A busca pela agilidade, dinâmica e inovação é o pilar do TI. Neste cenário, a certeza é que o modo como raciocinamos processos e etapas dizem muito sobre os resultados e produtos que entregamos. Assim, o Design Thinking surge como uma metodologia capaz de promover tais transformações a partir de um método de trabalho focado na utilização de estratégias de design às etapas do desenvolvimento. Se você quer saber mais sobre como o Design Thinking impulsiona a criatividade e o agilismo, continue lendo este post na íntegra!
O que quer dizer o design thinking na prática?
Em suma, essa metodologia busca utilizar técnicas comuns do design a fim de iluminar processos, perspectivas e soluções de problemas. Para isso, o Design Thinking busca integrar desenho e prototipagem para construção de ideias e conhecimentos, priorizando elementos visuais em detrimento de textos.
O propósito, neste sentido, será o desenvolvimento de um pensamento crítico para organização de informações e dados relevantes. Assim, a utilização de uma estratégia calcada no Design Thinking garante um aperfeiçoamento de situações às suas particularidades, dando mais autonomia e agilidade para a inovação.
De tal forma, o Design Thinking pode ser aplicado em diversas áreas, não só na TI, mas no RH, Marketing e diversos outros setores, já que o seu foco consiste em aplicar estratégias visuais baseadas em dados e testes na resolução de processos. Desse modo, profissionais são incentivados a observarem aspectos emocionais, cognitivos e estéticos a serem solucionados. O conhecimento do time como um todo além do desenvolvimento pessoal são resultados decorrentes da adoção de tais práticas.
Dentro desse contexto, as estratégias de design thinking são extremamente valiosas quando utilizadas na área de TI. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, como técnicas em reuniões de entendimento de problemas e necessidades de clientes. Com isso, fica mais fácil compreender problemas e encontrar gargalos, bem como identificar os riscos de processos e a falta de procedimentos para delinear soluções. Veja a seguir algumas dessas aplicações.
Alguns benefícios do Design Thinking na TI
1) Promove a colaboração
Como design thinking é uma metodologia que prioriza as soluções construídas em conjunto, é uma ótima prática para aproximar os colaboradores e dar visibilidade às ideias de cada um deles.
De tal modo, optar por design thinking na TI é também apostar em uma maior integração dos funcionários e possivelmente maior motivação para a execução do trabalho.
2) É uma estratégia altamente adaptável
Já falamos disso no início do texto, mas é preciso pontuar que o design thinking é tão versátil que, dentro de uma mesma área, como a TI, ele pode ser aplicado a diferentes rotinas e atividades.
Em suma, o design thinking irá construir uma rotina imersiva que compreende desde a definição do projeto, passando pela investigação do produto a ser executado, idealização, prototipagem e teste. Apesar das etapas que norteiam tais eventos, eles não são fechados e será essa liberdade de ação e execução que garantirá a adaptabilidade da metodologia.
3) Potencializa resultados
Quando se faz uso dessa forma de organização de processos corporativos, o time passa a ter mais robustez para estruturar serviços inteligentes e integrados exatamente à demanda do usuário.
Por isso, os resultados – seja na elaboração de melhores estratégias, soluções e serviços, ou no retorno de investimentos – serão alcançados com maior agilidade.
4) Auxilia gestores
Com o design thinking, os gestores deste setor conseguem ter uma visão holística da área.
A metodologia contempla mecanismos que são capazes de auxiliar tomadas de decisão mais assertivas e de contribuírem para o conhecimento das necessidades de melhorias do segmento a partir dos dados gerados e obtidos pelo time.
5) Soluções de alto valor agregado
Utilizar design thinking na gestão de TI indica dedicar maiores esforços sobre os desejos, demandas e queixas do usuário.
Assim, a formulação de soluções eficientes (novas ou adaptadas) para os clientes tende a ser mais precisa, efetiva e com alto valor agregado.
6) Incentiva a cultura da agilidade
Como benefício de usar design thinking na TI também está a melhoria de performance da equipe. O profissional consegue ter uma visão completa da empresa, do seu setor e dos produtos e serviços que desenvolve.
A partir desse conhecimento, melhora a sua performance por compreender exatamente os processos do início ao fim – os que ele faz parte e os que tangenciam a sua área.
Além disso, por incentivar a desconstrução da rigidez característica do setor, bem como incentivar a flexibilização e a criatividade, o design thinking leva os times de TI a pensarem de maneira mais ágil, ganhando maior plasticidade e capacidade de ação. Empresa, clientes, funcionários e colaboradores: todos saem ganhando com isso!
Aqui na Listra Digital adotamos diversas estratégias de Design Thinking através da nossa rotina ágil. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a aplicação de métodos ágeis no nosso dia a dia, não deixe de conferir nosso blog e redes sociais!
0 comentários