Diariamente centenas de milhares de pessoas pesquisam suas dores, dúvidas e questões mais internas em sites de busca. Além de funcionar como uma espécie de oráculo, as plataformas de pesquisa nos mostram com clareza o que significa navegar na internet nos dias de hoje. Se antes usávamos a internet em momentos pontuais, hoje ela faz parte da nossa rotina diária. Usamos para conectar com amigos, para fazer pesquisas, para nos organizarmos e, é claro, para executar tarefas dispendiosas com mais praticidade e dinamismo. É esse o caso do e-commerce!
As vantagens de se comprar online evoluíram tanto que atualmente cerca de 88% dos brasileiros compram online. Este dado, inimaginável há alguns anos, nos mostra que o futuro é ainda mais promissor para aqueles que querem investir no e-commerce. Gostou da ideia? Então vem com a Listra para saber um pouco mais antes de investir no comércio virtual.
E-commerce X Loja Física
O e-commerce pode e deve ser uma alternativa para aqueles e aquelas que estão pensando em empreender, mas que ainda não possuem capital para investir em um espaço físico. De tal forma, com uma boa estratégia digital é possível criar uma forte rede de clientes e possíveis clientes. Além disso, um e-commerce bem estruturado e que seja eficiente no serviço de atendimento ao cliente não perde em nada em termos de confiabilidade, quando comparado às lojas físicas.
Entretanto, é válido ressaltar que, uma estratégia híbrida, ou seja, o consumo multicanal (online e offline) tem maiores chances de crescimento. Por isso, se você já possui comércio em loja física, vale a pena investir em um comércio eletrônico e vice-versa.
Segundo dados do Google, há uma previsão de crescimento de até 30% no comércio multicanal no país até 2025. A curto prazo isso significa um investimento com grandes chances de retornos positivos. Além disso, a multiplicação de canais de venda proporciona oportunidades únicas no que diz respeito à obtenção de novos clientes: seja online ou offline, nada melhor para atrair clientes do que a avaliação positiva do seu produto e a divulgação boca a boca. A diferença primordial do e-commerce é a possibilidade de que essa divulgação alcance um contingente inimaginável de pessoas. Já pensou?
Os principais tipos de e-commerce
B2B (Business-to-business)
Esta é a venda de produtos ou serviços de uma empresa para outra. Um exemplo é uma empresa que vende maquinários para uma indústria ou que recolhe lixo hospitalar de um hospital.
B2C (Business-to-customer)
Neste tipo, as transações são de uma empresa para com uma pessoa física, que é o seu consumidor final.
C2C (Customer-to-customer)
Transações feitas entre pessoas físicas e não jurídicas. Normalmente, o contato é mediado por uma plataforma que cobra uma taxa em cima das vendas feitas entre usuários.
C2B (Customer-to-business)
Neste caso os “consumidores” estariam entregando produtos para empresas. Parece pouco intuitivo, mas um exemplo disso é a compra de imagens em banco de imagens. Neste exemplo, as empresas compram pacotes de imagens para atender a necessidade de produção de conteúdo sem se preocupar com uso indevido de imagens com direitos autorais.
Principais vantagens de investir em um e-commerce
Baixos investimentos iniciais
O custo inicial para a criação de uma loja online é, certamente, muito inferior do que o exigido para a criação de uma loja física. O processo, quando feito de forma bem estruturada e ágil, é bem mais simples e sem dores de cabeça como reforma, seguros, aluguel, alvarás, dentre outros.
A sua loja aberta 24h por dia
Falando em despesas com o espaço físico, uma das vantagens do e-commerce será, justamente, a possibilidade de colocar o seu produto à venda 24h por dia. Quem nunca precisou ir até uma loja fora do horário comercial e a encontrou fechada? Assim, o e-commerce é uma forma de tornar seu produto acessível também àquelas pessoas que não possuem muito tempo disponível.
Segmento em ascensão
Como dissemos no início deste texto, investir em uma loja online é uma das melhores estratégias para faturar na internet porque o e-commerce é um campo em constante ascensão. A pandemia de fato mudou o comportamento dos consumidores fazendo com que as dinâmicas de consumo e venda mudassem juntamente. Houve um processo de aceleração e a perspectiva é que o setor continue acelerado nos próximos anos.
Dicas para quem quer investir em e-commerce e loja virtual
Para quem quer começar a investir em e-commerce, um primeiro passo importante será definir as estratégias de marketing digital que acompanharão essa jornada. Juntos, e-commerce e marketing digital funcionam como um importante impulsionador da sua marca, além de proporcionar dados importantes sobre a jornada de compra do seu público alvo, bem como para a elaboração de estratégias de vendas mais arrojadas e assertivas.
Lembre-se também de garantir a segurança de dados e privacidade dos consumidores. A LGPG (Lei Geral de Proteção de Dados) prevê punições e multas a empresas que não garantam a segurança de dados dos seus usuários. Estar atento a isso é primordial para que você não tenha dores de cabeça ao elaborar estratégias para campanhas importantes ao seu público.
No próximo post falaremos um pouco mais sobre como otimizar resultados e campanhas respeitando a privacidade dos usuários. Sabemos que novas oportunidades acompanham regulamentos e novas estratégias, por isso, a Listra Digital fica sempre antenada nas novidades do mercado para oferecer produtos seguros aos seus clientes. Se você está pronto(a) para entrar ou atualizar a estratégia digital da sua empresa, dê o primeiro passo: entre em contato com a gente 🙂
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