Por que o Business Intelligence é um diferencial na hora de tomar decisões?

maio 19, 2022 | BI, Data Driven, DDD

85 / 100

A transformação digital gera impactos que são sentidos não só no que diz respeito à digitalização de atividades, mas também, na obtenção de dados provenientes de tais processos de virtualização. Neste sentido, assistimos a um crescimento exponencial da capacidade de obtenção de dados. Estes, quando não tratados propriamente, acabam se perdendo, o que significa uma perda de valor e lucratividade para empresas de todos os ramos. 

O Business Intelligence é uma forma de evitar tais perdas através da otimização e assertividade na hora de tomar decisões. Saiba como atitudes orientadas por dados podem ser um diferencial para a sua empresa. Leia o post na íntegra!  

 

O papel do Business Intelligence (BI) 

 Business Intelligence BI mulher olha para o horizonte

Já falamos um pouquinho sobre BI aqui no nosso blog e você pode conferir esse conteúdo para saber mais sobre o que é o Business Intelligence. Em suma, essa área de expertise surge anteriormente à explosão tecnológica experimentada nos últimos 20 anos, entretanto, é com a expansão da internet e dos aparelhos móveis de comunicação que o BI ganha a forma que tem hoje. 

Se anteriormente, lá nos anos 80 o BI significava o compartilhamento de dados e informações relevantes entre empresas parceiras, hoje essa dataficação alcança níveis que modelam a própria forma de gerir um negócio. 

Podemos afirmar que o BI combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações na hora de tomar decisões. Na prática, você sabe que tem o business intelligence moderno quando possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou na cadeia de fornecimento.

 

Como o BI pode ser um diferencial para o seu negócio? 

Como foi dito anteriormente, o BI é uma estratégia que engloba diferentes abordagens de obtenção, tratamento, visualização e análise de dados a fim de que estes informem sobre caminhos mais relevantes e assertivos do que outros. Isso significa mais valor na hora de decidir entre A ou B. Além disso, o BI é uma forma de descrever eventos a partir destes números. Dados também são muito úteis na construção de previsão de métricas futuras. 

Imagine, por exemplo, que determinado setor do seu negócio tenha um rendimento mensal constante. Imagine também que a sua empresa queira alavancar os ganhos neste setor a partir de políticas de incentivo para o time. A partir das primeiras ações é possível analisar os efeitos destas e com isso prever com acurácia o crescimento seguinte e assim sucessivamente. De forma simplificada essa inteligência para o negócio é uma maneira de ler informações que anteriormente eram perdidas. 

Assim, um profissional focado em BI poderá ajudar empresas de diversos ramos a obter informações relevantes. Hospitais, escolas, lojas, supermercados, agências e dentre tantas outras milhares de empresas podem se valer dessa expertise para obter ganhos estimáveis e assertivos. 

 

Como o BI apoia a gestão de risco?

 

Utilizar o Business Intelligence para conhecer e analisar os riscos é muito importante para tomada de decisões. Se você já conseguiu listar os principais riscos de uma ação, é hora de verificar qual a probabilidade de eles acontecerem e, se acontecerem, qual o impacto disso para o seu negócio. Isso é fazer uma gestão de risco inteligente e focada em dados.

Nesse sentido, faça uma lista com os principais riscos relacionados à sua atividade, dividindo-os por grandes áreas,como por exemplo:

  • imagem da marca/mercado;
  • financeiro;
  • jurídico;
  • segurança

 

Após essa classificação, procure entender não apenas as chances de eles ocorrerem, mas também qual a gravidade envolvida caso aconteçam.

Para ilustrar, imagine que você trabalha em um grande hospital. Aqui, o risco relacionado à área de imagem e mercado é considerável. A veiculação de informações falsas na mídia, problemas de infecção hospitalar e de mau atendimento poderiam resultar em um impacto gravíssimo para a instituição.

Então, considerando esses riscos, será preciso listar as ações preventivas e corretivas. Seja por meio de auditorias internas ou de treinamentos de equipe, o importante é criar soluções para minimizar as suas ocorrências e os seus efeitos.

Desta forma, com a utilização de dados será possível ter parâmetros concretos que informem sobre tais riscos, tornando o terreno da tomada de decisões muito mais seguro e calculável. 

Como a Listra aplica o BI na prática? 

Business Intelligence : grupo de pessoas analisam dados

Por fim, vale a pena ressaltar que a Listra Digital é uma empresa que acredita na utilização de dados com o objetivo de assegurar maior confiança e valor aos seus produtos e serviços. Além de adotar práticas de cálculo e dataficação, bem como testes A/B na rotina de trabalho, produzimos relatórios mensais para que nossos clientes possam acompanhar e visualizar ganhos e resultados e claro, através da análise desses relatórios, sugerimos ações para maximizar os resultados dos nossos clientes.

É válido ressaltar que nossas próprias atividades e desempenhos também são medidas e expressas a partir dos dados. Assim, nossos colaboradores podem ter dimensão das suas atividades a partir de metas de crescimento estabelecidas. 

Se a sua empresa também acredita que decisões inteligentes são aquelas calcadas em dados concretos, venha ser digital com a Listra! Entre em contato com a gente e descubra soluções em TI, desenvolvimento, marketing, design, BI, UX e UI de alta performance com aplicação de metodologias ágeis. Vem ser Digital de verdade! 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *