Chatbots inteligentes alavancam os resultados da sua marca

out 5, 2021 | tecnologia, Transformação Digital, UX

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Como já foi explorado algumas outras vezes aqui no Blog da Listra Digital, um bom atendimento ao cliente pode ser o diferencial para a fidelização e formação de novos clientes. Mais do que isso, chatbots podem representar um passo adiante neste sentido, uma vez que combinam bom atendimento e tecnologia informacional 24/7. Seja para atendimento, suporte, captura e qualificação de leads no marketing e até mesmo para fazer pesquisas de satisfação do cliente, chatbots podem ser extremamente vantajosos para o seu negócio. Leia o post completo e descubra!

Ter o seu próprio robô não é mais coisa de ficção científica

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A utilização de robôs em atividades desenvolvidas por humanos foi, por muito tempo, considerada uma utopia. Entretanto, atualmente já é possível observar inúmeras utilidades proporcionadas pela automatização de processos. Este é o caso dos chatbots.

O comportamento do consumidor moderno mudou juntamente com o avanço de tecnologias de comunicação e informação. A utilização de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, Messenger e Telegram na comunicação com os clientes contribuiu para dinamizar o atendimento, possibilitando também, novas formas de conexão entre marca, cliente e satisfação.

Como dissemos neste post, com a ajuda de chatbots bem programados você consegue desenvolver um diálogo envolvente, que não tenha respostas automáticas demais, mas que também ofereça um serviço agradável e personalizado ao usuário.

A intenção é alcançar um equilíbrio para que a conversa com o consumidor flua de maneira simpática e ele ganhe com a agilidade no atendimento por chatbot.

Quais as vantagens dos chatbots para o atendimento?

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São inúmeras as vantagens em utilizar um chatbot em operações do seu negócio. Entre as principais destacamos:

Imediatismo e Agilidade: Cada vez mais se observa um mundo mais conectado e, neste cenário, clientes tendem a preferir comunicações por meios digitais. Essa forma de atendimento permite que o cliente possa executar diferentes atividades enquanto problemas são solucionados. Assim, a utilização de um chatbot conectado aos canais de atendimento pode ser um diferencial importante uma vez que a empresa poderá interagir de maneira imediata, indiferente do canal ou do horário do contato;

Redução do custo de aquisição de clientes: como é sabido, angariar novos clientes, bem como fidelizá-los, pode ser uma tarefa difícil e de alto custo. Por isso, ao utilizar chatbots é possível reduzir consideravelmente estes gastos a partir do processo de automatização, reduzindo a mão de obra humana, fazendo com que ele trabalhe para você e faça o encaminhamento ao setor responsável. É importante ressaltar que a aplicação de chatbots não exclui a necessidade de operadores humanos. Entretanto, será a partir da automatização que será possível otimizar o atendimento e a reduzir custos com call center, por exemplo.

Personalização: o chatbot se adequa a praticamente todos os tipos de negócio e pode ser construído de maneira personalizada, de acordo com as necessidades da empresa.

Melhorar a experiência do cliente: seja um lead ou um cliente, todos gostam de sentir que são importantes. A preocupação com o cliente deve acontecer desde o momento que antecede o fechamento até o pós venda. Utilizando um chatbot, esta experiência se torna positiva em qualquer etapa da jornada do cliente.

Em quais aplicações os chatbots podem ser utilizados?

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São diversas as aplicações dos chatbots e elas vão desde o atendimento ao cliente, pós venda e captação e geração de leads, até na utilização para pesquisas e ações de marketing e vendas.

Assim, por ser uma tecnologia altamente personalizável e adaptável, o chatbot pode ser utilizado para diferentes objetivos do seu negócio, não encerrando suas possibilidades nos exemplos dados, mas, ao contrário disso, permitindo que você ouse aplicá-los em funcionalidades jamais antes vistas.

Se você trabalha no setor de tecnologia, por exemplo, você pode utilizá-lo para capturar e qualificar automaticamente os leads que chegam e, assim, entregar os melhores para o time comercial negociar.

Além disso, setores com foco em cliente final como imobiliárias, locação de veículos, hotelaria, entre outros, podem usar um chatbot para direcionar os leads ao site, qualificar os serviços, receber feedbacks de atendimento e, quando integrados com um agenda, podem agendar reservas sem que precise um operador humanos.

O setor de varejo e serviços de delivery é outro setor que ganha muito com a aplicação dos bots. É possível que o seu chatbot atenda 24h por dia capturando os pedidos, registrando tudo no CRM e informando os clientes sobre as novidades e horários de atendimento.

Conclusão:

Não são poucas as vantagens de oferecer um atendimento que contemple a realidade e tecnologia esperadas pelos seus clientes. Se o mundo agora se conecta através de mensagens rápidas e instantâneas, a sua empresa deverá se adaptar às novas formas de comunicação, bem como às novas tecnologias. Os chatbots representam este passo no processo de atendimento e, mais do que isso, eles são uma forma barata e altamente lucrativa de se fazer isso.

Se você acredita que a sua empresa precisa se adaptar a estas novas mudanças e que os chatbots podem alavancar o alcance e resultados da sua empresa, converse com a Listra!

 

 

 

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