O que é UX Writing

maio 11, 2021 | UI, UX

81 / 100

A comunicação é essencial para a nossa sobrevivência e conexão com o mundo. Na prática, em nossa vida cotidiana, saber se comunicar é também saber criar laços. Assim, do mesmo modo, é possível estreitar as relações entre um produto e o usuário a partir de uma comunicação clara e humanizada. 

 

O UX Writing é a prática de estabelecer a comunicação, a relação e o comportamento do usuário com um produto ou serviço. Você acredita que esta técnica de escrita é capaz de melhorar as vendas do seu site? Leia o post completo e comente com a gente! 

 

O que é UX Writing?

 

Se você está lendo este texto é possível afirmar que você se informa e interage na internet, certo? Alguma vez, na sua experiência enquanto usuário, você já achou algum site ou aplicativo difícil de entender? Provavelmente a resposta é sim, e isso tem a ver com a construção visual e escrita do site. 

via GIPHY

O UX writing, portanto, é uma escrita estratégica que visa criar uma comunicação mais clara e atrativa para o usuário do seu software, site, aplicativo, etc.

 

Como a prática do UX Writing se difere de outras estratégias de redação? 

 

A escrita para UX é uma forma especializada de escrita para software e por isso possui limitações únicas e particulares para cada contexto. Muitas vezes ela precisa ser extremamente concisa e expor muito do seu significado ao mesmo tempo. 

via GIPHY

Além disso, o UX Writting  tem que ajudar tanto usuário quanto negócio a alcançar seus objetivos, trabalhando junto com o design de interação e o design visual para criar uma experiência melhor e personalizada. 

 

O conceito ajuda o usuário a avançar no uso de um produto para resolver uma necessidade, aumentando o seu tempo de permanência e atenção no site ou software e, como consequência, melhorando as taxas de conversão do seu site. O UX Writing atua também como um fortalecedor do posicionamento e tom de voz de uma marca. Esses pontos são importantes principalmente quando se entende sobre a jornada do cliente. 

 

Já pensou quantas pessoas deixaram de finalizar a compra no seu site porque a descrição do produto não foi convincente, descritiva ou atrativa o suficiente? O papel do profissional de UX Writing será o de descobrir esses pontos e avaliar textos, respostas, caminhos, botões e outras ações do seu site a fim de torná-lo ainda mais chamativo, completo e claro para o seu público. Tá bom ou quer mais? 

 

Pensando na experiência de TODOS os usuários

via GIPHY

UX Writing (e também o UX design) precisam ser acessíveis para usuários com diferentes habilidades, histórias de vida, características, necessidades, etc. Isso significa que, mais do que objetiva, essa estratégia exige atenção para a experiência das pessoas de grupos muitas vezes esquecidos, como pessoas com deficiência, pessoas em vulnerabilidade social, etc. 

 

Imagine que muitos clientes em potencial poderiam deixar de comprar o seu produto unicamente porque o seu site não é atrativo e/ou de fácil entendimento. Viu como o UX Writing pode melhorar as vendas do seu site? 

 

Você encontra UX Writing toda vez que você usa um App ou navega pela internet. Quando o UX Writing é bom, você navega e nem nota.

 

 

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *