A quantidade de informação na internet é avassaladora e, neste emaranhado de textos, vídeos, imagens e narrativas, o seu conteúdo precisa ser estratégico para que tenha relevância. Chamar a atenção de quem lê é importante, porém, mais do que isso, é preciso que a sua redação seja estratégica sem perder a originalidade.
Assim, as boas técnicas de copywriting exigem que seu conteúdo seja informativo e relevante, sem ser maçante; persuasivo, sem ser promocional; profundo e baseado em fatos, sem perder a fluidez.
No post de hoje, selecionamos 7 dicas técnicas de Copywriting para alavancar o seu conteúdo e a sua criatividade. Vem com a Listra!
Criatividade faz bem, mas sozinha não faz tudo
Todo o processo de criação requer inspiração, referência e, é claro, muita criatividade, afinal, será ela o ponto central para a otimização da atenção de um leitor mais interessado. Não é incomum, por exemplo, que pessoas não leiam textos em sua totalidade. Isso significa que certamente a criatividade é um ponto importante no que diz respeito ao desempenho do seu conteúdo.
Entretanto, como você verá a seguir, somente a criatividade pode não ser suficiente para que potenciais novos leitores cheguem ao texto. É preciso que outras estratégias sejam articuladas a fim de elevar o estatuto de um texto.
Acompanhe a seguir algumas delas.
1 – Crie títulos atraentes
A regra inicial não poderia ser outra. O título, assim como a capa de um livro, é o primeiro contato que o leitor tem com o seu conteúdo. Ele pode tanto atrair o leitor e despertar sua curiosidade para a leitura, quanto o contrário. Confira algumas dicas clássicas de como fazer bons títulos:
- Use números no início do título.
- Use, no máximo, 65 caracteres..
- Use de perguntas provocativas, quando necessário.
- Fale diretamente com o leitor
- Use adjetivos marcantes
- Em títulos, palavras negativas chamam atenção.
- Use dados impressionantes
- Seja específico, vá direto ao assunto.
- Aprenda a fórmula do título clássico: Número + adjetivo + palavra-chave + benefício.
2 – Lembre-se da escaneabilidade
Basicamente, a escaneabilidade é uma técnica de construção textual que permite ao usuário entender rapidamente, batendo os olhos no texto, do que se trata aquele conteúdo, quais são os assuntos principais e qual o nível de detalhamento de cada um deles.
A escaneabilidade é essencial para que o leitor possa acionar referenciais ao longo da sua narrativa. Para isso, recomenda-se usar títulos divididos em subtítulos, listas de tópicos (bullets) e tabelas.
3 – Escreva pensando no ritmo da leitura
Existem diversas técnicas de copywriting que deixam seus textos mais fluidos e fáceis de ler. Parágrafos longos não costumam gerar bons resultados. Por isso, empregue parágrafos curtos de até 5 ou 6 linhas. O leitor consegue respirar e absorver ideias entre eles.
Outra dica é alinhar o texto à esquerda, não use textos em blocos, pois tornam a leitura maçante. Por último, não crie um texto enorme sem pausas, use os subtítulos para dividi-lo a cada quatro ou cinco parágrafos, no máximo.
4 – Evite a repetição excessiva de palavras e conceitos
A repetição de palavras pode ser um indicativo da falta de conhecimento de quem escreve. Além disso, é preciso que o leitor tenha confiança no conteúdo e, normalmente, priorizamos informações de quem acreditamos ser inteligente. Nesse sentido, a gramática, o uso correto da pontuação bem como a variedade linguística são formas de mostrar ao usuário que quem escreve tem bagagem para isso.
5 – Seja claro(a) e objetivo(a)
Como foi dito anteriormente, ler não deve ser uma atividade penosa, mas, ao contrário, um momento de obtenção de conhecimento e prazer. Nesse sentido, ser claro e objetivo é um ganho para você e o seu cliente na medida em que o seu texto o ajuda a alcançar esses objetivos.
6 – Ilustre seu texto com metáforas, exemplos, dados e histórias
Ao explicar conceitos abstratos e complexos, utilize a contextualização com imagens, exemplos e metáforas para ensinar ao leitor o seu ponto de vista. Isso é essencial para que o leitor possa se conectar à situação, incorporando-a na sua realidade com mais facilidade.
Quanto mais próximo da realidade prática da pessoa, mais ela se identifica, tornando seus argumentos mais convincentes e persuasivos.
7- Escreva de igual para igual
Ao aproximar a linguagem escrita da língua oral um interessante fenômeno acontece: o texto fica bem mais natural, permite sua aproximação do leitor, ajuda a contar histórias e ainda facilita a leitura.
Ah! Outro ponto importante é que pela naturalidade da escrita há o fortalecimento dos laços de confiabilidade e familiaridade entre quem escreve e quem lê — algo próximo da amizade mesmo. Essa abordagem, além de efetiva, torna o seu conteúdo prazeroso. E é isso que você está procurando: um texto informativo, cativante, persuasivo e que dê satisfação ao leitor.
Gostou das dicas? Elas são apenas pontos chaves na hora de formular sua estratégia de Copywriting. Continue acompanhando o nosso blog e o nosso site para acessar outros conteúdos como esse. 😉
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