Já imaginou viver em uma realidade virtual em que seja possível interagir com pessoas que você conhece sem que para isso vocês estejam presencialmente no mesmo lugar? Esta é uma das propostas que Mark Zuckerberg anunciou recentemente para o Facebook, que passou a se chamar “Meta’‘, e que busca replicar a realidade através de dispositivos digitais participando, assim, de um metaverso de interação para os usuários. Não entendeu nada? Então vem com a gente para saber mais e entender como isso tem a ver com o universo UX!
O que é um metaverso?
Basicamente, o metaverso é um universo digital expandido em que as pessoas podem interagir umas com as outras. A princípio a proposta é que os usuários consigam navegar pelo metaverso com seus avatares a partir de seus dispositivos pessoais como celulares e computadores, igual a experiência de um videogame. Entretanto, a perspectiva é que esse universo 3D seja cada vez mais interativo e real, incorporando novas tecnologias ainda não disponíveis no mercado, como óculos de VR cada vez mais sensíveis, luvas sensoriais, entre outros. Assim, o próprio corpo ganha centralidade na interação com esses ambientes virtuais.
Para entender melhor, pense que atualmente, para navegar em sites, você só precisa do seu dispositivo conectado a internet, certo? De tal forma, você entra em sites, lê e navega por conteúdos, imagens e vídeos a partir do seu clique. No metaverso essa interação virtual não será feita em meio a sites, mas de realidades virtuais em que você entra e interage com produtos, pessoas e espaços. Uma espécie de realidade expandida. Loucura, né?
Algumas experiências atuais de metaverso
Atualmente, o laboratório Hermes Pardini inovou a experiência de vacinação infantil utilizando realidade virtual. As crianças recebem óculos de realidade virtual e enquanto assistem um vídeo animado a vacina acontece, misturando o real e o lúdico. Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre essa experiência:
Além desse caso, não são poucas as notícias que começam a borbulhar a respeito da compra e venda de casas e terrenos virtuais.O panorama é que, num futuro bem próximo, se normalize ainda mais a compra e venda de artigos virtuais como roupas, sapatos, casas, terrenos e até mesmo avatares.
O que isso significa em termos de UX?
Estamos acompanhando um processo muito diferente no que tange os caminhos trilhados pela internet até aqui. Empresas e marcas estão investindo em conceitos exclusivos para representar a marca e conquistar seus clientes. Um exemplo disso é usar sinestesia em ações e produtos. A sinestesia pode ser vista como uma confusão de sentidos, mas é uma condição neurológica que faz com que o cérebro interprete vários sinais recebidos pelo sistema sensorial, fazendo com que vários sentidos sejam percebidos de uma só vez.
Cada vez mais telas concorrem em busca da atenção das pessoas. Rotina, falta de tempo e costumes também podem dificultar esse processo, por isso, é preciso encontrar maneiras de conquistar a atenção do usuário utilizando estratégias sensoriais.
E é exatamente aí que entra a mudança de UX dentro do metaverso. Empresas precisam ter em perspectiva inovações que contemplem esse novo universo que surge. Já imaginou o que significaria para a sua marca em termos de venda se o usuário pudesse entrar pessoalmente numa loja virtual 3D com todos os seus produtos expostos? Por mais que entendamos isso como uma realidade do futuro, certamente ela já é experimentada agora, e este é o momento primordial para inovação.
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