6 Técnicas de otimização que ajudam o seu site a crescer

jun 16, 2022 | Domínio, SEO

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Desde o seu desenvolvimento e surgimento, o modo de disposição e ranqueamento dos resultados do principal buscador online, o Google, mudou drasticamente. Parte desta mudança se deve também pelas transformações ocorridas pelo modo como usamos a internet e pela forma como ela moldou padrões diários de consumo, comunicação e informação. 

De tal forma, para que o seu site tenha um bom desempenho e apareça em destaque nos primeiros resultados é preciso, sobretudo, estratégias de otimização que visem melhorar não só a velocidade como também a acurácia do seu resultado para a pesquisa do usuário. Por isso, no blog post de hoje trouxemos algumas técnicas essenciais para que o seu site deslanche em meio a tantos outros resultados. Vem com a Listra Digital! 

1- O seu site precisa carregar rapidamente

A principal transformação ocorrida na internet se comparada há 20 anos é justamente o aumento de velocidade e carregamento. Se você é mais velho(a) provavelmente se lembra da internet discada aos domingos (dia de internet grátis!). Você também se lembrará do quanto demorava para carregar um site ou vídeo, coisas inimagináveis nos dias atuais onde a sincronicidade é um ponto primordial para a internet que usamos. 

Um bom site que reflita as tecnologias, tendências e o ritmo do tempo atual ditado pelas transformações comunicacionais deverá ser tão rápido como demanda a internet. Algumas das estratégias seguintes indicarão alguns truques para que o carregamento do seu site não seja tão demorado. Entretanto, é no desenvolvimento que esta primeira atenção deverá ser tomada. Evitar o uso de muitas imagens pesadas pode atrapalhar neste sentido. 

2- Faça o levantamento das palavras-chave de cada página

otimização para palavras-chave e SEO.

Quais as palavras definem o seu produto ou serviço? Quais as palavras pesquisadas no Google apontarão para o seu negócio? Se você vende carros usados, por exemplo, palavras relacionadas a “compra e venda de veículos usados” deverão aparecer no seu conteúdo a fim de que possíveis clientes sejam cooptados após a pesquisa. 

Aqui no blog falamos recorrentemente sobre a importância de sinalizar temas relevantes ao seu produto ou serviço através das estratégias SEO. Para além da aplicação de editoriais, e-books e outros conteúdos em blogs, as palavras-chave podem e devem aparecer também como estratégia em cada página do seu site. 

Por isso, é essencial que sejam adotadas estratégias SEO para que os mecanismos de busca tenham mais assertividade na hora de entregar organicamente a página do seu site para um usuário. 

3- Boas experiências mobile e desktop importam! 

otimização desktop e mobile.

Não é a primeira vez que falamos por aqui sobre a importância de um layout responsivo e que atenda tanto na versão mobile quanto desktop. Entretanto, é válido lembrar que a atenção a este detalhe contará muito para os resultados, acessos, direcionamentos e ranqueamento do seu site.

Por isso, é importante salientar que é necessário e imprescindível que o seu site se ajuste a todos os tipos de tela, independente se o acesso é feito por um notebook, um tablet ou pelo celular. Além disso, o Google reconhece essa adaptabilidade do site o ranqueia melhor nos mecanismos de busca. Essa preocupação deve ser observada já nas primeiras etapas do desenvolvimento, bem como na redação das copys de todas as páginas. 

4- Invista num conteúdo de qualidade! 

descubra técnicas de otimização de contemplam o seu negócio. Na imagem, uma pessoa mexendo no compurador.

No nosso último post falamos um pouco sobre a relevância de um bom conteúdo para a captação de novos leitores e consequentemente clientes. Para isso, é importante que o seu conteúdo seja claro, conciso, que contenha as palavras-chave relevantes à busca e que responda às dúvidas dos usuários. 

Criar conteúdos relevantes e sempre atualizá-los é uma forma de garantir o retorno do usuário e/ou cliente à sua página. Isso significa mais acessos ao seu site e maior ranqueamento do mesmo nos principais buscadores. Um conteúdo de qualidade é parte importante da captura orgânica de leads, além de ser uma forma de dar sentido e tom de voz ao posicionamento de marca. 

5- Imagens também podem ser otimizadas

Além da busca por palavras-chave, o Google também faz buscas por imagens e, por isso, a otimização de fotografias,ilustrações, etc é essencial para o crescimento de acessos do seu site. 

Como foi dito anteriormente, arquivos muito pesados atrapalham o carregamento do seu site. Por isso, faça testes quanto à qualidade para que o seu site não perca em termos estéticos e, tampouco, em termos de otimização.

Além disso, por mais avançados que os buscadores sejam, eles ainda não conseguem ler exatamente daquilo que uma foto mostra. Logo, é necessário que você descreva o que a imagem apresenta, para que o Google entenda que ela apresenta o melhor resultado para a busca feita pelo usuário.

Para otimizar uma imagem, é necessário ainda que o nome do arquivo contenha a palavra-chave que você considera fundamental. No chamado texto alternativo, ou ALT Text, é que você vai inserir tais informações, criando uma espécie de legenda descritiva para a imagem. 

6- Links são essenciais! 

links e otimização: imagem ilustra duas pessoas com os dedos entrelaçados, formando um elo entre as mãos delas

Na próxima semana publicaremos um texto que trata detalhadamente sobre a relevância dos links na produção de conteúdo e estruturação de um site. Links enriquecem a experiência do usuário permitindo que ele navegue de acordo com suas dúvidas e interesses. Assim, usar links (que podem ser de seu próprio site ou blog, ou de sites de terceiros) ajudam a enriquecer ainda mais seu material — desde que as fontes sejam confiáveis e relevantes. 

Outro ponto importante é que o Google entende a partir dos links que seu conteúdo conta com relevância e fará a otimização de seu site aos mecanismos de busca. Esta é outra técnica fundamental em SEO imprescindível para quem quer se destacar na web. 

Conclusão: 

A criação de um site responsivo, bem estruturado e com conteúdos relevantes e otimizados requer um trabalho global que vai desde o desenvolvimento até às técnicas de redação, design e marketing. Diversas empresas possuem expertise em desenvolvimento de sites, entretanto, só na Listra Digital você encontra soluções digitais completas e multidisciplinares capazes de impulsionar os resultados da sua marca. Venha construir sua presença digital com a gente! 

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