Com o avanço dos processos de transformação digital, o departamento de TI vem se tornando cada vez mais central no funcionamento de uma empresa. A tendência é que grandes, médias e até mesmo pequenas empresas invistam cada vez mais em soluções que integrem o time de TI com as demais áreas, a fim de conseguir que esse setor gere mais valor, com mais decisões orientadas por dados, redução de custos e aumento da produtividade e da lucratividade.
Além disso, a integração do TI com os demais departamentos de uma empresa é um salto importante para o crescimento e fortalecimento de diversos negócios. Leia o post completo e descubra mais sobre este processo.
Mas por que é importante integrar o TI?
Bom, primeiramente é preciso lembrar que os avanços da tecnologia no nosso contexto estão estimulando as empresas a focarem mais no setor de TI. Neste ambiente de investimento e crescimento é comum que diversas empresas vejam o potencial do departamento para ações mais estratégicas, alinhadas diretamente com as principais necessidades das companhias.
Assim, o departamento se apresenta como ótimo ambiente para análise e compreensão de questões que envolvem os valores e cultura corporativos, bem como as peculiaridades, demandas e responsabilidades e limites de cada departamento. Além disso, o profissional de TI também pode e deve conhecer produtos, serviços, novos projetos, processos diretos e indiretos, e todas as interligações entre esses pontos.
É com base nesse conhecimento e análise que se torna possível elaborar um plano contendo as programações necessárias para garantir uma melhor infraestrutura, bem como equipamentos, softwares e demais recursos de gestão e automatização de processos dentro da empresa.
Veja agora algumas ações que ajudarão no processo de integração entre TI e outros setores!
Dê prioridade para projetos colaborativos!
É comum que exista um certo distanciamento natural entre setores quando uma empresa não valoriza a integração e a adoção de metodologias ágeis dentro de processos. Entretanto, criar propostas colaborativas é uma forma inteligente de por meio de fazer com que o profissional em tecnologia da informação conheça melhor o cotidiano das outras áreas do negócio e as principais dificuldades que elas enfrentam.
Por exemplo, através de um software bem elaborado pelo TI para uma empresa, ou uma plataforma interna bem feita para que os funcionários acessem de forma integrada todos os dados e serviços em andamento, podem gerar uma produção muito mais ágil e maior, e, consequentemente, maior fluxo financeiro para a empresa. A ideia de interdependência e intercomunicação entre membros de departamentos distintos será, portanto, essencial neste processo.
Defina objetivos comuns em toda empresa
Bem como no outro tópico, a palavra chave aqui é colaboração. Para que os setores dialoguem, é preciso também estabelecer alguns objetivos em comum. Defina os valores e a missão da empresa, qual a razão dela existir e evidencie isso para os colaboradores. Assim, eles entenderão que, mesmo com atribuições diferentes, devem buscar os mesmos fins.
Invista e incentive a comunicação entre os colaboradores
A troca de experiências e de conhecimentos é essencial para o crescimento pessoal de cada funcionário e da empresa como um todo. Por isso, para a integração de setores será essencial incentivar uma cultura que valorize a colaboração e uma comunicação interna consolidada. Dessa forma, os funcionários poderão conversar, tirar dúvidas e resolver problemas juntos, agilizando o atendimento ao cliente e o compartilhamento de informações.
É bom para o cliente porque também é bom para a empresa.
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