Início de ano é quase sinônimo de novidades e mudanças. O empreendedor pode aproveitar esta época para rever e atualizar seus planos e também suas estratégias, começando pelo seu planejamento de marketing.
Para aproveitar este período de renovação, vamos passar por alguns tópicos que devem ser incluídos e bem executados para que você obtenha sucesso nas suas investidas. Se ainda não desenvolveu seu planejamento de marketing, ou caso esteja pesquisando sobre como atualizar o seu, confira todos os passos listados a seguir.
Saiba como fazer um bom planejamento de marketing
O empreendedor que deseja ter sucesso deve tratar seu planejamento de marketing como um livro de cabeceira. É importante fazer consultas regularmente, avaliar os principais pontos, analisar se tudo está sendo executado como planejado e anotar possíveis oportunidades ou ideias. Enfim, não se pode esquecê-lo depois de desenvolvido.
É o seu planejamento de marketing que lista em qual situação se encontra sua empresa, onde se deseja estar e, principalmente, o que você tem que fazer para conquistar seus objetivos. Desta forma, se quiser ter sucesso neste próximo ano confira alguns pontos que não podem faltar no seu plano:
Analise o seu público-alvo
Para quem busca realizar transformações neste ano, comece mudando a maneira como você lista as características de suas personas. Seja objetivo e vá direto ao que interessa: os comportamentos digitais!
Em vez de relacionar que seu público é formado por donas de casa, procure saber como as donas de casa consomem conteúdos digitais, acessam as redes sociais, enfim, como elas se conectam. Hoje em dia é mais interessante saber o tipo de conteúdo que seu público gosta de consumir do que se ele tem filhos, vai ao cinema ou coisas do tipo.
Conheça seus concorrentes
É comum o empreendedor listar aqueles que ele acha que são seus concorrentes, e faz isto em poucos minutos. Entretanto, a verdade é que o marketing digital, por exemplo, permite que empresas completamente distintas da sua sejam suas concorrentes e disputem o mesmo espaço com você.
Por isso, no seu planejamento pode ser mais interessante listar o tipo de perfil, em vez de dar nomes, citando somente exemplos de outras empresas que prestam os mesmos serviços que você.
Prepare sua estratégia
É preciso que no seu planejamento de marketing conste todo o seu arsenal criativo e também as ferramentas disponíveis. Não deixe de incluir as principais qualidades de sua equipe! Quando definir quais ações serão executadas dentro da sua estratégia, você deve incluir os seus diferenciais. Isto lhe poupará um bom tempo, além de melhorar a qualidade na execução das tarefas. Não se esqueça da questão financeira e quanto de investimento será destinado à sua estratégia.
Programe a execução
Esta programação não é apenas para desenvolver o seu cronograma e quem será o responsável pelas execuções. Serve também para incluir e listar as questões técnicas, que são muito importantes no monitoramento.
Faça a mensuração
Se você conseguiu realizar todos os passos anteriores, a mensuração será a parte mais fácil de seu planejamento de marketing, não existindo dificuldades para checar os resultados. Daí o importante é estar pronto para repetir todos os passos novamente!
Um dos segredos para se ter sucesso, é saber replicar o que está dando certo. E as contas são simples para comprovar isso. Se todo o seu investimento lhe rendeu x, dobrando este investimento terá 2x em resultados. Obviamente que estamos falando na teoria, mas em termos de marketing isto é completamente possível.
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