5 tendências de marketing para ficar de olho em 2022

mar 17, 2022 | Marketing, Marketing Digital, Metodologia Agil, Novidades, SEO

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O ano começou oficialmente e agora é hora de focar ainda mais nas tendências para os próximos meses. Algumas novidades fazem parte de um movimento que acontece anterior a 2022, como por exemplo, a relevância das assistentes de voz na transformação do marketing. Entretanto, como veremos a seguir, ocorrerá uma acentuação de tais indicativos, o que sugere a urgência de ações neste sentido. Além dessa, muitas outras tendências prometem aquecer o mercado e, por isso, selecionamos as 5 principais para você ficar por dentro de tudo. Vamos lá? 

 

Análise de dados e Machine Learning

 

Segundo dados do Google, cerca de 85% dos executivos acreditam que a inteligência artificial (AI) permitirá que as suas empresas mantenham ou obtenham uma vantagem competitiva em relação às concorrentes. Isso significa um efeito cascata quando se trata de ações e investimentos do mercado, incentivando que outras empresas adotem modelos similares de data analysis. Assim, o uso de Machine Learning aplicado à análise de dados preditiva é uma das grandes tendências para 2022 e também para os próximos anos. A inteligência de máquina, entretanto, não substitui, ainda, o componente humano no tratamento, organização e avaliação dos dados relevantes para as suas métricas. 

 

Sendo assim, profissionais de marketing podem identificar oportunidades atrativas para aplicação de machine learning, porém, somente cientistas de dados podem implementá-las. O principal ponto aqui é investir em equipes multidisciplinares e diversificadas capazes de compreender oportunidades e testes interessantes para alavancar métricas e traçar estratégias de marketing digital ainda mais robustas e personalizadas. 

 

Newsletters

Sabemos que não é fácil competir com a avalanche de conteúdo disponível na Internet. Assim, aplicar estratégias multimídias e multiplataformas tem dado bons resultados no que tange o alcance do seu conteúdo. Portanto, a utilização de newsletters como forma de disseminar informações relevantes para públicos segmentados também deve ser uma estratégia de marketing no radar da sua empresa. 

 

Com o foco nos interesses, anseios e medos dos clientes, o potencial das newsletters é enorme. Iniciativas como o Substack e os editores de newsletters do LinkedIn e Twitter estão dando ainda mais vida a esse canal, amplificando as vozes de quem já trabalha nessas redes e promovendo espaço para novos criadores.

 

Experiência por voz

mulher conversa com assistente virtual enquanto usa o notebook. tendências de marketing para 2022

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a relevância das assistentes virtuais por voz para o futuro da publicidade como conhecemos. Assim, milhões de pessoas ao redor do mundo estão interagindo, neste momento, com seus dispositivos através do comando de voz. Além disso, certamente você já utilizou a voz para controlar seu celular, para se orientar no trânsito pelo GPS, para fazer buscas na internet ou para reproduzir música. E como esquecer das mensagens de voz? Segundo dados do Google mais de 90% dos brasileiros já enviaram alguma mensagem de voz usando o smartphone.

 

Para além do exposto, investir em uma experiência de usuário personalizada ao comando de voz é também uma maneira de tornar o seu conteúdo mais acessível. Um jeito de aplicar tais ações é a construção de textos explicativos que se aproximem ainda mais da linguagem oral. Uma forma simples de fazer isso é criar interações com o (a) leitor(a). Legal, né? 

Acessibilidade

Idoso olhando para o aparelho celular com dúvida. Tendência de marketing tudo que você precisa saber para o proximo ano

Falando nisso, a acessibilidade é outra tendência super relevante no radar daqueles que se dedicam ao marketing digital. Assim como o comando de voz, estratégias que contemplem a pluralidade de experiências possíveis às pessoas é um ponto central para os novos entendimentos da publicidade nos próximos anos.

 

Recursos como a utilização de legendas, descrições de áudios e imagens através de textos alternativos, bem como a diversificação do seu conteúdo, devem entrar no seu panorama. 

 

Estratégia mobile

grupo de pessoas discutem enquanto olham para seus smartphones e computadores pessoais. Tendências de marketing e compra

É impossível desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing sem considerar a otimização para aparelhos móveis. Dados indicam que no Brasil, 79% do tráfego total vem de tablets, laptops e, principalmente, smartphones. A previsão é que os números sejam ainda mais impressionantes em 2022.

 

Assim, é imprescindível que as estratégias de marketing da sua empresa, seja na construção de interfaces amigáveis para sites e apps bem como na criação de conteúdo, levem em consideração os acessos e interface mobile. 

 

Conclusão

Mesmo que sejam rápidas, mudanças não acontecem da noite para o dia. Apesar disso, adotar medidas que se alinham com tendências para o futuro pode ser um diferencial importante para empresas que não querem ficar para trás em um mercado tão competitivo como o digital. Na Listra Digital traçamos as melhores estratégias para negócios dinâmicos e modernos. Vem para Listra!

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