Qual a diferença entre: Product Owner (PO) e Product Manager?

abr 6, 2021 | Metodologia Agil, tecnologia, Transformação Digital

82 / 100

 

Se você trabalha com tecnologia, certamente já ouviu falar nos profissionais de Product Owner (PO) e de Product Manager (PM). Mas, você sabe quais os papéis e atuações de cada um desses especialistas? Então vem com a gente! Leia o post completo e descubra  o impacto e a diferença do PO e do PM para a suas entregas! 

 

Quem é o profissional de Product Owner? 

 

O Product Owner é um papel que surgiu com a emergência dos scrums de metodologia ágil. Ele age como um representante máximo do cliente dentro do time de desenvolvimento, o porta-voz dos usuários do produto, o dono das prioridades e das regras de negócio para o time de desenvolvimento. O seu papel será o de maximizar o valor do produto e do trabalho do time de desenvolvedores, além do gerenciamento do backlog. 

via GIPHY

Outra expertise do PO será a qualidade do produto, alinhando esta entrega ao planejamento estratégico da empresa. Assim, o Product Owner é o profissional que captura demandas, alinha expectativas, cobra a equipe continuamente sobre as metas, envolve o cliente no projeto, analisa custo, esforço e repassa as responsabilidades para o time. Além disso o PO é responsável por comunicar o status para os outros envolvidos externos. 

 

Mas, então, o que é Product Manager? 

 

O Product Manager é o profissional que faz o elo entre o desenvolvimento, o UX e o Business. Por isso, este é um papel que reúne um grande conjunto de conhecimentos e habilidades – e tem responsabilidade enorme dentro de qualquer empresa. 

 

 Assim, o PM tem o papel de identificar, avaliar e validar insights que possam significar novas oportunidades de negócio ou melhorias para os produtos. Além disso, é importante que, assim como o PO, o Product Manager tenha capacidades interpessoais fortes e uma boa comunicação. 

via GIPHY

 

De forma bem simplificada, a grande diferença entre o PO e o PM é que o trabalho do PO é mais operacional e o do PM mais estratégico. Entretanto, essas funções podem se cruzar no dia a dia da empresa, uma vez que ambos profissionais atuam de forma dinâmica a fim de obter um produto final mais sofisticado com uma entrega mais otimizada.  É comum que um Product Owner que desenvolva um mindset de produto se torne um ótimo Product Manager no futuro. 

 

Algumas atividades operacionais (PO):

Escrita de histórias; 

Gestão do backlog; 

Participação nos ritos do time; 

Tirar dúvidas do time. 

 

Algumas atividades estratégicas (PM)

Análise de dados de uso do produto; 

Alinhamentos com stakeholders; 

Atividades de liderança, sendo o principal 1-1; 

Participação de reuniões com diretoria;

Definições de roadmap. 

 

Viu só? Apesar das semelhanças entre o  Product Owner e o Product Manager as suas diferenças não são excludentes e devem ter como foco a colaboração com o cliente, a entrega ágil e a resposta dinâmica às diferentes mudanças e necessidades.

 

Esse post foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais! 

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *