Desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, o maior evento multiesportivo do planeta mudou bastante. Assim como o número de países envolvidos na disputa, o número de atletas e espectadores também cresceu. Muito desse crescimento se deve às tecnologias, e este ano, apesar dos embargos causados pela pandemia, esse cenário não será diferente.
A relação entre Olimpíadas e tecnologia sempre foi muito próxima. Se nas primeiras edições os espectadores só podiam contar com fotos em preto e branco e notícias em jornal impresso, hoje as pessoas podem acompanhar todos os esportes simultaneamente de qualquer parte do mundo. Descubra outras novidades e tendências do mercado tecnológico que foram desenvolvidas para a disputa deste ano. Leia a seguir!
Reciclagem e sustentabilidade
No radar das economias sustentáveis e das preocupações com o descarte do lixo, exploração ambiental e aquecimento global, as Olimpíadas de Tóquio representam um importante passo. Isso porque, todas as medalhas, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, terão 100% de metais reaproveitados do lixo eletrônico em sua fabricação.
Segundo o G1, para conseguir aproveitar o cobre, ouro e prata existentes nos circuitos e placas-mãe de celulares, tablets, computadores e notebooks, foi preciso mais de 6 milhões de telefones celulares usados e mais de 78 toneladas de computadores, tablets, monitores e outros aparelhos antigos ou quebrados.
Essa prática é denominada “mineração urbana” e visa encontrar nos processos de reaproveitamento de materiais e minério o fim da super exploração ambiental. Legal, né?
Tecnologia na experiência dos telespectadores das Olimpíadas
O investimento em tecnologia para o bem estar de turistas e telespectadores das Olimpíadas de Tóquio também foi alto. A empresa Toyota, patrocinadora do evento, anunciou 7 robôs que estão lançando para os Jogos Olímpicos. O objetivo é que eles ajudem atletas e turistas com questões de mobilidade, tradução, carregamento de bagagens e outros.
Além disso, problemas com tradução serão resolvidos com gadgets de tradução simultânea. Os aplicativos mais recentes estão identificando melhor as vozes e dando resultados mais precisos, além disso, a Panasonic prometeu desenvolver aparelhos portáteis que traduzem instantaneamente e dispensam a necessidade de celulares e até internet.
Tecnologia para atletas: insights guiados por dados e outras informações
Além das tecnologias estruturais que beneficiam toda a comunidade, os atletas também encontrarão aprimoramentos para os seus treinos em Tóquio. A tecnologia de realidade virtual vai ajudá-los a simular cenários e experimentar as arenas antes dos jogos.
Além disso, o contingente de informações e outros dados que os atletas terão será maior do que nunca. Sensores e inteligência artificial vão recolher dados das competições em tempo real. Para modalidades com várias etapas ou chaves, é um recurso interessante para observar o seu desempenho, bem como o dos seus adversários.
Como falamos em outro post, o uso de dados para a promoção de melhorias em esportes não é novidade. A Alemanha utilizou na Copa do Mundo FIFA de 2014 e, além dela, diversas equipes já se ligaram que esse é um bom caminho para estudo e aprimoramento de técnicas. Em time que está ganhando se mexe sim, desde que as mudanças sejam guiadas por dados e testes. É assim com o esporte, é assim com a sua empresa.
Conclusão:
Entender as mudanças do mundo, sejam elas em questões sociais, políticas, econômicas, ou tecnológicas é essencial para que o seu negócio prospere. Grandes eventos como as Olimpíadas ajudam a identificar essas tendências e nos informam em que direção o mundo caminha. Neste post você viu que a grande pegada é investir em tecnologias que prezam pela preservação do planeta, do bem estar das pessoas, além da utilização inteligente de dados para a promoção de melhorias e mudanças no que diz respeito ao mundo como conhecemos. Com a Listra você obtém os melhores insights para o seu negócio pois acreditamos nas pessoas que estão por trás da mudança tecnológica. Vem para a Listra, vem ser Digital.
0 comentários