A jornada das mulheres nas áreas de tecnologia geralmente não é fácil. Cercadas por um ambiente majoritariamente masculino, elas são postas em diversas situações em que sua expertise e inteligência são questionadas apenas por uma questão de gênero. Neste post vamos desmentir esse e outros mitos sobre a importância das mulheres no mercado tecnológico. Afinal, mais do que celebrar o Dia Internacional das Mulheres, queremos te convidar a compreender a importância delas para o desenvolvimento tecnológico. Leia o post completo!
Começando com a história da tecnologia
A história da tecnologia é permeada por mulheres inspiradoras. Na verdade, é importante não perder de vista o papel fundamental da presença feminina para a construção de tecnologias essenciais para o estabelecimento do mundo como conhecemos hoje.
Voltando no tempo, você sabia que uma mulher foi a primeira pessoa no mundo a criar um algoritmo? Ada Lovelace, lá no século XIX desenvolveu os algoritmos que permitiriam a uma máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. A máquina analítica foi um dos primeiros projetos de computador de uso geral.
Além dela, existem diversas outras mulheres que atuaram para que o mundo digital pudesse ser o que é hoje. Se não fosse por Radia Perlman a internet talvez nem existiria. Radia é uma cientista da computação estadunidense, projetista de software e engenheira de redes. Ela foi responsável pela Invenção do protocolo Spanning Tree (STP), que é fundamental para a operação de pontes de rede mais conhecida por bridge (redes de computadores).
Além disso, os mecanismos de busca como o Google só foram possíveis graças à cientista da computação Karen Spärck, com a criação do conceito da frequência inversa de documentos. Grace Hopper, Dorothy Johnson Vaughan e outras milhares de mulheres podem ser citadas como criadoras de tecnologias que serviram de base para a computação moderna como conhecemos hoje.
Desta forma, as tecnologias computacionais que modificaram o mundo de forma permanente só foram possíveis através da inovação feminina.
As mulheres e a tecnologia no contexto atual
Apesar da forte expressão de mulheres na história da tecnologia, o que se observa no mercado é um pouco desanimador. É fato que houve uma considerável mudança de cenário nos últimos anos, porém, elas ainda lutam, e muito, para conseguirem posições de destaque no mercado. Isso se deve principalmente pela concepção de que homens estariam mais aptos a atuarem em áreas como TI, engenharia, entre outros.
É também por esses motivos que elas muitas vezes se capacitam mais do que eles. Prevendo um mercado altamente machista, é comum que as mulheres se esforcem para serem melhores. A criatividade também pode ser entendida como parte deste esforço.
Porque a diversidade é importante para inovação tecnológica
Uma importante questão sobre a valorização da diversidade dentro da tecnologia diz respeito à inovação. Pessoas diferentes pensam diferente umas das outras, certo? Desse modo, compor uma equipe somente de pessoas com o mesmo perfil, no caso, homens com interesses e pontos de vista parecidos, pode ocasionar em baixa inovação na empresa. Isso porque o ambiente se torna pouco desafiador e até mesmo estéril.
Algumas empresas já vêm observando essa importância e aumentando a diversidade da equipe. Afinal, uma ideia é muito mais frutífera quando incorpora visões de mundo que também contemplem as visões de mundo dos seus usuários. Isso só é possível quando os desenvolvedores dessas ideias possuem experiências de vida diversas.
Algumas experiências anteriores já nos mostraram que a falta de oportunidades para as mulheres negras na tecnologia pode resultar em situações de racismo algorítmico e violências de gênero. O mundo que queremos construir através dos códigos não pode mais perpetuar esse tipo de pensamento.
As mulheres são, foram e sempre serão peças chave para a inovação. Elas merecem o reconhecimento do seu papel para a construção de um mundo mais conectado e mais justo. Feliz mês das mulheres a todas vocês!
0 comentários