Assistentes de voz e o futuro da publicidade

set 3, 2021 | Desenvolvimento, tecnologia

81 / 100

Fazer publicidade é também uma questão de se ater a novos formatos e possibilidades. Seguindo neste sentido, assistentes virtuais representam um duplo desafio: compreender novas formas de se comunicar bem como entender o comportamento do seu público alvo, a fim de cada vez mais, segmentar a publicidade da sua marca.

Os assistentes virtuais por voz podem ser definidos como softwares que respondem a comandos de voz ou de texto para desempenhar funções diversas, otimizando atividades de vida diária, seja dentro de casa ou em empresas. Inicialmente, os assistentes inteligentes ficavam disponíveis apenas nos celulares, porém, a sofisticação dessas tecnologias ocorreu de tal forma que não demoraram a aparecer disponíveis em aparelhos próprios para a integração. No post de hoje exploramos um pouco mais sobre essa conectividade e os impactos que ela representa em termos de marketing

 

Um panorama geral

 

Milhões de pessoas ao redor do mundo estão interagindo, neste momento, com seus dispositivos através do comando de voz. Certamente, você já utilizou a voz para controlar seu celular, para se orientar no trânsito pelo GPS, para fazer buscas na internet ou para reproduzir música. E como esquecer das mensagens de voz? Segundo dados do Google mais de 90% dos brasileiros já enviaram alguma mensagem de voz usando o smartphone. Além do país ser o terceiro do mundo com mais usuários ativos do Google Assistente.

 

Neste cenário, se torna evidente que os brasileiros gostam de usar a voz para se comunicar. Além disso, o comando de voz é também uma forma de comunicação acessível àqueles que não sabem ler e escrever, a portadores de deficiências visuais, bem como uma forma prática de consumir conteúdos e utilizar tecnologias informacionais. Pense, por exemplo, num cenário de pandemia, o quão interessante é uma tecnologia capaz de acionar dispositivos apenas com a voz? 

 

Assim, informações como essas nos mostram que o recurso é uma demanda do público e que por isso, oferece um caminho promissor para marcas e empresas que buscam cada vez mais relevância.

 

Comando de voz e a ampliação do marketing digital

Publicidade e assistentes virtuais

Imagine que você está cozinhando e pede que a Alexa te oriente com uma receita. Ao listar os ingredientes será possível que a assistente não te indique apenas “molho de tomate” mas um molho de tomate de uma marca específica. Em termos de publicidade isso significa um alcance mais expressivo e diversificado do seu produto. 

 

Além disso, se no momento o e-commerce precisa de um aplicativo ou site para ser estruturado, a expansão da interconectividade de objetos através da Internet das coisas e da expansão das assistentes sociais ampliam essas possibilidades, uma vez que esse tipo de interação personalizada por comando de voz era inexistente até pouco tempo .

 

Assim, para além de acompanhar uma jornada de consumo fragmentada, marcas precisam explorar diferentes formas de conversão dos clientes, uma vez que essas são cada vez mais presentes no dia a dia da população, sobretudo da brasileira. Além disso, é possível obter informações importantes através dos próprios usos dos dispositivos smart, personalizando ainda mais as entrega e possibilidades de publicidade. Por último, é válido salientar que o  engajamento e a boa experiência são essenciais para empresas se diferenciarem diante da abundante oferta de produtos e serviços.  Observar esse mercado que avança em direção ao futuro é possível e essencial para as estratégias adotadas agora. 

 

Conclusão

 

A implementação da Internet das coisas, ativadas por voz, dá indícios de que será um mercado forte, que mudará as relações de consumo e as estratégias de vendas e publicidade das marcas. Estamos diante de uma nova revolução tecnológica, comunicacional e informacional. Pensar um passo adiante é um exercício primordial para que a sua marca se destaque das marcas concorrentes, alcançando públicos e mercados que você ainda sequer imaginou. 

Para ler mais posts como esse acesse o nosso Blog e fique de olho nas nossas redes sociais 😉 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *