Data Driven Marketing: o que é e como aplicar

jan 6, 2022 | Data Driven, Marketing, Marketing Digital

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Data Driven marketing é, em linhas gerais, a aplicação de dados na criação de conteúdo inteligente e personalizado. Para além disso, não é novidade que a utilização de dados pode ser muito frutífera para diversos setores da sociedade. Antes mesmo da disseminação da internet ou de dispositivos digitais capazes de processar grandes contingentes de dados, a utilização de informações sobre grupos sociais foi muito importante para que as pessoas conseguissem acessar políticas públicas de saúde e educação, por exemplo.

 

Isso porque, os dados, quando acompanhados de análise qualitativa, podem dizer muito mais do que você imagina e, com isso, oferecer informações interessantes capazes de transformar nossas ações e visões de mundo. Saiba um pouco mais sobre os ganhos para a sua empresa a partir dessa perspectiva. Acompanhe com a gente! 

 

O que é o Data Driven Marketing

data driven marketing

Em tradução livre do inglês para o português brasileiro, Data Driven Marketing significa marketing guiado por dados, ou seja, é tomar decisões estratégicas e obter insights com base nos dados gerados pelos usuários.

 

Esses dados são gerados diariamente a partir dos  75 bilhões de dispositivos inteligentes que são usados por pessoas do mundo inteiro. É claro que nem todos os dados são relevantes para o sucesso do seu negócio e, por isso, a seleção categorização e tratamento destes dados também é parte importante do processo. 

 

Assim, a relevância do data driven marketing é justamente porque os próprios dados dos clientes podem ser obtidos a partir de quaisquer interações, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online. Graças à tecnologia contemporânea, as empresas são capazes de conhecer e entender os seus consumidores como nunca antes.

 

Como usar os dados na estratégia de marketing?

O desafio principal para utilizar adequadamente os dados obtidos será, justamente, compreendê-los e entender sua relevância para objetivos estabelecidos. Coletar dados é parte importante do processo, mas é preciso mais para executar de forma inteligente uma estratégia de data driven marketing.

 

 Fortaleça vínculos

 

A principal vantagem do data driven marketing é a capacidade de criar e cultivar relacionamentos, que agregam valor para os dois lados – tanto do cliente, quanto da empresa. 

 

Do lado dos clientes, isso significa uma maior conexão com o seu produto ou serviço, uma vez que os conteúdos, ofertas e as comunicações serão mais relevantes em relação às suas necessidades. Do lado da empresa, a transmissão de informações é mais eficaz e a passagem dos leads do topo do funil de vendas para a etapa de conversão se torna mais eficiente.

Aprenda com os resultados 

 

Assim como o mundo e os impactos causados pelas mudanças tecnológicas, o marketing está sempre em transformação. Por isso, é importante ressaltar que as estratégias devem seguir os objetivos estabelecidos para cada campanha, diversificando e avaliando sempre seus resultados a fim de que novas estratégias sejam desenvolvidas. 

 

Para que a sua estratégia seja realmente data driven e para que os resultados sejam realmente sentidos, é preciso se certificar que todos os dados e comentários dos clientes estejam sendo incorporados, mensurados e analisados. Como já dissemos anteriormente, não existe erro neste jogo, até mesmo campanhas “falhas” são parte da caminhada em direção a ações de sucesso e destaque. Não desanime, é para isso que os dados existem, para que você tenha uma visão mais acertada do que funciona e do que não funciona. 

Keep it simple! 

 

Com a enxurrada de informações disponíveis nos dias atuais é fácil se perder neste mar de dados. Da mesma forma ocorre com as tecnologias, softwares, ferramentas, métodos e processos. Por isso, vale a pena ressaltar a importância de se fazer bem feito algo simples e capaz de oferecer informações úteis e valorativas ao negócio.  É importante manter sua equipe focada no objetivo principal: aumentar o reconhecimento da marca e aumentar sua base de clientes.

 

Evite cair em tendências da moda sem senso crítico. A perspectiva é que no futuro teremos ainda mais ferramentas e processos que ainda nem imaginamos. Isso significa um caminho de complexificação do marketing, que tem sua jornada impulsionada no agora. Não deixe de se atentar ao presente, mas, tenha sempre o futuro em perspectiva.

Na Listra Digital adotamos estratégias de Data Driven Marketing com a certeza de que a cada dia adotamos ações que fortalecem essa trajetória em direção a um futuro mais complexo e dataficado. Não deixe que a maré leve a sua empresa embora. Venha para a Listra Digital

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