Desvendando como funciona a busca do Google e como ela pode ajudar a sua empresa

set 23, 2021 | SEO

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Todos os dias, bilhões de pessoas usam o Google para pesquisar e fazer perguntas. Pode ser uma busca por uma receita, por um restaurante no centro da cidade ou por informações complexas sobre filosofia, saúde, ciências, questões financeiras, emocionais dentre tantas outras. Para tudo isso e muito mais, a Busca do Google pode ajudar pessoas a chegarem a soluções práticas e respostas que atendam suas expectativas. Já pensou o que isso significa no que tange o alcance e divulgação da sua marca? Leia o post completo para saber mais! 

 

As pessoas mudam e o Google muda também 

Segundo o próprio Google, cerca de 15% das pesquisas feitas diariamente são inéditas, o que representa um desafio para a plataforma no que diz respeito à entrega de resultados cada vez mais assertivos. Se os tópicos de interesse variam nessa velocidade, é esperado que a própria plataforma se modifique com o tempo a fim de alcançar as tendências indicadas pelos usuários. Se você começou a trabalhar com SEO ainda na década de 1990, por exemplo, deve lembrar que naquela época bastava adicionar algumas palavras-chave no texto e, sem dúvidas, o seu site seria bem ranqueado. 

 

Além disso, era comum que os programadores compartilhassem links de seus sites nos espaços para comentários, aumentando o seu acesso e visibilidade. Naquela época era certo que essas estratégias funcionavam, entretanto, hoje o que vemos é intersecção de outros fatores relevantes para bons resultados como as redes sociais, podcasts, e até mesmo a própria forma como o site de buscas divulga publicidades e conteúdos patrocinados. 

 

Neste cenário, não é exagero afirmar que com a quantidade de informações disponíveis online, seria quase impossível encontrar o que se procura se não fosse com essa ajuda obtida através da automatização de resultados. Se adaptar a essas mudanças é o segredo principal para se ter um site de sucesso. 

 

Mas, afinal, como funciona a busca do Google?

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Com a grande quantidade de informações disponíveis na internet, encontrar o que você precisa seria quase impossível sem uma ajudinha. Na tentativa de encontrar um resultado que mais se aproxima daquilo que você deseja, o Google, em uma fração de segundo, examina centenas de bilhões de páginas da Web e outras informações.

 

Nessa busca, vários fatores, dados e sinais são considerados. São levadas em conta as palavras da consulta, a relevância e usabilidade das páginas, a especialidade das fontes, a localização, as configurações do usuário, dentre outras. A data de publicação, por exemplo, pode ser relevante quando se pesquisa por notícias, entretanto, não é tão importante em se tratando de uma busca por um sinônimo ou significado de uma palavra no dicionário, por exemplo. Assim, o mecanismo de busca levanta as categorias mais relevantes na hora de apresentar o resultado que você vê na primeira página. 

 

Os fatores mais importantes para determinar os resultados na primeira página 

 

Significado da consulta: O Google possui um refinamento no que tange os diferentes significados e contextos da palavra chave pesquisada. De fato, manga por exemplo, pode corresponder tanto a fruta quanto à manga de uma camisa. Para refinar esses significados de modo a acertar aquilo que você deseja, o site desenvolveu formas de lidar com a correção ortográfica de palavras. Além disso, foram desenvolvidos modelos de linguagem que buscam decifrar em poucas palavras, qual o conteúdo disponível é mais útil.

 

Relevância: Além de avaliar palavras-chave, os buscadores do Google também analisam a relevância do conteúdo de outras maneiras. Para isso, são utilizados dados de integrações agregados e anonimizados para avaliar se um resultado é mais relevante para você. 

Google seo

Qualidade: Conteúdos que apresentam maior confiabilidade tendem a rankear melhor no Google. Para isso, são analisados os sinais que podem ajudar a determinar tipos de conteúdo que demonstrem especialidade, autoridade e confiabilidade. A utilização de links externos e outras estratégias de construção de conteúdo devem ser levadas em consideração, neste sentido. 

 

Usabilidade: A experiência do usuário na usabilidade do seu site também é um fator relevante para o rankeamento. Quando vários resultados são parecidos, um conteúdo mais acessível pode ter um melhor desempenho.

 

Isso significa que o SEO sempre muda?

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Sim, o SEO está sempre mudando a cada ano com o lançamento de novos algoritmos do Google, programados para entregar melhores resultados. Aliás, tenha em mente que a empresa tem o objetivo de entregar aos usuários resultados cada vez mais específicos e personalizados de acordo com sua localidade, interesse, idade, pesquisas anteriores, dentre outros. Desta forma, as estratégias de SEO, bem como a construção visual e de conteúdo do seu site, devem caminhar de acordo com as novidades estabelecidas pelo mecanismo de busca. 

 

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