A transformação digital introduz cada vez mais a virtualização de transações financeiras. Este movimento que acompanha todas as inovações tecnológicas que presenciamos nos dias atuais não é uma surpresa, afinal de contas, o setor financeiro é um importante player em inovação e tecnologia.
Apesar disso, com o crescimento de transações financeiras online, observa-se igualmente um aumento das ameaças de segurança que podem ser um risco tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes. Pensando nisso trouxemos neste post alguns apontamentos sobre o tema, sublinhando as principais tendências em segurança para as fintechs. Venha saber mais com a gente!
Os dados são alarmantes!
A segurança é um dos principais pilares do setor financeiro. Sem ela fica difícil credibilizar uma instituição financeira e isso pode ocasionar no fechamento do negócio. Segundo levantamento do Indicador de Tentativas de Fraudes da Serasa Experian, o número de golpes aplicados no primeiro trimestre de 2022 chegou a mais de 1 milhão. Só em maio, o indicador aponta mais de 300 mil fraudes, com o segmento de bancos e cartões sendo o principal alvo, com 53,3% das tentativas.
Tais números delineiam a importância de estratégias mais incisivas no que se refere à segurança das transações online e também sobre a relevância de uma educação social que elucide aos clientes como não cair em tais esquemas. Algumas medidas estruturais também são necessárias. A autenticação é a principal delas.
A autenticação sempre foi o segredo
Muito antes de existirem soluções digitais, as transações financeiras sempre utilizaram a autenticação como forma de preservação. A diferença primordial consiste nos mecanismos utilizados, já que cada meio de transação exige diferentes formas de autenticação. No passado, por exemplo, os cheques contavam com a assinatura, e outras informações relevantes para a comprovação de autenticidade.
Da mesma forma, quando pensamos em pagar com cartão usando chip e senha, nem lembramos que isso é uma forma de autenticação. Essa é uma das maneiras mais seguras de autenticar no mundo físico. Porém, existem diversos outros protocolos, principalmente como opções para o e-commerce, como verificação em duas etapas e autenticação por carteiras digitais.
Equipes de cibersegurança
É essencial que você conte com uma equipe de especialistas em cibersegurança e que esteja atenta aos principais golpes e ameaças ao seu sistema. Assim, é fundamental que a fintech tenha uma equipe de profissionais capacitados em cyber security e que eles estejam atualizados quanto às medidas mais seguras para garantir a proteção dos dados financeiros não apenas das contratantes, mas também da própria fintech, evitando qualquer tipo de perda.
Compliance com padrões internacionais
Outro ponto importante sobre o tema diz respeito à segurança dos dados pessoais dos seus clientes e da reputação do seu sistema. Desta foram, para a segurança dos dados financeiros, é extremamente importante que a fintech esteja em compliance com padrões mundiais, como CIS (Center for Internet Security) e Standard for information security management systems (ISMS), tanto a nível de hardware quanto a nível de software.
Uma vantagem de adotar esses padrões é que você acompanha o que há de mais moderno e atualizado em termos de protocolos de segurança e, para além disso, quando uma fintech trabalha para se adequar a esses padrões, ela também garante que está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Implemente uma cultura de segurança
A cultura de segurança é importante para basicamente todas as empresas, mas principalmente para as empresas do setor financeiro. Essa cultura busca implementar de maneira eficaz rotinas de segurança que garantem maior controle contra fraudes e outros golpes seja na sua empresa ou com os seus clientes e colaboradores. Afinal, não adianta fazer investimentos em avançados recursos de segurança e esquecer que são as pessoas que estão lidando com os dados financeiros dia a dia, precisam ter objetivamente os devidos cuidados com esses dados.
A cultura da segurança também deve ser incentivada aos consumidores e neste caso é importante ter um canal de comunicação eficiente com os seus clientes. Afinal, a sua empresa pode ser importante neste papel de educação e formulação de uma estratégia que vise conscientizar os usuários contra golpes e outras tentativas de clonagem. Este pode ser um caminho relevante não só para a reputação da sua marca como também para atrair investimentos.
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