A importância dos OKRs para o desenvolvimento ágil dos Squads

fev 9, 2021 | Marketing Digital, Metodologia Agil

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A sigla OKR significa “Objectives and Key results”.  De maneira simplificada, a metodologia OKR dinamiza a realização de objetivos (objectives)  bem estruturados com base em resultados-chave (key results)  pré-estabelecidos. Assim, com metas claras e objetivas, os OKRS contribuem para que toda equipe ande na mesma direção, coordenada e em sintonia com as possibilidades de crescimento. Quer saber mais sobre a importância dessa metodologia ágil? Continue lendo! 

 

O que é a metodologia OKR

objetivo e resultado chave okr o que é

A metodologia OKR é um sistema dinâmico de definição de metas utilizado largamente em empresas de tecnologia do Vale do Silício. Google, LinkedIn, Intel, Spotify, Target, entre tantas outras, já aplicam essa metodologia para obter melhores resultados e, sobretudo, obter uma melhor sintonia em relação aos objetivos estabelecidos. 

 

Assim, os OKRs são uma forma de desburocratizar processos longos e complexos demais. Os projetos tradicionais contam com longas listas engessadas que não valorizam a mudança e que, geralmente, distanciam os colaboradores, uma vez que não há sincronia entre as atividades realizadas. Com as OKRs, todas as pessoas da empresa, da presidência até o corpo de estagiários, estarão sincronizadas e claras em relação aos objetivos de cada área e/ou projeto. 

 

Por isso, para o bom funcionamento das OKRs é preciso ter em mente o que elas significam em termos de gestão dos projetos. Por exemplo, ao se estabelecer um objetivo é preciso se ater à forma como este será escrito. Os objetivos precisam ser claros e alcançáveis, afinal, estabelecer metas impossíveis bloqueia o fluxo dinâmico típico desta metodologia.

 

Além disso, o OKR se encontra dentro dos princípios dos métodos ágeis para implementar ciclos rápidos de gestão, garantindo uma melhor  adaptação da empresa às mudanças do mercado. Assim, você pode definir OKRs periódicos de acordo com o ritmo da organização, ajustando os objetivos e metas à situação atual e oportunidades. Os relatórios e as avaliações semanais serão essenciais para que os avanços e correções sejam adotados em tempo recorde. 

 

Entendendo melhor os componentes do OKR

 

Como o nome indica, o OKR possui dois componentes, o Objetivo e os Key Results:

 

Os Objetivos são descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Eles devem ser objetivos, curtos e envolventes, para que a equipe se sinta inspirada. 

 

Key Results são um conjunto de métricas que medem o seu progresso em direção ao objetivo. Para cada Objetivo, você deve ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais.

 

Vamos à um exemplo. Suponha que você tem uma loja de camisetas e queira aplicar os OKRs ao marketing para aumentar sua visibilidade no mercado. Veja na imagem abaixo, como se estruturaria o objetivo e as respostas-chave para execução da metodologia. 

como aplicar okrs exemplo para o seu negócio

Viu só? Um objetivo inspirador e key results bem definidos são essenciais para que toda equipe pense de forma estratégica e coordenada. A seguir daremos dicas para escrever bons OKRs. Acompanhe:

Dicas para  escrever bons OKRs e colocá-los na prática 

 

grupo de pessoas marketing debate agil análise de resultados dados

-Mantenha metas ousadas, porém, alcançáveis: metas objetivas são importantes para manter a coesão e promover a sincronia do time. Desta forma, não perca de vista que os objetivos a serem alcançados fazem parte de planos maiores que serão obtidos através da combinação de diversas OKRs. Metas megalomaníacas interrompem o fluxo em direção a esses objetivos. Dê preferência à comunicação simples, direta e aplicável para a realidade do seu negócio.

 

– OKRs bem escritos incentivam a equipe: Sempre tenha isso em mente. Um OKRs será bom na medida em que, além de claro, ele seja inspiracional. Isso quer dizer que a equipe deverá se sentir desafiada e confiante para executar seus objetivos.

 

–  Promova reuniões regulares de OKR planning : As reuniões semanais são essenciais para que a metodologia baseada em OKRs funcione. As reuniões fortalecem a comunicação entre os colaboradores, valorizando a troca de aprendizado. Além disso, as reuniões são importantes para que resultados sejam avaliados e debatidos. 

 

– Acompanhe os resultados : acompanhar resultados e reagir às métricas é uma das maiores vantagens desta metodologia. Acompanhe os resultados de perto com reuniões semanais que avaliem os dados recolhidos.   

 

Já imaginou como a metodologia OKR funcionaria na sua empresa? Comente com a gente! 

 

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