Sua organização tem complaince de ESG?

maio 25, 2023 | Experiência do CLiente, tecnologia, Transformação Digital

70 / 100

Sua organização tem Complaince de ESG?

Compliance e ESG (Environmental, Social, and Governance) são conceitos diferentes, mas complementares, e ambos são importantes para o sucesso sustentável de um negócio. Eles estão relacionados na medida em que os dois se referem a práticas de negócios 

responsáveis e sustentáveis. O Compliance e o ESG são importantes, mas têm objetivos diferentes. O primeiro se concentra em garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos, enquanto o ESG busca garantir que a empresa atue de forma sustentável e responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade em geral. 

Mas antes de abordarmos o tema a fundo, vamos explicar o que significa cada termo e como eles funcionam na prática.

O que é Compliance?

Compliance é um termo inglês que significa “estar em conformidade” ou “estar em cumprimento”. Na prática, compliance é um conjunto de práticas e medidas adotadas por uma empresa para garantir que suas operações estejam em conformidade com leis, regulamentos, normas e padrões éticos estabelecidos em cada país, além de preservar a integridade da empresa e prevenir possíveis riscos e danos.

As vantagens da implementação de compliance na sua organização são a  redução de riscos legais e financeiros, aumento da transparência e credibilidade, melhora da reputação da empresa, além de possibilitar a entrada em novos mercados e a conquista de novos clientes. Para aplicar o compliance ao seu negócio, é preciso identificar os riscos e as leis e regulamentações aplicáveis ao seu setor, criar políticas e procedimentos internos, treinar funcionários, monitorar constantemente a implementação das medidas de compliance e realizar auditorias regulares.

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, meio ambiente, social e governança. É um conjunto de práticas e critérios adotados pelas empresas para avaliar seu desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança, considerando não apenas seus resultados financeiros, mas também seu impacto na sociedade e no meio ambiente.

O E de Environmental, refere-se ao meio ambiente e à sustentabilidade. Isso inclui preocupações com a emissão de poluentes, consumo de energia, gestão de resíduos, entre outros. Já o S de Social, se refere a questões sociais, tais como relações de trabalho, direitos humanos, diversidade e inclusão, e saúde e segurança dos colaboradores. Por fim, o G de Governance, se refere à governança corporativa, incluindo a transparência nas operações, a responsabilidade dos líderes, o combate à corrupção e a ética nos negócios.

A aplicação do ESG no seu negócio começa com a definição de políticas e práticas que abrangem os três pilares. Isso envolve avaliar os impactos ambientais das suas operações, promover relações de trabalho justas e seguras, garantir a diversidade e inclusão na empresa, ser transparente e ético nas operações, por exemplo.

O que quer dizer “compliance em ESG?”

“Compliance em ESG”  envolve a adoção de práticas empresariais que levem em consideração os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e que busquem atender às expectativas do mercado em relação ao desempenho nesses critérios.

Para alcançar o compliance em ESG, a empresa deve ter políticas e procedimentos em vigor para se certificar que sua conduta empresarial esteja de acordo com as normas ambientais, sociais e de governança. Isso pode incluir a realização de auditorias ambientais e sociais, a implementação de práticas de governança corporativa, a redução de emissões de carbono, a promoção da diversidade e inclusão, e outras iniciativas semelhantes.

Os benefícios do compliance em ESG incluem a melhoria da imagem da empresa, a redução de riscos e custos associados a não conformidade, a atração de investidores ESG e a geração de valor compartilhado para a sociedade e o meio ambiente. No entanto, o cumprimento dessas exigências pode apresentar desafios, como a necessidade de mudanças na cultura e processos empresariais existentes, bem como custos adicionais para implementação de novas iniciativas.

Como implementar Compliance de ESG na sua empresa?

Implementar compliance de ESG na empresa é um processo complexo que requer planejamento e comprometimento. Alguns passos que podem ser seguidos para implementar o compliance de ESG dentro da sua empresa são:

1) Realizar uma avaliação inicial: 

Antes de implementar o compliance de ESG, é importante realizar uma avaliação inicial para entender os riscos e oportunidades de ESG na sua empresa. É importante avaliar a sua cadeia de suprimentos, riscos de reputação, uso de recursos naturais e governança.

2) Definir uma estratégia: 

Com base na avaliação inicial, defina uma estratégia clara de ESG para a empresa. Esta estratégia deve ser orientada por metas e objetivos específicos e deve estar alinhada com os valores e missão da empresa.

3) Criar um plano de ação: 

Crie um plano de ação para implementar a estratégia de ESG. Este plano deve incluir medidas específicas que a empresa tomará para implementar os princípios de ESG em todas as suas operações.

4) Estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação: 

Para garantir que a estratégia de ESG esteja sendo implementada com sucesso, é importante estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação. Isso permitirá que sua empresa metrifique e acompanhe seu progresso em relação às metas e objetivos estabelecidos. 

O mais interessante é que a Listra pode desenvolver um sistema específico para sua empresa, já que temos diversos profissionais especializados em criar essa tecnologia. Para fazer um orçamento, basta entrar em contato conosco clicando aqui.

Conclusão

O compliance de ESG é importante para uma empresa por vários motivos. Primeiramente, ele ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos relacionados à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, reduzindo assim o risco de multas e sanções legais.

Além de ajudar a melhorar a reputação da empresa entre os investidores, clientes, funcionários e outras partes interessadas, o compliance de ESG pode levar a benefícios financeiros diretos, como redução de custos de energia, água e matérias-primas e aumento da eficiência operacional. Ajudando, também, a reduzir riscos operacionais e financeiros associados a questões como mudanças climáticas, práticas trabalhistas inadequadas e corrupção.

Como cada vez mais investidores e clientes estão exigindo que as empresas demonstrem um compromisso com a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança corporativa, o compliance de ESG vai se mostrando fundamental para empresas que buscam crescimento.

Portanto, deixe a Listra te ajudar a ser uma delas. Entre em contato com nosso time de especialistas e desenvolva um sistema de Compliance de ESG específico para sua organização.

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *