Web personalization e os impactos positivos da experiência do usuário

nov 17, 2022 | Data Driven, UI, UX

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Uma tendência crescente nas plataformas, apps, e-commerces e diversos outros produtos das maiores marcas do mundo é a web personalization. A capacidade de utilizar dados para personalizar a experiência do usuário tem gerado impactos positivos não só no alcance de campanhas e produtos, mas também na automação de diversas aplicações.

O Spotify, por exemplo, faz isso ao gerar playlists baseadas nas músicas mais ouvidas pelos usuários ou ao indicar faixas de acordo com o gosto de cada perfil. Seja para música ou para empresas, a personalização é uma tendência positiva para impulsionar a experiência dos usuários e o seu negócio. Leia o post na íntegra! 

Uma jornada do usuário personalizadaWeb personalization jornada do usuário. Na foto: uma dobradura de papel amarelo em frente a um fundo rosa. Em cada dobra do papel um rostinho. O primeiro triste, o segundo apático, o terceiro e quarto com sorriso.

 A jornada do usuário consiste nos caminhos percorridos pelo consumidor até a tomada de decisão sobre um produto ou serviço. Nessa jornada, a sua marca deve contar uma história ao usuário para que ele entenda de forma geral de que maneira aquele produto ou serviço é o mais adequado aquilo que ele procura.

 Assim, do início ao fim desta caminhada o visitante terá contato com vários capítulos de diferentes formatos dessa narrativa até chegar ao momento em que ele finalmente decide se adquire ou não aquilo que está sendo ofertado. 

Entretanto, existem diversas formas de contar essa história e cada pessoa a entenderá de maneira diferente. Um público mais jovem, por exemplo, pode se interessar mais por uma história desafiadora e que coloque atenção às possibilidades não tradicionais de crescimento. Um público mais velho, entretanto, poderá se interessar mais por uma história focada no conforto e segurança. É neste cenário que a web personalization atua: entendendo o comportamento de cada usuário e definindo a partir de padrões aquilo que será mais chamativo de acordo com seus interesses. 

 

Mas afinal, o que posso personalizar no meu site ou produto? 

As possibilidades são infinitas e devem considerar as particularidades do seu negócio e dos seus usuários. Por isso, uma parte importante para realização de estratégias de web personalization consiste em entender de forma inteligente, ou seja, através de dados, os principais pontos de melhoria a serem aplicados. 

Aqui na Listra Digital desenvolvemos estratégias focadas em entender melhor cada um dos nossos clientes e por isso, investimos em pesquisas, testes e diagnósticos de benchmarking a fim de compreender de maneira global as oportunidades de negócio, sejam elas no marketing ou desenvolvimento.

Os atributos, a coleta de dados, e a interface são os três elementos focais para personalização e que alcançam melhores resultados para Experiência do Usuário. 

 

Quais são os principais atributos na web personalization?mulher em frente ao computador desenvolvendo um produto we. app. design UX

Comportamento: dados de navegação como tempo do usuário na página, número de cliques, páginas visitadas, acesso à links internos e externos, etc. 

Demográficos: são aqueles referentes à geolocalização (ou seja, referente ao IP da região ou país de acesso). A partir deles é possível personalizar o idioma da página, bem como outros dados como idade e gênero. 

Firmographics: são características referentes aos dados de uma empresa, ou seja, o seu tamanho, número de funcionários, área de atuação e interesse, etc. 

Contextual: dados que se referem ao modo como o usuário acessa o conteúdo, seja por computador, por celular ou tablet, se faz mais sentido manter uma tela na vertical ou horizontal, por exemplo, etc. 

Em que aplicar tais personalizações? 

Desde o funcionamento estrutural de um software ou produto, até no disparo de e-mail marketing personalizado e landing pages com conteúdo segmentado aos diferentes leads.  

É possível também adaptações como a mudança de idioma de acordo com a geolocalização do usuário, assim como outras áreas dinâmicas de um site, como aba de publicidade, por exemplo, ou de produtos recomendados para aquele usuário. 

Os ganhos são muitos assim como as possibilidades

A personalização gera impactos positivos no que diz respeito ao aumento do engajamento, das taxas de conversão e geração de leads qualificados, bem como na fidelização de clientes e no aumento da satisfação dos mesmos. 

A experiência do usuário conta muito nesse sentido e, por isso, deve ser considerado também os impactos positivos no que tange o número de acessos no seu site, produto, software ou app, bem como no rankeamento deste nas principais plataformas de busca. 

Conclusão

Ao que tudo indica, o mercado de tecnologia caminha cada vez mais para a  personalização de experiências calcadas em dados. Cada vez mais vemos no nosso dia a dia o impacto das  ações personalizadas no convencimento da jornada de compra. 

Com a Listra Digital garantimos que a sua estratégia, seja em Marketing ou Tecnologia, estará alinhada com os propósitos de personalização, desenvolvendo produtos e serviços que atendam às necessidades dos seus clientes e usuários. Entre em contato conosco e faça já um orçamento!

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