Desafios na hora de organizar uma equipe em Squads

nov 30, 2021 | Metodologia Agil, Transformação Digital

84 / 100

Certamente você já ouviu falar em Squads, uma proposta de organização e gestão de pessoal. Com exponencial avanço tecnológico assim como as adaptações e usos dessas tecnologias são assuntos recorrentes aqui no blog. Parte dessas mudanças são sentidas na própria gestão do trabalho que se coloca, atualmente, em um contexto extremamente dinâmico e otimizado a partir dos ideais de metodologias que visam a obtenção de agilidade em processos. 

 

Nesse cenário, a aplicação de tais metodologias requer adaptação e jogo de cintura uma vez que estamos diante de um contexto completamente novo. Por isso, no post de hoje, falaremos um pouco sobre os desafios na hora de organizar uma equipe em squads. Essa parte importante do agilismo da Listra Digital pode ser frutífera na hora de aplicar tais conhecimentos no contexto da sua equipe. Gostou da ideia? Então leia o post completo! 

 

Os squads: o que são e principais vantagens

Squads: como organizar sua equipe

Os squads, em linhas gerais, são formações de pequenos grupos encarregados de desenvolver projetos de forma autônoma, porém colaborativa em uma equipe. Esse modelo surge, justamente, a partir  da urgência da inovação e agilidade nos processos de trabalho no contexto de transformação digital em que vivemos. 

 

Geralmente essas equipes formadas por integrantes multidisciplinares (de diversas áreas de conhecimento e expertise)  têm entre 3 e 10 membros. A autonomia para tomada de decisões também é um ponto relevante na construção de um squad. Todos os colaboradores e colaboradoras devem estar empoderados da decisão, dinamizando, desta forma, o fluxo de entregas e soluções. 

 

Algumas vantagens são esperadas a partir da implementação do modelo de squads São elas: 

  • Agilidade; 
  • Maior produtividade;
  • Trabalho colaborativo;
  • Engajamento da equipe;
  • Incentivo à cultura do feedback;
  • Economia e otimização do tempo; 
  • Maior integração entre os setores.

 

Algumas dificuldades na hora de implementar os squads 

Apesar dos benefícios, é preciso ter em mente que toda mudança requer um período de adaptação e ajustes. Uma nova cultura não nasce da noite para o dia, mas sim, se desenvolve a partir da valorização de seus pressupostos. Acompanhe alguns desafios comuns à essa implementação:

Ausência de liderança 

A ausência de hierarquia na formação dos squads pode ser algo muito diferente, a princípio, para quem ainda não está adaptado(a) à esse framework. Neste modelo, cada squad é representado pelo Product Owner (PO), ou seja, um coordenador de projeto. Seu principal objetivo é facilitar a comunicação entre o time e a diretoria, sem diminuir a autonomia dos demais integrantes. Porém, em alguns casos, é comum os profissionais sentirem falta da figura de um líder para acompanhar, guiar e orientar acerca da sua carreira. 

Accountability 

Muitas empresas não estão acostumadas com sistemas quantitativos, preferindo atribuir metas individuais aos colaboradores. Entretanto,  é essencial que se estabeleçam metas que tenham resultado ao negócio como um todo. Claro que isso não significa excluir os esforços individuais de cada integrante do squad, entretanto, pode ser um desafio conseguir atribuir um resultado de negócio a uma única pessoa que esteja em um time multifuncional, como é o caso dos squads. No geral os ganhos são compartilhados pela equipe, sem excluir a importância do crescimento e desenvolvimento de cada um dos colaboradores e colaboradoras. 

 

Adaptabilidade à nova cultura

Empresas tradicionalistas e que não valorizam a inovação podem ter dificuldades no processo de adaptação às culturas organizacionais ágeis. Assim, a implementação dos squads neste contexto deve considerar essa resistência aos novos modelos de trabalho, entendendo que esta tarefa, apesar de difícil, pode ser muito frutífera para todos, dos clientes aos funcionários. 

 

Junto a isso, os colaboradores inseridos em uma realidade tradicional, podem não estar acostumados com a autogestão, tendo dificuldades de adaptação neste sentido.

Conclusão

O processo de transformação digital, aos poucos, é sentido em todas as esferas da nossa vida e, com o trabalho e dinâmica organizacional de uma empresa não é diferente. Entretanto, é preciso ressaltar, sobre a importância de se dar esse primeiro passo em direção ao futuro e prosperidade do seu negócio: isso se dá em dois sentidos, de fora para dentro e, também, de dentro para fora. 

 

A implementação das metodologias ágeis na Listra Digital acompanha o estabelecimento de uma cultura que se fortifica a cada dia. Juntamente a isso, queremos convidar você a embarcar nessa jornada, afinal, acreditamos que essa transformação é construída em conjunto. Esse pode ser o diferencial para o avanço da sua marca para um novo cenário global de tecnologia e agilismo. Vem com a Listra ser Digital! 

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *