Você sabe o que é Agile Marketing?

fev 2, 2021 | todos

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Você já ouviu falar em Agile Marketing? No nosso último post, você aprendeu um pouco mais sobre a importância da autonomia e formação de squads para aumentar o desempenho e agilidade de uma equipe. Nesta semana, queremos te convidar a descobrir um pouco mais sobre as metodologias ágeis com foco em Marketing. Quer saber mais? Continue com a gente!

Como você deve saber, todo negócio precisa de uma estratégia de marketing e isso já não é novidade para ninguém. Entretanto, é importante que essas estratégias estejam coordenadas com as principais novidades e avanços tecnológicos do mercado. Esse é um ponto essencial para compreender os processos dinâmicos que vivemos na era da informação. 

 

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Aplicar estratégias eficientes com bons resultados, fluxos inteligentes, novos projetos entre outros tantos processos de marketing, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aliás, é possível pensar em metodologias de gestão capazes de incentivar a criatividade, a dinamicidade e sobretudo a agilidade. Afinal, não queremos mais burocratizar nossas ideias, queremos que elas sigam um caminho leve, que dê mais possibilidade a criação de algo novo e único. 

Neste sentido, surgem as metodologias ágeis com o propósito de flexibilizar entregas e fazê-las em menor tempo. Mas, neste contexto, você sabe o que é Agile Marketing?

 

Origem do Agile Marketing

As metodologias ágeis (ou agile) surgiram nas áreas de desenvolvimento de software. O objetivo era criar produtos com maior qualidade em menor tempo. É claro que com o refinamento das metodologias ágeis elas ficaram cada vez mais interessantes para todo mercado. Atualmente, já é possível encontrar a aplicação dessa metodologia em outras  indústrias e setores como educação, construção, finanças e, é claro, marketing.

 

Apesar de não ser um assunto tão recente como você imagina, afinal, esta metodologia foi criada nos anos 70, foi somente a partir de 2001 que ela começou a ganhar notoriedade no mundo. Isso porque, neste ano, foi lançado o Agile Manifesto. Com 4 valores e 12 princípios norteadores para o desenvolvimento ágil. Esses valores e princípios são uma forma de organizar as ideias e conceitos por trás da metodologia. Descubra quais são!

 

Os 4 valores do Agile Manifesto 

Os valores que norteiam o manifesto ágil são:

Indivíduos e interações > que processos e ferramentas;

Software em funcionamento > que documentação abrangente;

Colaboração com o cliente >  que negociação de contratos;

Responder às mudanças > que seguir um plano.

Assim, esses valores funcionam como um guia prático na hora de agir e reagir em situações diversas em que a metodologia ágil é aplicada. 

 

12 princípios do Agile Manifesto

  1. Priorize a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas;
  2. Aceite mudanças em qualquer estágio do processo;
  3. Entregue softwares com mais frequência em pequenos intervalos;
  4. Alinhe  gestores e desenvolvedores diariamente durante todo o projeto;
  5. Ofereça ambiente, suporte e confiança para manter a equipe motivada;
  6. Converse com e entre a equipe de perto;
  7. Entenda o funcionamento dos softwares como principal medida de progresso;
  8. Mantenha um ritmo de desenvolvimento constante;
  9. Tenha atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para ter mais agilidade;
  10. Simplifique para ter mais eficiência;
  11. Proporcione autonomia para as equipes se organizarem;
  12. Avalie a efetividade em intervalos regulares para ajustar o projeto

 

 

Obviamente, é preciso adaptar esses valores e princípios a fim de que a metodologia ágil se aplique ao seu tipo de negócio. A flexibilidade não deve ser perdida nunca de vista. Principalmente quando se trata de mudar regras a fim de tornar processos mais adaptados e funcionais. Vamos desvendar como essa metodologia funciona dentro do Marketing? 

 

Agile Marketing X Marketing Tradicional, o que muda? 

marketing agile e arketing tradicional quais diferenças

Como você pode ver, na metodologia Agile Marketing é possível ter mais flexibilidade e maior assertividade quando o assunto é mudança. Isso porque, ao dividir os processos em pequenas entregas, torna- se mais fácil corrigir pequenos erros e aplicar respostas antes mesmo do fim do projeto. Dessa forma, o erro não será visto como um problema, mas como uma forma de aprendizado e incentivo à ousadia e criatividade. 

 

Assim, o marketing ágil exige que a sua equipe mantenha um ritmo constante, com motivação, recursos e comunicação horizontal. O Agile Marketing é mais colaboração, mais aprendizado, mais proatividade e mais agilidade. Tudo que o marketing precisa, não é mesmo? Quer saber mais sobre metodologias ágeis, transformação digital e as principais novidades do mercado?  Acompanhe o nosso Blog e as nossas redes sociais! 🙂 

 

 

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