Até o início dos anos 2000, antes da internet ser como a conhecemos atualmente, não existiam buscadores online e os sites disponíveis na web eram listados em revistas e livros. Dá pra acreditar? De lá pra cá muita coisa mudou, principalmente no que diz respeito ao volume de acessos e usuários. Entretanto, há algo constante em ambos contextos: a relevância da presença virtual para empresas que querem alcançar novos clientes.
Para além disso, um site representa a principal forma de se comunicar com clareza com as pessoas que realmente importam para o seu negócio. Por isso, no post de hoje listamos alguns motivos para você não deixar de lado essa ferramenta tão relevante. Vem com a gente!
1- Para ser encontrado nos buscadores
Um dos principais motivos para se ter um site é, sem dúvidas, a visibilidade. Diariamente, milhares de pessoas pesquisam sobre diversos assuntos cotidianos na internet. Certamente hoje você já pesquisou sobre alguma música, um endereço, um vídeo, receita ou qualquer outra dúvida ou informação que precisava. É exatamente nesse padrão de comportamento que se revela uma das principais importâncias de ter um site. É através dele que usuários encontrarão o seu produto ou serviço. Neste primeiro contato, o seu negócio tem a chance de se apresentar como a solução das dores do cliente em potencial, afinal, se ele pesquisou e chegou até você, certamente o seu produto tem a ver com o que ele procura.
A partir daí, a sua marca pode, então, começar um relacionamento e uma conversa bilateral com o cliente, seguindo as estratégias do Inbound Marketing. O conteúdo personalizado conquista os consumidores e os convence a continuar conectados, e até a seguir a companhia em outros canais, como nas redes sociais.
É válido ressaltar que todo acesso que ocorre na internet é feito através de sites. As próprias redes sociais possuem esse formato, entretanto com uma usabilidade diferente. Aumentar os resultados digitais que levam ao seu negócio é imprescindível para quem não quer perder a chance de prospectar novos clientes.
2- Posicionamento de marca
Como foi mostrado anteriormente, um site é um marcador importante para a presença virtual do seu empreendimento. De tal modo, ao construir o seu site tenha em mente que ele estabelecerá um posicionamento de marca, exprimindo o tom de voz, linguagem visual, além de informações importantes sobre a sua empresa e serviços, bem como um canal seguro para comunicação. Isso significa que a sua marca terá mais solidez em relação a sua imagem no mercado.
Um dos resultados diretos do bom posicionamento de marca é a confiança. Uma marca reconhecida tem garantia de credibilidade no mercado. Outra vantagem é que você se diferencia diante da concorrência e economiza tempo e dinheiro, pois permite um direcionamento assertivo ao encontro do seu público. Um cliente satisfeito poderá indicar o seu empreendimento a outra pessoa e esta, ao ver o seu site, terá consciência da credibilidade daquela indicação. No fim do dia, ter um site garante que este portfólio da sua marca seja acessível a todos e todas. Mais uma vez, isso evidencia seus valores e prioridades, trazendo mais valor ao seu negócio.
3- Torna a sua empresa acessível 24 horas por dia
Se você já tem um estabelecimento físico, certamente reconhece os limites de funcionamento do seu empreendimento. Ao contrário do que ocorre em lojas, um site é garantia de que clientes e colaboradores poderão acessar os seus conteúdos online de forma rápida, prática, segura e sem custo ou dor de cabeça de deslocamento.
Assim, no site, há informações úteis para acesso a qualquer momento, o que gera maiores possibilidades de conversão e convencimento dos consumidores.
4- Aumento das vendas e diminuição dos gastos com publicidade
Outra consequência positiva do site para a sua empresa é o aumento de vendas e redução de custos com publicidade. Funciona assim: ao criar seu site tenha em mente que ele precisa ser bem construído. Se você acompanha o nosso blog, já viu por aqui algumas dicas de otimização para melhorar os seus resultados. Com isso, o seu site vai tomando corpo, sendo bem ranqueado e, consequentemente, alcançando organicamente novos possíveis clientes.
Isso significa que mais pessoas conhecerão a sua marca através dele. Uma consequência deste crescimento será o aumento das vendas e uma possível redução dos gastos com publicidade. Isso ocorre porque, quanto mais tráfego no seu site, mais você conseguirá traçar o seu público, direcionando campanhas que realmente trazem resultados e lucros.
5- Algumas conclusões…
Se você chegou até aqui, pode perceber que ter um site é essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado atual e futuro, criar confiança, ter um bom posicionamento e relacionamento com os seus clientes. Para além do e-commerce, um site também significa mais lucro para você, uma vez que proporciona um meio de redução de gastos com publicidade, além do aumento das vendas dos seus produtos e serviços.
Há, entretanto, dificuldades no que diz respeito à qualidade e desenvolvimento do seu site. Um deles é a necessidade de conhecer hospedagem e gerenciamento de sistemas CMS, que estão diretamente ligados com a criação de sites, assim como os plugins. Outro desafio é a manutenção de um site, com os cuidados principais para que este seja estável e funcional.
Se você entende a relevância de um site consistente para a sua marca, porém não sabe como fazê-lo, entre em contato com a Listra Digital. Temos experiência para transformar sua estratégia digital em algo realmente efetivo e com resultados que transformarão a posição da sua marca no mercado global.
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