5 dicas de marketing que vão impulsionar o seu negócio no mundo digital

ago 30, 2020 | Marketing, Marketing Digital, todos

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Se a internet já era considerada importante para os negócios antes, agora, com as mudanças sociais e econômicas causadas pela pandemia do Coronavírus, ela se tornou peça chave. É fato que, empresas que possuem um marketing digital consolidado, são mais capazes de enfrentar essa crise. Segundo a e-commercebrasil , “o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, apresentando um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.” 

 Mas, como tirar a ideia do papel e impulsionar o seu negócio no meio digital? 

Continue lendo o post com 5 dicas que selecionamos para você e descubra! 

Afinal, o que é marketing digital?

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Computadores, celulares e tablets são muito comuns na nossa realidade. Mas, isso nem sempre foi assim. A comodidade promovida por esses aparelhos facilitou o nosso acesso a diversas informações. Utilizamos a internet para nos localizar, conversar, nos entreter, e aprender. Com o mercado não seria diferente. Quando as pessoas precisam de um produto ou serviço, a internet é o meio principal em que elas realizam buscas de informações. E é nesse momento que o marketing digital entra! 

Simplificando, o marketing é um conjunto de estratégias que visam a divulgação do seu produto, boa comunicação com clientes, construção e consolidação da imagem da empresa e, como consequência,  são atrativas ao seu público-alvo.

Dessa forma, o marketing digital é a implementação dessas estratégias de forma criativa através da internet. 

Agora que você já sabe isso, vamos às nossas dicas de marketing digital! 

 

1. Defina as personas do seu negócio e o seu público alvo

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Definir o seu público alvo é o primeiro passo na hora de desenvolver sua estratégia de marketing. Criar personas significa criar personagens fictícios que representam expectativas de comportamento do consumidor. Assim, para isso, é preciso definir qual grupo de características e ações definem os seus clientes em potenciais. 

Pense sobre os seus clientes ideais, atuais e possíveis clientes para criar essas personas. 

  • Pense sobre características como idade, gênero, profissão e localidade a respeito desses clientes.
  • Caso sua empresa ofereça mais de um serviço ou produto, pense sobre como identificar as características de diferenciam quem consome cada produto. 

Depois de analisar sobre esses pontos, é hora de criar esse perfil de pessoas que são o público alvo do seu negócio, ou melhor, as personas. 

 

2. Divulgue sua empresa nas redes sociais

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Como falamos anteriormente, mesmo que o seu negócio não seja digital, as pessoas usarão a internet para pesquisar mais sobre os seus produtos e serviços. Por isso, ter presença consistente nas redes sociais é essencial para uma empresa.

Através do Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo Whatsapp é possível estreitar as relações entre empresa e cliente. Essa interação é muito importante para criar confiança além de ser essencial, inclusive, para que a empresa possa refinar serviços e atendimentos com base na opinião do cliente. 

Lembre-se que, apesar de estarmos em um mundo conectado, as relações interpessoais ainda são persuasivas na hora de influenciar alguém a consumir o seu produto. Dessa forma, um cliente satisfeito, possivelmente indicará o seu serviço para pessoas que fazem parte do seu círculo social. Aproveite as redes sociais para criar esse elo de confiança com o cliente. 

 

3. Produza conteúdos de qualidade

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Ter uma presença online consistente vai muito além de conseguir cliques ou visualizações. É preciso fazer com que as pessoas se interessem pelo que sua marca tem a dizer. Seguidores interessados geram engajamento e isso é o diferencial de um bom marketing digital. Dessa forma, a criação de conteúdo consistente, de qualidade e com informações úteis é essencial para uma boa estratégia de marketing. 

Crie conteúdos que contemplem dúvidas frequentes que as pessoas possuem sobre o seu ramo. Para isso, não se esqueça de aplicar técnicas de SEO e palavras-chaves- explicaremos mais sobre isso nos próximos posts. Além disso, se mantenha antenado(a) às necessidades do seu público-alvo. Um conteúdo de qualidade que atenda à essas demandas são capazes de seduzir novos clientes. 

 

4. Promova campanhas de marketing pagas para um maior alcance

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Às vezes um conteúdo de qualidade não consegue sozinho o alcance orgânico esperado. O que fazer quando isso acontece?

São diversas as possibilidades de executar campanhas pagas na internet. Neste ponto, você precisa unir os tópicos enumerados anteriormente para executar uma campanha de sucesso. A mídia paga permite que você segmente seu conteúdo de acordo com seus objetivos e público alvo. Dessa forma, é possível fazer com que os anúncios apareçam apenas para as personas interessantes ao seu negócio. Assim, ao invés de pagar caro em uma campanha com um grande alcance, mas que gera poucas compras, na campanha digital é possível executar uma campanha inteligente focada no alcance de compradores em potencial. 

Lembre-se de criar campanhas que comuniquem diferentes mídias. Divulgue seu Blog Post no Facebook e Twitter, patrocine seu Podcast no Instagram e nunca se esqueça de  compartilhar links das suas redes sociais no seu site! 

 

5. Seja criativo e tente sempre criar novas estratégias. 

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Todo mundo sabe que essa história de “pensar fora da caixa” não funciona sem experimentação. Ser criativo é uma questão de se permitir errar e aprender com as experiências. 

Assim, sempre que for colocar uma estratégia de marketing em ação, é preciso de atenção e análise. Caso uma campanha não tenha dado certo, é hora de pensar em outro plano que contemple seus objetivos. 

Testar diferentes estratégias é uma forma de conhecer mais o cliente e, assim, refinar sua sensibilidade na hora de se comunicar com ele. Certifique-se de anotar e tabelar essas informações para que, nas próximas campanhas, elas possam ser utilizadas de forma otimizada.  

Gostou? Acompanhe o nosso Blog para mais dicas sobre soluções digitais 🙂

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