O que é, e o que muda no mundo com a tecnologia 5G

mar 30, 2021 | tecnologia

81 / 100

Nos últimos dias você provavelmente viu diversos debates a respeito do futuro da tecnologia 5G no Brasil. Para além dos trâmites legais a respeito da sua implementação, essa tecnologia representa um salto gigante em questão de velocidade de download e navegação, sendo dezenas de vezes mais rápida do que a rede atual, com conectividade ampla e latência baixíssima. Certamente a tecnologia 5G representa um salto gigantesco no que diz respeito à nossa capacidade de comunicação e transferência de dados. No post de hoje iremos falar um pouco sobre os seus impactos. Continue a leitura…

 

O que é a tecnologia 5G 

via GIPHY

A 5G, ou, quinta geração de telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em rede. Essa tecnologia representa uma revolução em relação às tecnologias predecessoras em questão de velocidade e conectividade. As velocidades máxima e média aumentaram consideravelmente desde o 2G, a primeira rede digital, lembrando que a rede 1G era uma rede analógica.

 

Por exemplo, enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2 kbit/s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 1001 Gbit /s. 

 

Além disso, a nova tecnologia de telefonia móvel permite uma maior quantidade de dispositivos conectados. Assim, a 5G  se tornou necessária principalmente diante do crescimento da “Internet das coisas”, ou seja, o crescimento da comunicação máquina a máquina.  

 

O 5G permitirá uma taxa de transmissão de dados para os telefones até centenas de vezes maior do que a atual, já na casa dos gigabytes por segundo, ou seja, diferença na resposta de transmissão de dados, de até 1 milissegundo. Atualmente, com o 4G, a latência está perto de 80 milissegundos.

 

Situação da tecnologia 5G no Brasil

 

Apesar de já estarem acontecendo testes em todo país, a liberação de frequências de transmissão da rede 5G depende de um leilão marcado ainda para este ano no Brasil. Assim, algumas empresas lançaram suas redes 5G dentro das frequências existentes, baseadas em uma tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).Dessa forma, é possível compartilhar, de forma dinâmica, o espectro 3G e 4G não utilizado para prestar o serviço 5G.

 

É válido ainda ressaltar que, em relação à rede 4G, o 5G possui uma área de cobertura menor. Atualmente, uma antena cobre menos que um quarteirão. Isso significa a necessidade de implementação de uma estrutura física capaz de levar o sinal por todo país.  As operadoras deverão investir, instalar mais antenas e estudar meios para aumentar a eficiência do sinal.

 

Algumas das principais aplicações da tecnologia

 

Mídia em tempo real – sistemas de transmissão permitem direcionar o  processamento e renderização de imagens para a nuvem, melhorando a experiência do usuário e permitindo o uso de dispositivos leves em jogos interativos na nuvem e nuvem com realidade aumentada e realidade virtual para uso de empresas e consumidores.

 

Controle de equipamentos à distância – o controle remoto se refere ao controle de máquinas, equipamentos e veículos terrestres à distância, em cidades, ambientes industriais, no campo e locais perigosos, como minas. Ele pode melhorar os ambientes de trabalho, movimentando humanos para fora de áreas perigosas e dando acesso virtual a muitos trabalhadores. A funcionalidade também é muito importante para veículos autônomos, que podem ter controle temporário de forma confiável no caso de qualquer falha.

via GIPHY

Indústria 4.0 – O controle industrial inclui monitoramento e gestão de processos em tempo real, comunicação entre máquinas e gestores, operação remota, controle de rede inteligente, visão de máquina transmitida a robôs e controle de movimento. Isso pode incluir veículos guiados automatizados, manobra cooperativa de veículos e segurança avançada em diversos tipos de ambientes.

 

O que vem por aí? 

 

Apesar de ainda estar em fase de tramitação no cenário brasileiro, a rede 5G promete conectar pessoas e objetos de forma jamais vista. Ela é o potencial de conexão prometido em narrativas de ficção científica e que agora toma forma na nossa realidade. Para as empresas ela representará nos próximos anos um salto em questão de assertividade, precisão de operações mecanizadas e na obtenção de insights orientados por dados. O mundo muda cada vez mais rápido e o 5G é o indicativo de uma nova etapa da transformação digital. 

 

Quer saber mais sobre o que acontece no mercado de tecnologia no Brasil e o mundo? Siga a Listra Digital nas redes sociais

 

Compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *