A usabilidade deve ser pensada desde o começo
É muito comum acessar um e-commerce visualmente bonito, com banners lindos, mas com dezenas de passos, muitos deles desnecessários, até que seja possível efetivar sua compra. Problemas como este podem minar a sua lucratividade e a popularidade do seu site e da sua marca.
Assim, a usabilidade do seu site ou app não se resume ao design, paleta de cores, botões e outros aspectos visuais. É certo que tais elementos são relevantes para a experiência final do usuário, já que a orientação visual diz muito sobre a forma como interagimos com os produtos digitais.
Apesar disso, a usabilidade deve conduzir todas as etapas do desenvolvimento de um produto e por isso não é fácil resumi-la a apenas uma prática, mas numa mentalidade que envolve diversos processos distintos.
Discovery do produto e usabilidade
Conhecer os clientes e seus usuários é fundamental para que a usabilidade não seja pensada de forma genérica, mas condizente com o perfil traçado para determinado produto. Por isso, lembre-se de que um discovery bem realizado deve sempre levar as necessidades do cliente em primeiro lugar e isso também é sobre usabilidade.
Boas práticas de UX Research como a mineração de dados, Google Analytics, pesquisa de observação, pesquisa netnográfica e testes A/B são ótimas fontes de dados relevantes para estabelecer e traçar um perfil de usabilidade realmente coerente e rentável. É imprescindível ter este perfil em mente, buscando sempre formas de organizar dados e informações importantes que guiarão o desenvolvimento.
Fique de olho no conteúdo!
Provavelmente você já deve ter acessado uma loja virtual procurando um produto e não encontrar informações sobre ele. Ou até mesmo ser bombardeado por informações excessivas e mesmo irrelevantes sobre um produto ou serviço que estava interessado, mas todo o texto deixou ainda mais incerto sobre aquela aquisição.
A descrição é um elemento importante para dar credibilidade e segurança a seu cliente, visto que ele não terá em mãos a mercadoria que deseja para poder avaliá-la antes da compra. Além disso, o conteúdo também é importante na hora de sinalizar palavras-chave sobre a sua página, por isso, considere sempre ressaltar as informações importantes no seu site, software, app, etc.
Do topo ao fundo do funil o conteúdo guia não somente os usuários, mas também,os mecanismos de busca e otimização. Com problemas com o conteúdo o seu site performa mal e com isso você perde a oportunidade de transformar leads em clientes que efetuam as compras de fato.
Como foi dito anteriormente, a usabilidade engloba diversas práticas e a produção de conteúdo também deverá contemplar a experiência do usuário. Estratégias de UX Writing são as principais ferramentas que possuímos para contornar falhas.
A usabilidade realmente faz diferença?
Muita coisa mudou desde o surgimento da internet comercial até os dias atuais. Certamente você acompanhou este processo que ainda tem muitas surpresas pela frente, principalmente quando olhamos para a web 4.0. Parte dos ganhos obtidos desde então tem a ver com a forma como vivemos e interagimos com aparelhos de conexão à internet e a obtenção de dados importantes sobre estes usos.
Esses dados, quando dispersos, ocultam diversos insights importantes sobre o seu negócio e o comportamento dos usuários e futuros clientes. Por isso, a obtenção de uma inteligência de negócio nos mostra sobre a relevância da usabilidade, já que ela é a forma de aplicar, otimizar, desenvolver e avaliar a aplicação e a performance dessas informações na prática. Com isso se tem muito mais assertividade e lucratividade em se tratando de venda, otimização, obtenção de leads e engajamento.
É por esses motivos que a usabilidade é um ponto central para o desenvolvimento de todos os produtos digitais aqui na Listra. Se o seu site não anda performando bem, e se você acredita que as suas vendas podem aumentar de maneira expressiva, faça já um orçamento com a gente! Do diagnóstico ao desenvolvimento de soluções ágeis, somos especialistas em fazer a sua marca vender mais!
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