Growth Marketing é uma forma de fazer um marketing que visa o crescimento da sua empresa. Em uma tradução livre o conceito significa “marketing de crescimento” e trata-se de aplicar estratégias práticas que vão gerar um benefício financeiro no curto, médio e longo prazo da sua empresa. Com isso, uma série de análises devem ser feitas utilizando algumas métricas.
Neste conteúdo, abordaremos os principais indicadores de Growth Marketing e o impacto de cada um nas estratégias que a sua empresa pode adotar.
O que é Growth Marketing?
Growth Marketing é uma abordagem estratégica para o marketing que se concentra no crescimento escalável de um negócio. Ao contrário do marketing tradicional, que muitas vezes se concentra em campanhas publicitárias únicas ou iniciativas de marketing isoladas, o Growth Marketing é uma abordagem orientada a dados e com foco em resultados, que envolve a experimentação constante e a otimização de cada etapa do funil de vendas.
O objetivo do Growth Marketing é identificar as táticas mais eficazes para alcançar um crescimento escalável e sustentável do negócio. Para isso, os profissionais de Growth Marketing usam uma variedade de técnicas, incluindo marketing de conteúdo, SEO, publicidade online, marketing de mídia social, email marketing, análise de dados e testes A/B.
Para verificar a eficiência dessas técnicas é necessário metrificá-las. Mais abaixo explicaremos em detalhes quais são as principais e como é feito a análise de cada uma.
Qual a importância do Growth Marketing?
Como falamos anteriormente, empresas que utilizam das técnicas de Growth Marketing crescem de forma sustentável e escalável, por meio de uma abordagem orientada a dados e focada em resultados, gerando diversos benefícios.
Talvez, sua principal vantagem, é o foco em resultados por meio das métricas-chaves analisadas, como taxa de conversão, taxa de retenção e valor do cliente. Isso permite que as empresas tomem decisões de marketing direcionadas e mais bem informadas.
Além disso, com o Growth Marketing, é mais fácil identificar as táticas mais eficazes que funcionam para sua empresa, já que a experimentação constante e a análise de dados é constante. Isso permite que as empresas invistam em iniciativas de marketing que têm o maior impacto, maximizando seu retorno sobre o investimento.
Outro ponto relevante são as constantes otimizações realizadas dentro do funil de vendas de cada empresa, melhorando a experiência do cliente e maximizando as conversões, aumentando a receita de faturamento.
Métricas de Growth Marketing que você precisa conhecer
As métricas de Growth Marketing mais importantes variam a depender do tipo de negócio, da indústria e dos objetivos específicos de cada empresa. Porém, existem algumas métricas comuns que são frequentemente usadas para medir o sucesso de uma estratégia de Growth Marketing:
1) Taxa de conversão:
A taxa de conversão mede a porcentagem de visitantes do site ou leads que se convertem em clientes. É uma métrica importante porque mostra o quão eficaz é o funil de vendas da empresa em transformar leads em vendas.
Quando essa taxa está abaixo do esperado algumas hipóteses podem ser levantadas, como, por exemplo, problemas com o carregamento da página, equívocos na comunicação textual da empresa ou até mesmo erro na hora do setor comercial entrar em contato com o potencial cliente.
2) Taxa de retenção:
A taxa de retenção mede a porcentagem de clientes que continuam a usar os produtos ou serviços da empresa após um período de tempo definido. É uma métrica importante porque mostra a capacidade da empresa em manter seus clientes satisfeitos e engajados a longo prazo. Esses pontos dependem do que a empresa vende, assim como seu número base.
3) Valor do cliente:
O valor do cliente mede o valor financeiro médio que um cliente traz para a empresa ao longo do tempo. É uma métrica importante porque permite que a empresa calcule o retorno sobre o investimento em aquisição de clientes e determine quanto pode investir em marketing para adquirir novos clientes.
Geralmente, empresas com um funil de vendas estruturado (com upsell e downsell) aumentam seu ticket médio usando essa estratégia, além claro, de uma boa estratégia de pós-vendas.
4) Custo de aquisição de cliente (CAC):
O custo de aquisição de cliente mede o custo médio que a empresa gasta para adquirir um novo cliente. É uma métrica importante porque permite que a empresa determine o custo efetivo de suas iniciativas de marketing e estabeleça um orçamento de marketing apropriado.
É importante relacionar essa métrica a métrica anterior, já que, por vezes, o Valor do cliente no médio e longo prazo pode compensar o custo de aquisição de cada cliente.
5) Retorno sobre o investimento em marketing (ROI):
O ROI mede o retorno financeiro gerado pelo marketing da empresa. É uma métrica importante porque permite que a empresa determine se suas iniciativas de marketing estão gerando um retorno positivo sobre o investimento.
Considerações importantes
Existem diversas estratégias de marketing que podem ser interessantes e aplicadas a sua organização.E o Growth Marketing é uma delas, no entanto, ela funciona, assim como qualquer outra forma de marketing, por meio de profissionais que entendem do assunto e são especializados nele. Portanto procure sempre especialistas que se mantenham atualizados e dispostos a aprender as ferramentas, análises e métricas que vão surgindo a medida da aplicação dessas estratégias.
Aqui na Listra Digital contamos com profissionais capacitados para desenvolver projetos de Growth Marketing que irão potencializar os resultados e lucros do seu negócio. É a partir da troca e das estratégias ágeis de desenvolvimento que habilitamos os nossos colaboradores a adotarem a mentalidade growth em todas as esferas do desenvolvimento.
Parte deste movimento começa a partir da nossa consultoria e por isso, te convidamos a fazer um orçamento para que possamos montar estratégias únicas e personalizadas para o seu negócio. Se você quer ser cliente, faça já um orçamento com a gente! Até o próximo post!
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