Como alcançar diferentes públicos em diferentes redes sociais?

fev 8, 2024 | Marketing, Marketing Digital, SEO, Transformação Digital

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Com novas redes sociais sendo criadas diariamente, pensar em estratégias para cada tipo de usuário é fundamental. Afinal, o usuário do Instagram se porta de maneira diferente do que o usuário do YouTube, por exemplo. Portanto, é fundamental que exista técnicas de venda digitais para cada tipo de site. Hoje, iremos abordar algumas delas aqui.

Mas antes de começar propriamente, é importante ter ciência do básico sobre comunicação estratégica. Conhecer o seu público-alvo e ter um objetivo na hora de implementar uma técnica são essenciais.

Por isso, realizar uma análise minuciosa do seu público-alvo é importante. Faça pesquisas com seus clientes, benchmarking dos seus concorrentes, veja censos demográficos e crie um Mapa do Avatar para compreender as preferências e comportamentos online do seu potencial prospecto. 

Em seguida, trace as metas desejadas em cada canal. Se é o aumento de alcance, o fortalecimento do branding, a busca por clientes de imediato. É importante ressaltar que o fundamento básico dessas redes sociais é fazer a sua empresa ganhar dinheiro no curto, médio e longo prazo.

Vamos para as estratégias das principais redes sociais?

Instagram e Facebook

Conteúdo visual atraente: invista em imagens e vídeos de alta qualidade para capturar a atenção do público.

Stories e Reels: utilize as funcionalidades de Stories e Reels para criar um conteúdo que engaje e seja interativo.

Anúncios segmentados: aproveite as opções avançadas de segmentação para direcionar suas campanhas para grupos específicos de usuários.

YouTube

Vídeos de qualidade: principalmente, quando falamos em áudio. Além disso, a qualidade visual também é importante, então aparelhos que filmam em 4K são sempre bem vindos. 

SEO para vídeos: otimize os títulos, as descrições e as tags para garantir uma melhor classificação nos resultados de busca. Um bom aplicativo para te ajudar nisso é o VidIQ.

Colaborações e parcerias: tente fazer parcerias e colaborações com outros criadores de conteúdo e influenciadores para expandir sua audiência. Esse tipo de conteúdo pode ser realizado de diversas formas, de maneira orgânica ou paga.

Ainda no Youtube você consegue fazer anúncios para o seu público de maneira muito assertiva e, por vezes, com custo-benefício mais expressivo que o Meta (Facebook e Instagram).

Blog content

SEO Otimizado: utilizar práticas de SEO para garantir que seu blog seja facilmente encontrado pelos motores de busca. Profissionais especializados em HTML são muito importantes aqui.

Conteúdo relevante e atualizado: mantenha seu blog atualizado com informações relevantes e úteis para seu público-alvo, use uma mescla das outras redes sociais para ver o que o seu público está comentando.

Integração com redes sociais: compartilhe seu conteúdo nos canais de redes sociais para amplificar seu alcance.

Pinterest

Imagens visualmente apelativas: O Pinterest é uma rede social para fotos, então certifique-se de que suas imagens são estéticamente atrativas e informativas. 

Boards temáticos: organize seu conteúdo em boards temáticos para facilitar a navegação do usuário.

Descrições detalhadas: adicione descrições detalhadas às suas imagens para otimizar a descoberta por meio de pesquisas, aqui funciona de maneira semelhante às de SEO do blog ou do Youtube.

O Pinterest também tem a possibilidade de anúncios. Se a sua empresa vende produtos com apelo estético, essa pode ser uma boa oportunidade.

Twitter

Engajamento ativo: se manter ativo, respondendo a comentários e interagindo com seu público é muito necessário. O lado bom é que você reforça o Branding da sua empresa.

Uso de hashtags: participar das hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de seus tweets é a estratégia principal. 

Conteúdo breve e impactante: dada a natureza rápida do Twitter, tenha em mente que seu conteúdo seja conciso e impactante. Por lá, você tem limitação de caracteres.

Conclusão

Na Listra Digital, adotamos uma abordagem orientada por dados. A análise contínua de desempenho e a utilização de dados para ajustar estratégias são práticas essenciais para aprimorar constantemente nossas campanhas.

Essas estratégias, quando aplicadas de forma integrada, proporcionam uma abordagem abrangente para alcançar diferentes públicos no consumo de mídia online. A Listra Digital compromete-se a oferecer soluções inovadoras e eficazes no dinâmico cenário do marketing digital.

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