Sazonalidade: aproveite a temporada de viagens para impulsionar os ganhos do seu negócio

jan 5, 2023 | Experiência do CLiente, Marketing Digital

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2023 se inicia com uma alta no fluxo de viagens em todo o país e este movimento nos mostra uma tendência sazonal que pode impactar diretamente nos ganhos da sua empresa. Depois de algumas temporadas de férias com diversas restrições, tudo indica que este ano veremos um boom no mercado de turismo. A boa notícia é que os viajantes possuem um padrão comportamental e de consumo bem característico. No geral, são pessoas que investem em bem estar e isso pode trazer frutos positivos para as empresas que possuem um plano de ação voltado à tais tendências sazonais.

Você já se perguntou quais os interesses desses viajantes? O que eles buscam? E o que a sua empresa pode oferecer a eles? No post de hoje responderemos algumas dessas perguntas para que você planeje a sua estratégia digital com mais assertividade. 

Fique de olho na sazonalidadeSazonalidade: aproveite a temporada de viagens para impulsionar os ganhos do seu negócio

Agora, no início do ano, é bem provável que a sua empresa esteja traçando os passos dos próximos meses. A sazonalidade faz parte deste planejamento, pois é ela que dita o tom das ações estratégicas de um negócio, considerando que boa parte dessas ações são voltadas ao público e que algumas datas condicionam certos tipos de comportamentos. O natal, por exemplo, é uma delas. Assim como a temporada de verão,a copa, o carnaval, o dia das mães, das crianças, inverno, etc.

A sazonalidade também pode ser entendida a curto prazo. Por exemplo, os seus clientes não se comportam da mesma maneira todos os dias da semana. Tais mudanças podem indicar situações favoráveis para as vendas.Tudo vai depender do segmento da sua empresa e das oportunidades de negócio que você consegue traçar a partir desses comportamentos.  

A temporada de viagens chegou. Como melhorar os rendimentos com as oportunidades deste período? 

Diversas são as formas de incluir o seu negócio no radar dos viajantes, já que o aumento das viagens também tem um impacto expressivo no consumo. Segundo o site Think With Google , 31% dos brasileiros pretendem gastar mais nesta temporada do que nos últimos dois anos. E, para cair na estrada, é muito importante se preparar. 

Parte deste consumo, consiste, portanto, em compras feitas anteriormente à viagem. Seja para abastecer o tanque, comprar roupas de banho, itens de farmácia, compras no mercado, calçados, enfim, todas as coisas que precisamos na hora de montar a mala e partir para a estrada.

Existem também as compras que acontecem durante o passeio, claro, e também aquelas de última hora, com quando você percebe que  esqueceu o chinelo em casa ou quando se dá conta de que precisa deixar o seu cãozinho num hotel especializado. Em todos os casos, o seu segmento pode ser colocado em evidência provendo ao público vantagens indispensáveis neste momento. Veja os principais setores impactados:

Sazonalidade: aproveite a temporada de viagens para impulsionar os ganhos do seu negócio

Think with Google- Fonte: Dados internos do Waze- navegações para categorias em dias que antecedem dias de viagem em 2022 vs média do trimestre.

Apesar da lista, todos os setores da economia sentem as mudanças sazonais. Um plano de saúde, por exemplo, pode oferecer planos de seguro médico para viagens. O interessante, neste cenário, é construir um plano de ações eficientes, que podem ir desde um marketing robusto, até o desenvolvimento de plataforma, apps ou outros produtos digitais. 

Conclusão

Os viajantes já estão prontos para a temporada, ajustando apenas os últimos detalhes das férias de verão. Mas, será que a sua empresa também está pronta? Um planejamento anual calcado na sazonalidade pode aumentar a sua rentabilidade, mas para isso, é preciso investimento, pesquisa, conhecimento de negócio e de mercado, além de uma estratégia digital moderna e acessível. Não deixe que a próxima data passe sem que a sua empresa atue de maneira estratégica aproveitando as oportunidades que o mercado proporciona.

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