Com certeza você já ouviu falar ou viu um quadro Kanban aplicado para a gestão de projetos. Além disso, aqui, no blog da Listra Digital, você já viu um pouco sobre o framework Scrum. Por isso, no post de hoje queremos recapitular um pouco desses dois métodos ágeis de gestão a fim de compará-los em suas vantagens e desvantagens. Continue com a gente e participe dessa discussão nos comentários deste post. Certamente a sua experiência enriquecerá o nosso debate. Gostou da ideia? Então vamos nessa!
Scrum
Em linhas gerais, Scrum é um processo que faz parte das metodologias ágeis que permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível. Essa metodologia visa uma rápida e contínua inspeção do projeto em construção. Além disso, com foco nas necessidades do negócio, o scrum é importante para definir e determinar prioridades nas entregas, garantindo assim, maior agilidade em seu desenvolvimento. Assim, resumidamente, o Scrum se baseia em um conjunto pré-definido de características, valores, artefatos e processos para garantir o lançamento de um produto com maior valor agregado ao cliente em um tempo mais curto.
Para compreender mais sobre a parte prática desta metodologia veja como aplicar esse framework
Kanban
Já o Kanban consiste em uma estrutura visual com a definição de três blocos que guiam a execução de tarefas. To do (a fazer), work in progress (trabalho em andamento) e done (feito). Essa visualização permite colocar as tarefas em um fluxo sincronizado com a capacidade de entrega das equipes, facilitando o diagnóstico de gargalos nos processos para que possam ser ajustados mais rapidamente.
Kanban X Scrum
Pra que serve?
Kanban: Para manter um nível mínimo de estoque nos processos, visualizar possíveis falhas além de ser um poderoso controle visual para a execução precisa de atividades.
Scrum: Para gerenciamento, desenvolvimento e manutenção de qualquer projeto. Desde os mais simples até aos mais complexos.
Papéis e Times
Kanban: Não existem papéis específicos e o método requer menos supervisão de gerenciamento.
Scrum: Equipes multifuncionais e auto-organizadas, com a definição de três funções fundamentais: scrum master, product owner e scrum team.
Processos
Kanban: Tem foco na otimização do fluxo de valor do cliente melhorando a eficiência geral, a eficácia e a previsibilidade de um processo. O processo é subdividido em três etapas essenciais: To do (a fazer), work in progress (trabalho em andamento) e done (feito).
Scrum: A estrutura do Scrum procura aproveitar a maneira como as equipes de fato trabalham, fornecendo ferramentas para se auto-organizarem e otimizarem o tempo e a qualidade do trabalho. O processo começa com a definição do Backlog seguido de cerimônias conhecidas como reuniões de Sprint, são elas; Sprint Planning, Daily, Sprint Review e Sprint Retrospective em que os resultados são avaliados.
Reuniões
Kanban: As reuniões acontecem conforme a necessidade e não há rigidez quanto à duração, como no caso do Scrum.
Scrum: As reuniões para acompanhamento do projeto são rápidas. A proposta é que durem em média 15 minutos, exceto da Daily, que como o próprio nome já diz, acontece diariamente e precisa ser ainda mais curta. O scrum team é responsável por conduzir a reunião e atualizar os artefatos
Onde é aplicado?
Kanban: Apesar da utilização de termos tipicamente industriais, o kanban pode ser aplicado no desenvolvimento de serviços e muitos dos seus princípios podem ser combinados com a metodologia scrum.
Scrum: Apesar de sua prática ser largamente difundida na área de TI, sua aplicação é possível em vários segmentos, levando em conta adaptações que permitam um maior desempenho ao meio inserido.
Agilismo de ponta a ponta
Apesar das diferenças, ambos frameworks podem se valer de características do outro para obtenção de processos mais personalizados e ágeis. O Scrumban, por exemplo, propõe o uso do Scrum como método de trabalho utilizando aspectos do Kanban para ganhar melhorias contínuas.
Do mesmo modo, a perspectiva baseada em fluxo do Kanban pode melhorar e complementar o framework Scrum e sua implementação. As equipes podem aplicar o Kanban independentemente de estarem começando a usar o Scrum ou o terem usado o tempo todo. As possibilidades são infinitas e a definição de um caminho dependerá dos seus objetivos e anseios em cada projeto.
Se você já tem experiências com algum desses frameworks, compartilhe visões, aprendizados e resultados com a gente aqui nos comentários!
0 comentários