MVP não é sinônimo de um produto mais barato. Saiba o porquê!

jun 25, 2021 | Desenvolvimento, Metodologia Agil, tecnologia, Transformação Digital

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Um produto mínimo viável (MVP ou minimum viable product, em inglês) nem sempre é uma versão menor do seu produto final. Apesar da compreensão popular em torno do termo ser essa, é importante ter em vista as implicações de se considerar o MVP como uma simples redução de custos. Mais do que isso, o bom MVP estabelecerá as vantagens, desvantagens, usabilidade e viabilidade de um produto, o tornando real para o cliente. Desta forma, será possível, então, dar um passo adiante na formulação de um produto que atenda as necessidades e expectativas estabelecidas. Vem com a Listra Digital para entender melhor isso! 

 

Entenda como é na prática: 

Imagine que a sua empresa esteja estudando para fazer o MVP do seguinte produto: uma câmera acoplada em um drone que seja capaz de coletar imagens de campos agrícolas a fim de identificar as necessidades da plantação de acordo com esses dados. Através desses dados agricultores poderiam avaliar se as plantações necessitavam de água, fertilizantes, se alguma praga ameaça a saúde das plantas, etc. Afinal, com dados como esses fica mais fácil identificar soluções mais baratas e assertivas para problemas comuns de quem trabalha no campo. 

Assim, o seu negócio principal será, portanto, prover dados importantes para uma agricultura mais  integrada, econômica e inteligente. Essas informações parecem interessantes para um agricultor, não parecem? Seguimos. 

mvp

Após identificado que os clientes em potencial possuem interesse neste produto, estará na hora de torná-lo viável e, sobretudo, chamar a atenção da urgência deste tipo de serviço no mercado. 

 

Entretanto, vamos supor que a sua equipe de engenheiros, tenha acreditado que os objetivos deste MVP sejam: 

 

Demonstrar o voo do drone;

Mostrar que o software poderia unir todas as imagens da plantação;

Apresentar os dados para o agricultor de uma forma que ele pudesse usá-los.

 

Neste exemplo, a única conclusão possível para o MVP será o da compra do drone, afinal, eles pretendem demonstrar o seu voo sob as plantações. Além disso, o uso do drone exige a compra da câmera específica e também do desenvolvimento do software capaz de processar e apresentar estes dados para o agricultor.   

 

O propósito e o problema

 

Neste exemplo dado, o objetivo da sua empresa foi bem delimitado, entretanto, no estabelecimento do MVP este objetivo foi confundido com os processos para alcançar o produto. Assim, a vontade de entregar um produto especializado e novo no mercado ofuscou outras possibilidades de validação do produto junto ao cliente. Por exemplo, com uma qualidade inferior, talvez, porém, com menos gastos e menos trabalho seria possível entregar dados inteligentes sobre uma plantação, não da forma que a sua empresa anseia como produto final, mas numa forma semelhante, que seja capaz de dar uma “amostra” do que será este produto. 

 

Assim, se a hipótese da equipe era de que seria possível fornecer dados importantes pelos quais os agricultores pagariam, no final das contas, não fazia a menor diferença para o agricultor obter seus dados de satélites, aviões alugados, drones ou celulares, desde que eles tivessem as informações em mãos. Os gastos com um equipamento e desenvolvimento nesta fase poderiam ser enxugados se os critérios do MVP estivessem mais claros. 

Conclusão

Problemas como este podem causar um aumento considerável de gastos numa etapa em que os testes são importantes, porém, também são investimentos de risco, e por isso, devem ser atenuados. 

 

É verdade que as boas estratégias e uma boa delimitação de objetivos são capazes de guiar um MVP em direção a um produto mais barato. Entretanto, esta nem sempre é uma verdade, afinal, na falta de uma equipe coordenada com estes processos existe sempre a possibilidade de se gastar mais dinheiro na validação de um produto que pode não atender as expectativas. 

 

Na Listra Digital entregamos produtos inovadores que impactam diretamente no seu modelo de negócio pois acreditamos que os dados e a avaliação correta de objetivos e resultados são essenciais no mercado atual. Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer!

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