O seu site não converte? Saiba como escrever bons botões de CTA

ago 4, 2022 | Experiência do CLiente, Marketing Digital, Metodologia Agil, SEO, UI, UX

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O botão de CTA (ou Call to Action) é um elemento importante na hora de construir um site. Combinando elementos visuais, textuais e psicológicos, eles são capazes de guiar a ação do usuário moldando, assim, a usabilidade do seu site. Para além do “sim” e “não”, existem estratégias na hora de redigir tais elementos tão comuns na web como conhecemos. Quer saber mais sobre como escrever bons botões de CTA? Então vem com a Listra!   

Esqueça o “sim ou não” em CTA 

O entendimento de um texto pelo usuário nem sempre é dado da forma como imaginamos quando estamos redigindo. Isso porque, ao escrever é necessária atenção e releitura, entretanto, durante a leitura, é comum que o usuário escaneie o texto, lendo apenas trechos mais importantes para o seu entendimento. Pensando nisso, ao utilizar apenas “sim” ou “não” nos botões de CTA você exige ao leitor um compreendimento holístico do texto e este nem sempre o terá. Ao contrário, quando se utiliza um verbo para delimitar tais botões você consegue imprimir parte do entendimento da ação ali mesmo, no botão. 

CTA ou call to action: descubra exemplos de bons botões para o seu site, app ou software. Na imagem: texto de salvar no menu microsoft word

Um bom exemplo disso é a caixa de mensagens do editor Microsoft Word. 

Novamente, ao utilizar “sim” e “não”, se torna necessário ler o texto anterior com atenção, o que pode gerar eventuais problemas de entendimento. Entretanto, ao sinalizar as ações através de botões com verbos claros, em que o texto do botão seja capaz de dar o direcionamento necessário para o clique sozinho, você garante que o usuário não terá problemas ao navegar pelo seu site, aplicativo ou software.

Não deixe espaço para ambiguidade

botões de CTA download onde baixar?

Outro ponto importante é se atentar à construção da mensagem. Isso significa que você deverá tirar a ambiguidade do seu texto onde quer que ela esteja, principalmente se a ambiguidade estiver nos botões de call to action. Um exemplo de botão ambíguo que pode ser visto é o comum “baixe  aqui”. Apesar de muito utilizado, e necessário, em determinados contextos o “baixe aqui” (ou “download” em inglês) pode ser ambíguo, repetindo várias vezes na mesma página, não passando corretamente ao usuário a ação seguinte.   

Seja específico(a) e consistente

Falando em ambiguidade, ser consistente e específico é uma garantia de mais resultados para o seu site. Por mais que isso pareça óbvio, é comum que você veja CTAs com botões escritos “Clique Aqui”, não é mesmo?  Esse é um exemplo clássico de CTA vago, que deve ser evitado em determinadas situações. 

Assim, ao redigir os conteúdos e CTAs tenha sempre em mente que alguns termos e palavras chave devem aparecer com consistência para que o usuário entenda os resultados seguintes a cada click. 

Deste modo, é importante prestar atenção no significado específico dos termos utilizados. Existem palavras que podem parecer sinônimos exatos, mas na verdade têm significados levemente diferentes, o que pode aumentar a ambiguidade. Utilizar termos antônimos para ações distintas pode ser um caminho importante para quem quer evitar isso. 

Lembre-se da persona com a qual você está se comunicando 

Uma boa CTA vai levar em consideração a linguagem, o contexto, a forma de se comunicar e outros fatores pertinentes à persona a qual se dirige. Isso quer dizer que, na hora de criar os botões do seu site, e-mail marketing, app, landing page, entre outros, você deverá trazer ações que remetem à linguagem comum ao seu público. 

Imagine que você está redigindo botões para um público que não tem tanta familiaridade com termos em inglês. Nesse sentido, mesmo que tais termos (como download, spam, etc) sejam comuns, é preciso dar um passo atrás e entender o quanto uma tradução pode ser ou não pertinente. A aplicação de testes será muito bem vinda neste sentido. Através dos testes A/B você fica ainda mais consciente sobre os termos e seus resultados. 

Também não é preciso inventar a roda todo dia! 

Às vezes nos empolgamos ao escrever e isso é comum nas profissões ligadas à copy e redação. É claro que a criatividade no ramo é essencial, sendo capaz de criar campanhas e projetos mais robustos e interessantes. Entretanto, ao escrever CTAs, a criatividade pode ultrapassar o entendimento, deixando o usuário confuso. Diante disso, não deixe de ousar em momentos em que a criatividade é necessária, porém, lembre-se também dos clássicos. Call to Actions comuns aos usuários performam bem e podem ser muito úteis a você. Não abandone de vez o famoso “clique aqui”, ao invés disso, descubra se ele é de fato o melhor botão para a sua página. 

Conclusão:

Além de conhecer seu público, para escrever boas CTAs é necessário que você tenha em mente a ação que deseja influenciar através dela. Além disso, não perca a oportunidade de ousar, mas também não abra mão dos clássicos, afinal, a familiaridade faz bem à usabilidade. Por fim, não se esqueça da importância de se aplicar testes a fim de conhecer mais profundamente quais botões fazem sentido ao usuário.

Na Listra Digital contamos com profissionais especializados capazes de desenvolver desde o UX Writting do seu site, até o desenvolvimento e a aplicação de testes A/B. Somos uma empresa focada em transformação digital e, por isso, somos a solução holística para elevar o seu negócio a este novo panorama tecnológico mundial. Entre em contato conosco e venha ser Digital com a Listra! 

 

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