A transformação digital juntamente com as novas tecnologias que a acompanham impactam as nossas relações sociais e, com isso, impactam concomitantemente, o mercado. Entender o papel da Inteligência empresarial, ou como é largamente conhecido, o Business Intelligence ou BI, dentro deste contexto é essencial para o crescimento do seu negócio. Quer saber como obter ganhos reais com os dados da sua empresa? Então vem com a gente!
Sem análise de dados a sua empresa anda no escuro
O business intelligence é um termo abrangente que engloba os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações ou atividades para otimizar o desempenho dos negócios. Uma empresa que não for capaz de utilizar as informações internas a seu favor, será incapaz de entregar respostas e produtos que atendam as demandas dos seus clientes dentro do contexto digital ao qual pertencemos na atualidade.
Isso significa que, mais do que “acompanhar uma tendência”, se ligar nas transformações que ocorrem no seio da sociedade, seja essa mudança nas relações sociais ou, como no exemplo, nos produtos tecnológicos, é essencial para que uma empresa sobreviva e prospere. O Business Intelligence será o meio através do qual a sua empresa será capaz de compreender, analisar e aplicar essas mudanças sociais ao seu favor. Oferecendo um serviço mais personalizado, acertado com as inclinações do mercado e com a mitigação de gastos desnecessários.
Mas dados sozinhos não significam muita coisa…
A coleta de todo e qualquer dado não significa, necessariamente, que esses dados possuem qualidade suficiente para melhorar o seu negócio. Dados sem tratamento, nada mais são, do que um monte de informações desconexas. É importante estabelecer uma separação, análise e qualificação desses dados a fim de que estes possam contribuir para a identificação de um problema a ser corrigido ou não. Além disso, o profissional de BI será a pessoa capaz de reavaliar quais dados realmente importam para a sua empresa. Aqui, a questão não será sobre quantidade, mas qualidade e assertividade.
Algumas ações importantes para a boa aplicação do business intelligence
Mineração de dados: o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
Preparação de dados: o processo de compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.
Análise descritiva: o uso da análise de dados passados para descobrir informações chave.
Análise estatística: a aplicação dos resultados da análise descritiva para explorar os dados em mais profundidade usando conceitos estatísticos (por exemplo, como e por que determinada tendência ocorreu).
Visualização de dados: o processo de transformar a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, para facilitar o consumo dos dados.
Análise visual: a exploração dos dados através de histórias visuais para comunicar informações conforme necessário e manter-se no fluxo da análise.
Geração de relatórios: o compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas para que elas possam tirar conclusões e tomar decisões.
Benchmarking e métricas de desempenho: a comparação de dados de desempenho atuais e históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente com o uso de painéis personalizados.
Consultas: fazendo perguntas específicas aos dados, o BI extrai as respostas dos conjuntos de dados.
Ganhos reais na prática: veja como o BI pode ajudar o seu negócio seja ele qual for!
Bom, se você é brasileiro, provavelmente se lembra ou já ouviu falar sobre o tenebroso 7×1 na semifinal da Copa do Mundo FIFA de 2014 entre Brasil e Alemanha. Traumático, não foi? O que você provavelmente não sabe é que o Business Intelligence tem tudo a ver com essa história.
Segundo o site especializado MIC, tudo começou quando a seleção alemã decidiu analisar todas as jogadas dos jogadores da seleção brasileira. Essas informações foram utilizadas para preparar as estratégias e ajudar os jogadores a compreender os comportamentos dos seus adversários.
Para adquirir e analisar esses dados, foram observadas diversas filmagens de jogos anteriores a fim de se levantar os pontos altos e fracos do time adversário. Além disso, segundo informações, foram utilizadas oito câmeras para rastrear os movimentos de todos os jogadores, são milhões de pontos de dados por minuto, devidamente registrados e organizados para uma melhor compreensão do time alemão.
A mais notória melhoria que a seleção obteve utilizando essa solução foi a velocidade de passe do time. Quando a Alemanha chegou às semifinais em 2010, os jogadores possuíam uma média de posse de 3.4 segundos, após o uso da ferramenta eles puderam reduzir esse tempo para 1.1 segundos, uma melhoria de quase 310%.
Outros dados também eram capturados como velocidade e distância percorrida dos jogadores, posicionamento e número de toques. Parece que funcionou, não é mesmo? Já pensou nos ganhos que uma boa análise de dados pode gerar para sua empresa?
A Listra possui uma equipe ágil e multidisciplinar para trazer a cultura da transformação digital completa para o seu negócio. Com a nossa expertise em Business Intelligence você poderá:
Identificar formas de aumentar os lucros
Analisar o comportamento dos clientes
Comparar dados com a concorrência
Acompanhar o desempenho do seu time
Otimizar operações
Identificar tendências de mercado
Descobrir erros ou problemas
Vem pra Listra Digital!
0 comentários