos e conversões, requer uma abordagem holística e, sobretudo, consistente. Seja online ou offline. Quando se trata da estratégia digital, deixe com a gente! Aqui na Listra temos a expertise necessária para solidificar a identidade da sua marca. Entre em contato com a gente. Venha ser Digital com a Listra!
0 comentários