Topic clusters: dicas que impulsionam a sua estratégia SEO

jun 23, 2022 | Marketing Digital, SEO, tecnologia

85 / 100

Nos nossos últimos posts tratamos sobre algumas estratégias para tornar o seu site mais responsivo e otimizado nos rankings dos principais buscadores. Para integrar este tema, no post de hoje falaremos sobre Topic clusters. Essa estratégia consiste em criar conteúdos relacionados a fim de construir um conhecimento mais robusto sobre determinado assunto. 

Venha com a Listra Digital entender o porquê deste assunto ser tão relevante para a sua pauta! 

O que exatamente são topic clusters 

Em tradução literal, topic clusters seriam algo próximo de “grupos de conteúdo”. De tal modo, essa é uma estratégia de criação e disposição de conteúdos que visa aprofundá-los e conectá-los. Em suma, é um método que vem ganhando popularidade no mundo inteiro entre os desenvolvedores de sites e blogs. 

A razão deste movimento se deve ao potente valor agregado que essa estratégia traz para o conteúdo. Ao invés de desenvolver um tema denso em uma única página, com os tópicos agrupados será possível construir um conteúdo mais elaborado linkando um ao outro e, com isso, trazendo mais relevância. Sobretudo é interessante fazer isso pois se alcançam diversos leitores e etapas do funil. Além disso, será uma forma de educar possíveis clientes sobre um assunto importante para a sua marca. 

Atualmente, essa é uma das melhores estratégias de SEO para o seu negócio. Isso porque, ao usar a técnica dos topic clusters, você cria uma relação próxima entre diferentes conteúdos dentro da página. Mais adiante falaremos um pouco sobre os componentes dessa estratégia.

Como funciona a estratégia de Topic Cluster?

O primeiro passo para que a estratégia dê certo é fazer um planejamento prévio com os tópicos que irão constituir o conteúdo. A partir daí é preciso fazer um levantamento e pesquisa de palavras-chave, afinal, é preciso ter coerência na hora de estruturar essa construção. 

Outro ponto importante é que não adianta começar a produzir conteúdo de uma forma desordenada e acreditar que isso será o suficiente. Existem três elementos que fazem parte dessa estratégia SEO. São eles: o Pillar Post, Clusters e links internos. Veja como eles se constituem a seguir:

1- Pillar Post

Topic clusters na imagem um pin central vermelho aglutinado a outras taxinhas a partir de um fio

Esse é o principal conteúdo do grupo. Ele funciona como o centro da estrutura e servirá como ponto de sustentação ao conteúdo produzido posteriormente. De tal modo, é essencial que o pillar post cubra de maneira abrangente o tema selecionado abrindo espaço para outras discussões.

Neste  conteúdo é ideal que o volume de busca da sua palavra chave seja relevante, assim ficará mais fácil obter resultados interessantes no que tange o crescimento e sua estratégia SEO. 

Portanto, lembre-se de construir o seu Pillar Post a partir de uma palavra-chave ampla, que atenda a uma vastidão de assuntos e tópicos. O ideal é que sejam abordados temas fundamentais para a sua empresa e o seu segmento.

2- Clusters ou textos satélites 

topic clusters: na imagem um campo comstélites apontando para o céu

Os clusters são os materiais produzidos em torno do conteúdo central. A ideia é que neste ponto sejam produzidos textos complementares mais específicos. Os clusters também são chamados de textos satélites, que devem fazer o apontamento para o conteúdo principal.

O ideal é que tratem de apenas um tema, sem entrar em outros assuntos. Por exemplo, se o objetivo é falar sobre “palavra-chave”, é melhor evitar o prolongamento em temas sobre SEO, off Page e outras coisas do tipo. O objetivo aqui é que o assunto definido seja esmiuçado.

Cada pillar pode contar com um número variado de textos satélites e estes serão determinados após uma pesquisa de palavras-chave. O ideal é que exista uma conexão entre eles, para que o Google perceba a presença dessa estratégia.

3- Links internos

Falando em conexão, o terceiro elemento primordial para que sua estratégia obtenha sucesso é utilização de links internos. Serão os links internos os responsáveis por criar as conexões necessárias dentre os conteúdos. Assim, fica mais fácil para os mecanismos de busca identificarem a organização interna entre as páginas. 

Em suma, todos os Clusters devem estar linkados em seu Pillar. O Pillar Post também deve fazer linkagem para o Cluster. Assim, o leitor que está em alguma página poderá buscar mais informações sobre determinado assunto. Isso dará mais visibilidade ao seu site e/ou blog, além de impulsionar os resultados SEO. Trabalhe de uma forma que o conteúdo seja valorizado e permita que isso seja visto pelo Google.

Conclusão

Nas últimas semanas mostramos na prática como os temas podem e devem ser trabalhados de forma global e conectada. Ou seja, se você observar, praticamos a técnica dos Topic Clusters de forma orgânica, articulando temas que tangem a otimização do seu site, estratégias na construção de conteúdo, bem como elaboramos uma técnica de linkagem essencial para impulsionar a estratégia SEO da sua marca.

Viu só a importância de um conteúdo rico para a construção de uma linha editorial concisa e atraente? Na Listra Digital possuímos a expertise necessária para fazer com que a sua empresa se destaque diante das outras nos principais buscadores.
Entre em contato com a Listra  e venha se destacar no mundo digital!

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *