Falar sobre cibersegurança nunca esteve tão em voga. Os motivos para isso se deve, entre outros fatores, pelo aumento considerável de acessos e conectividade diante de um cenário global acelerado nos últimos anos. A alta conectividade, o intenso fluxo de compartilhamento de informações, a aceleração dos processos de transformação digital de empresas e a implementação da 5G intensificam ainda mais o debate. A razão é simples: o número de ataques à segurança da informação cresceu consideravelmente, acompanhando a tendência de aumento de acessos.
Assim, se ater às boas práticas em cibersegurança se tornou imprescindível para as empresas que não querem tomar prejuízos milionários em ataques hackers, vazamento de dados dos usuários, ameaças DDoS e outros. No post de hoje falaremos um pouco sobre essas medidas. Confira!
1- Crie políticas de conscientização de colaboradores
Toda empresa deverá passar pelo processo de transformação digital nos anos seguintes. Para as que já passaram e agora dão continuidade ao processo, é importante a criação de políticas de conscientização sobre as boas práticas de cibersegurança.
Neste sentido, as dicas seguintes servirão como um norte e, para além delas, é preciso que colaboradores entendam a seriedade do tema. Por isso, promova sempre workshops e inclua diversas práticas de segurança à rotina de trabalho e à cultura da sua empresa.
2- Invista em criptografia
As soluções de criptografia para e-mails e arquivos podem auxiliar de forma significativa na cibersegurança. Uma das principais vantagens em investir em criptografia entre colaboradores é que sua implementação é simplificada e não depende de altos investimentos por parte das empresas. A prática consiste na construção e análise de protocolos que impedem usuários externos de lerem mensagens privadas.
3- Mantenha os softwares atualizados
É assim com os nossos aparelhos pessoais e também deverá ser assim com os sistemas operacionais, aplicativos e softwares de uma empresa.
Deste modo, outra ação imprescindível para promover a cibersegurança de empresas consiste em manter tais sistemas sempre atualizados. Além da segurança de informação, afinal muitas atualizações já trazem consigo melhorias de segurança, atualizações costumam conter novas ferramentas e funcionalidades que podem facilitar o dia a dia corporativo.
4- Sempre faça backups
Você já imaginou se de repente todos os dados dos seus clientes e os dados internos da sua empresa simplesmente sumissem?
Ataques ransomware custam centenas de milhões às empresas anualmente. Assim, não é exagero dizer que a perda de todos os dados do seu negócio poderá resultar na sua falência além das dores de cabeça relacionadas à LGPD.
De fato, o armazenamento em nuvem é parte considerável da vida virtual contemporânea. Entretanto, ter backups das documentações e informações pode te livrar de diversas dores de cabeça. Portanto, não se esqueça: backups regulares, de acordo com as práticas anteriores, proporcionam mais segurança e mais tranquilidade para quem não quer passar sufoco.
5- Instale um bom antivírus em todas as máquinas da empresa
A difusão do modelo de trabalho por home office faz com que seja comum que funcionários de uma empresa utilizem o próprio computador e de outros dispositivos para trabalhar. Entretanto, é fundamental que sejam utilizadas máquinas exclusivas para a realização do trabalho e, além disso, sejam incentivados a instalar antivírus caso ainda não o tenham feito.
Apesar de não assegurar 100% dos ataques, os antivírus impedem uma boa parte dos ciberataques, notificando a presença de atividades suspeitas, como malwares, cavalos de troia, worms e possíveis alterações no registro e sistema de arquivos dos sistemas operacionais, por exemplo.
6- Entenda que processo de aprendizado deverá ser contínuo
Todos aqueles e aquelas que trabalham diretamente com tecnologia sabem que o aprendizado, assim como as inovações que ocorrem no meio, deverá ser constante. Não são poucas as inovações que pipocam diariamente quando o assunto é conectividade e, da mesma forma, não são poucas as façanhas desenvolvidas por hackers para se aproveitarem de tais mudanças.
Por isso, o processo de aprendizagem e combate aos ataques é incessante e formaliza os bons hábitos de cibersegurança.
Se você gostou deste post e quer acompanhar outros conteúdos como este, não deixe de seguir a Listra Digital no LinkedIn e também no Instagram. Somos uma empresa focada em transformação digital pronta para colaborar com o desenvolvimento de estratégias digitais personalizadas ao seu tipo de negócio.
0 comentários